Gerenciar a rotina dentro de um consultório ou clínica médica é um desafio, não é mesmo? Além das consultas, é preciso administrar o consultório e agenda, bem como engajar os pacientes para um retorno. Diante de tantas tarefas, é preciso buscar maneiras de facilitar o dia a dia e otimizar os processos.

Muitos médicos que acabaram de abrir o próprio espaço optam por atender convênios médicos, com o intuito de aumentar os pacientes da clínica. Porém, nem sempre é a melhor saída, pois, como o repasse médico é baixo, para ser viável financeiramente é preciso atender os pacientes com rapidez e impessoalidade, o que no final pode ser negativo para o seu consultório. Jogadas de marketing, bom atendimento ao paciente, são algumas maneiras de atrair mais pessoas para o seu consultório.

Para te ajudar a aumentar o número de pacientes, reunimos uma lista de dicas que garantem o retorno para a sua clínica ou consultório.

 

 

9 Dicas para aumentar o seu número de pacientes

1. Lembretes de consultas

Você sabia que muitos pacientes faltam nas consultas por esquecer que está marcado? Por isso, é tão importante lembra-los dos horários marcados, e pode ser por e-mail ou mensagem em aplicativos como o WhatsApp.

Um software de gestão pode ajudar nessa tarefa, já que possui a funcionalidade de enviar e-mail e mensagens para os pacientes lembrando um dia antes sobre a consulta. No caso de cancelamento, ainda é possível encaixar novos pacientes que estejam na lista de espera.

Afinal, uma brecha na agenda significa perda financeira para quem recebe por hora trabalhada, concorda?

2. Engajar os pacientes no pós consulta

Tão importante quanto contatar os pacientes antes da consulta é garantir a fidelização no pós consulta. Uma das formas de fazer isso é lembrando os pacientes que chegou a hora do retorno médico, isso porque ao lembrar o paciente que está na hora de voltar ao médico aumenta as chances desse paciente voltar.

Um software de gestão otimiza esse processo ao enviar e-mail marketing personalizado para os pacientes. É possível selecionar a melhor mensagem e como deseja notifica-lo – 15 ou 30 dias antes da consulta, por exemplo.

3. Agendamento online

Marcar consultas por telefone pode ser um dos motivos que impedem o retorno dos pacientes. Isso porque atualmente os consumidores preferem fazer os pedidos de forma online.

Disponibilizar esse tipo de agendamento é uma maneira de aumentar o número de pacientes, que podem agendar de qualquer hora ou lugar.

 

 

4. Teleconsulta

A procura por teleconsulta aumentou, e oferecer essa modalidade é uma maneira de aumentar o número de pacientes. Por isso, investir em uma ferramenta de gestão que ofereça o serviço de forma segura e prática é a forma mais rápida e eficiente de implementar esse tipo de consulta dentro da sua clínica e aumentar os pacientes.

A vantagem desse tipo de consultas é que o paciente não precisa se locomover até o consultório, facilitando o acesso ao médico. E é ideal para consultas de retorno, quando só é necessário atendimentos com a validação de diagnósticos clínicos.

5. Bom atendimento

Este item é um dos mais importantes. Todo cliente – seja do ramo que for – quer ser bem atendido, da hora que entra no consultório até quando vai embora.

Para isso, é preciso fazer um treinamento com os funcionários para que eles atendam com cordialidade. Os médicos da clinica também precisam atender esse quesito, isso porque os pacientes que se sentem satisfeitos além de retornar, também indicam novos pacientes.

Por isso é tão importante estar atento à imagem que passa do consultório, que começa desde o momento do agendamento, recepção, sala de espera, e só depois o atendimento médico. Continuando inclusive no pós-atendimento. E isso nos leva ao próximo ponto.

6. Escute o feedback dos pacientes

O melhor termômetro para avaliar o atendimento da clínica, seja da recepção ou dos médicos é ouvindo os pacientes.

Uma pesquisa de satisfação é uma das maneiras para descobrir o que eles acham do atendimento, e você pode avaliar desde a parte de agendamento até o atendimento médico. Convide-os a deixar a opinião e veja em que pontos o seu consultório pode melhorar.

7. Marketing e divulgação

É preciso investir em divulgação para aumentar os pacientes que visitam a sua clínica. Para isso, é preciso montar uma estratégia de marketing voltada para o público alvo.

O marketing digital, ancorado por blogs e redes sociais é uma maneira de atrair mais pacientes disseminando conhecimento sobre a sua especialidade.

Outra dica é contratar uma assessoria de imprensa para fazer a ponte entre jornalistas e o corpo clínico, pois, médicos presentes na mídia atraem novos pacientes de olho em sites e revistas especializadas.

8. Relacionamento com o paciente

Estreitar os laços entre médico e paciente é, sem dúvidas, uma maneira de aumentar a procura por sua clínica. Afinal, as pessoas gostam de se sentirem próximas a quem as atende.

Não é preciso passar seu contato pessoal para isso, redes sociais são ótimas ferramentas para isso. Ou seja, com posts periódicos com informações que podem agradar seu público alvo, bem como a possibilidade de te deixarem perguntas sempre que possível, atrai novos pacientes engajados pelas redes sociais para a clínica.

9. Contrate um software de gestão

Feito sob medida para clínicas e consultórios médicos, o MEDX é uma plataforma de computação em nuvem voltada para otimizar o tempo do médico e modernizar os processos de atendimento.

A plataforma registrou mais de 3 milhões de consultas por ano e conta com mais de 10.000 usuários registrados. E, por ser hospedado em nuvem, permite o acesso de qualquer dispositivo conectado à internet. A plataforma intuitiva é simples de mexer e traz funcionalidades como:

  • Confirmação de consultas por Whatsaap e SMS: Facilidade para enviar lembretes de confirmação de consultas para todas sua agenda, poupando tempo da sua equipe.
  • Business Intelligence: A inteligência artificial promovida pela IBM Watson oferece dicas, condutas terapêuticas e alertas para você oferecer o melhor atendimento
    possível aos seus pacientes.
  • Comunicação com os pacientes: O comunicador entre usuários otimiza a troca de mensagens com a sua equipe. Permitindo aproveite todos os recursos do portal de apoio ao paciente.
  • Marketing de relacionamento: O MEDX fica responsável pelo contato com os pacientes, enviando mensagens no aniversário e pós-consulta. Bem como avalia o
    nível de satisfação dos pacientes por meio de pesquisas de satisfação.

Entre em contato com um dos nossos consultores e veja como o MEDX pode mudar a operação dentro do seu consultório ou clínica.