Quais são as inovações tecnológicas na área da saúde?

As inovações tecnológicas na saúde estão sempre surgindo. E os profissionais de saúde precisam estar por dentro dessas novas descobertas e oportunidades.

Quando pensamos em novas tecnologias ligadas à medicina e saúde, logo vem em nossa mente os robôs realizando cirurgias, não é mesmo? Mas esse cenário é apenas uma das inovações possíveis.

Sabemos que alguns estudos e pesquisas ligados à tecnologia são essenciais para o avanço da medicina e para a melhoria de vida dos pacientes. Vamos ver mais deste assunto?

Inovações tecnológicas que estão transformando a área da saúde

As inovações tecnológicas na área da saúde estão acontecendo a todo vapor. Como nem sempre é fácil conhecer essas novas descobertas, fizemos este post para te deixar atualizado.

Veja algumas transformações na área da saúde que prometem muito:

Robô-origami

O Robô-origami é assim chamado porque tem o formato de origami. Na verdade, é como se ele tivesse vida, pois ele caminha, flutua, escava, carrega objetos, medicamentos, dentre outras ações.

Esse tipo de robô geralmente é menor, isso para ser usado na área médica. Dentre as principais diferenças desse robô-origami para outros tipos, é que ele pode ser dobrado, ou seja, tem mais flexibilidade.

Esse tipo de robô, de tão pequeno, cabe em uma pílula e pode ser ingerido pelo paciente. A finalidade é reparar um órgão ou remover algo no paciente.

Por exemplo, com essa inovação em forma de robô, ao ser necessário fazer uma cirurgia em uma criança que engoliu algo, a cirurgia não precisa ser a única alternativa.

Pois esse robô pode realizar o trabalho de remover o objeto.

Cultivo em laboratório de células

Dentre outros tipos de inovações tecnológicas na saúde estão as células usadas na formação de novos órgãos. Por exemplo, um paciente que precise de um órgão, em vez de entrar numa fila de espera de doadores, ele pode fazer a encomenda desse órgão.

Para muitos, isso pode parecer cena de filme, mas já está quase se tornando uma realidade.

É conhecida como bioimpressão ou engenharia de tecidos, esse tipo de técnica de cultivo de células destinadas à formação de órgãos e tecidos.

Então, em um futuro breve, há como fazer a clonagem de células-tronco para fins de transplantes e reparar tecidos no organismo, por exemplo.

Claro que até essas práticas entrarem em vigor, precisará de uma regulamentação dos órgãos ligados à saúde e algumas mudanças no código de ética médico.

Cicloergômetro vida inteligente

Esse Cicloergômetro vida inteligente foi desenvolvido no IMREA HCFMUSP, com a participação da USP, e sua finalidade é fazer com que os pacientes com lesões e estando inconscientes, consigam se movimentar.

E até fazer algumas atividades físicas. Ou seja, a imobilidade não será uma consequência para esse tipo de paciente.

Veja outra inovação tecnológica que está transformando a área da saúde.

Lentes de contato

Esse é um tipo de lente inteligente que tem a função de identificar o nível de açúcar de uma pessoa no seu sangue.

É um tipo de lente que tem ou terão sensores desenvolvidos com a finalidade de captar alguns indicadores ou evidências de doenças, como doenças graves; e ainda identificar os níveis de glicose de uma pessoa.

Ainda sobre as inovações tecnológica na saúde, saiba que essa lente inteligente vem com circuitos eletrônicos que não trazem prejuízos à visão. E nelas, há sensores alimentados por um sistema sem fio.

A intenção é ainda que essas lentes possam ter interface com aparelhos inteligentes, como os telefones e a realidade aumentada.

Pílulas digitais

As pílulas digitais são um tipo de tecnologia que pode ser ingerida, ou seja, é um tipo de comprimido, mas não prejudica a pessoa.

Há nela, um sensor que é ativado quando engolida e entra em contato com o suco gástrico.

Então, para casos de pessoas quem tomem vários remédios todos os dias, ao ingerir esse tipo de pílula, elas terão a certeza que não esqueceram de tomar os medicamentos.

Essa pílula monitora dados dos pacientes, os quais podem ser enviados ao seu médico. Ou seja, há uma integração da pílula com outras pessoas e sistemas ligados ao tratamento e à medicina.

Inovações tecnológicas na saúde e a transformação digital

Não é de hoje que estamos assistindo o avanço das inovações tecnológicas na área da saúde.

Nunca vivemos uma época tão marcada por descobertas na área da medicina. Hoje, as novas tecnologias ligadas à saúde proporcionam terapias alternativas com outro potencial de cura, e até com mais comodidade para o paciente.

Embora o Brasil, por exemplo, tenha adotado de forma tardia, algumas inovações nesse sentido, como é o caso da Telemedicina, esta que representa uma transformação positiva para o setor de saúde.

Dentre algumas novas tecnologias que estão transformando a medicina e os tratamentos médicos, estão:

  • Nanotecnologia;
  • Robôs-cirurgiões;
  • Inteligência artificial;
  • Telemedicina;
  • Prontuário eletrônico;
  • Realidade aumentada.

E muitas outras, que estão chegando para trazer vantagens e novas possibilidades aos pacientes, bem como para os profissionais médicos.

Por fim, você viu sobre as inovações tecnológicas que estão transformando a área da saúde. Como visto, algumas tecnologias já são uma realidade, outras estão em desenvolvimento e testes.

Então, essas inovações trazem mais integração para outras áreas da medicina, bem como há o compartilhamento de dados com os médicos, o que pode ser em tempo real, como o caso da pílula citada.

Quantas inovações incríveis, não é mesmo?

Fique aqui no site e acesse mais conteúdos como este de hoje! Sempre temos novos conteúdos, até a próxima!