Os Benefícios da Inteligência Artificial na Medicina

A respeito dos benefícios da inteligência artificial na medicina, saiba que, desde a obtenção de formas de tratamentos mais precisos, diagnósticos de doenças, até o apoio para a tomada de decisão mais assertiva, esse tipo de tecnologia tem ajudado muito.

Resumidamente, a inteligência artificial é um campo da ciência da computação que gera mecanismos capazes de imitar a capacidade humana em resolver problemas.

A inteligência artificial no âmbito da medicina é uma realidade, e uma de suas preocupações é desenvolver programas, ferramentas e outros mecanismos capazes de aprimorar as práticas médicas. Acompanhe esta leitura e veja mais!

Surgimento e dados da inteligência artificial na medicina

Antes de falarmos dos benefícios da inteligência artificial na medicina, vamos mostrar que, segundo a Accenture, o segmento mundial voltado a área médica com o uso da inteligência artificial ultrapasse  os 7 bilhões de dólares, no anos seguintes.

Pois bem, a inteligência artificial, conforme a Unesco, é uma disciplina científica que teve início em 1956, durante um Workshop liderado por 4 estudiosos americanos, John McCarthy, Marvin Minsky, Nathaniel Rochester e Claude Shannon, da Universidade de Dartmouth, nos EUA.

Posteriormente, as invenções e possibilidades dessa tecnologia, cada vez mais, vêm sendo aplicadas à medicina e outras áreas.

Segundo um estudo do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, a inteligência artificial e machine learning, aprendizado das máquinas, serão as tecnologias mais usadas na área médica.

Veja, a seguir, algumas vantagens da aplicação da inteligência artificial na área médica.

Benefícios da inteligência artificial na medicina

Os benefícios da inteligência artificial na medicina são muitos. Embora esse tipo de tecnologia ainda tenha que avançar em alguns aspectos. Confira algumas de suas principais vantagens:

Diagnóstico de doenças

Com a aplicação da inteligência artificial na medicina é possível obter diagnósticos mais exatos, através de comparações de um caso real com os casos parecidos, o que se dá através de variados laudos.

A cada novo laudo médico, há um maior acervo de conhecimentos ou repertório, o que é possível que leve a diagnósticos de doenças mais precisos.

Cirurgias

Há tempo, podemos ver robôs presentes nas salas de cirurgias, dando comando, dentre outros casos. Isso ocorre por meio da programação desses robôs para tal finalidade.

Com a aplicação da inteligência artificial na medicina, podemos notar que as máquinas irão desenvolver papéis mais complexos.

Desde uma análise pré-operatória ou um tipo de orientação dos profissionais médicos durante uma cirurgia, a aplicação da inteligência artificial tem trazido mais eficiência e assertividade durante as sessões cirúrgicas.

Tratamento médico

Através da machine learning, inteligência das máquinas, alguns softwares usam de algoritmos que são capazes de fazer um comparativo da literatura médica com os dados clínicos ou laudos dos pacientes, sugerindo algumas formas de tratamento.

A aplicação da inteligência artificial na medicina tem permitido aos médicos, algumas opções de tratamento de doenças, mostrando até alguns efeitos colaterais e consequências para cada alternativa possível de ser adotada.

Embora ainda caiba ao médico o papel de definir qual a abordagem ou tratamento mais apropriado.

Banco de dados

Com a aplicação da inteligência artificial na medicina, podemos notar que dados, informações e laudos de pacientes ficam mais organizados, o que ajuda a evitar perdas de históricos médicos e outros.

Inclusive, esses dados podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer tempo, pois eles podem ficar armazenados em nuvem. E caso haja uma emergência, os médicos podem fazer uma busca nesses dados para uma intervenção mais assertiva junto ao paciente.

Tratamento intensivo

Uma das principais vantagens da aplicação da inteligência artificial na medicina, é que é possível prever possível complexidades no âmbito da UTI, principalmente quando o paciente está em fase inicial de tratamento.

Isso é possível quando se analisa a informações ou dados, tais como:

  • Pressão arterial do paciente;
  • Nível de oxigênio;
  • Sangue;
  • Batimentos cardíacos.

Saiba que com os laudos dos exames, a tecnologia da inteligência artificial faz um comparativo com uma base de dados, de modo a prever alguns padrões que, potencialmente, levem o paciente a ter algum prejuízo no tratamento.

Resumidamente, o objetivo é trazer mais eficiência e assertividade aos tratamentos em UTIS.

Aplicações dada inteligência artificial na medicina

Sobre as aplicações da inteligência artificial na medicina, isso vêm ocorrendo, cada dia mais.

Essa tecnologia tem um potencial enorme de melhorar o sistema de saúde e tratamento médico como um todo. Embora alguns estudos mostram ainda algumas falhas, já que há campos a serem desenvolvidos no âmbito da inteligência artificial.

Quanto à uma maior precisão no diagnóstico médico, durante a pandemia, a tecnologia da inteligência artificial foi capaz de reconhecer o vírus em radiografias e tomografias.

No Brasil, alguns hospitais e outras entidades médicas vêm usando a inteligência artificial e seus algoritmos para fazer escaneamentos automáticos, principalmente para fazer diagnósticos precoces de doenças.

Outros casos de destaques são estes, no que diz respeito às aplicações da inteligência artificial:

  • Quadros emergenciais: essa tecnologia alerta o médico a respeito de alguma necessidade de intervenção médica, de modo a priorizar o atendimento de cada paciente;
  • Interpretação e reconhecimento de imagem: a partir de reconhecimento de padrões visuais, a inteligência artificial através de seus algoritmos, faz uma comparação de imagens muito precisa. E os resultados das análises mostram que a precisão é maior em 5 ou 10%, em relação à média dos médicos.

Para finalizar, você viu sobre os benefícios da inteligência artificial na medicina.

A inteligência artificial, cada vez mais, vem trazendo evolução e mais assertividade, com grande capacidade de aprimorar as práticas médicas, de um modo geral.

Com isso, ganham os médicos e os pacientes, estes quem têm mais possibilidades de tratamentos eficazes para muitos tipos de doenças.

Fique aqui no site e veja mais posts como este!