Afinal, usar o email marketing para atrair pacientes é mesmo um meio eficiente? Quem usa essa ferramenta nos consultórios ou empresas tem resultados?
De acordo com uma pesquisa, 96,2% das empresas acreditam na eficácia do uso do email marketing em suas estratégias digitais. Não é à toa que esse canal é um dos mais usados por empresas do mundo todo.
Veja, neste post, como usar essa ferramenta digital, o email marketing, e potencializar os resultados de sua clínica ou consultório. Acompanhe para saber mais!
Email marketing: veja como é essencial na campanha de marketing
Antes de falarmos de como usar email marketing para atrair pacientes, veja como essa ferramenta de marketing é importante para engajar o público com sua marca.
O email marketing é um mecanismo que permite se chegar ao seu público-alvo de maneira eficiente, com baixos custos e você comunica com pessoas que têm real interesse na sua solução ou nos serviços prestados.
Dentre alguns pontos que merecem ser destacados, quanto as vantagens do uso dessa ferramenta de email marketing:
- Não interrompe o destinatário;
- Permite fidelizar pacientes e melhorar o retorno no consultório;
- Há como ver em tempo real as métricas de abertura;
- Estratégia de baixo custo;
- Permite fazer uma comunicação rápida ou repentina com o público;
- Permite tomar as decisões certas para corrigir desvios ou resultados insatisfatórios.
E como estamos num contexto importante para se observar o customer experience (experiência do cliente), usar o email marketing permite entregar entender melhor o paciente e entregar a ele uma comunicação e uma experiência personalizada.
Veja, a seguir, como fazer uso desse mecanismo.
Como usar o email marketing para atrair mais pacientes?
O email marketing para atrair pacientes, se usado da forma correta, promete entregar bons resultados para a clínica ou consultório médico. Veja como usar essa ferramenta:
Conheça seu público
Um ponto essencial é conhecer quem é o público da clínica, isso porque é preciso saber com quem você está falando para ter maior assertividade na sua estratégia de comunicação.
Se pergunte:
- Quem irá receber seus emails?
- Quais são suas dores ou desafios?
Então, para aumentar a taxa de abertura dos emails e gerar conexão, é preciso saber com quem você estará falando.
Tenha um objetivo
Ao estabelecer uma campa de email marketing para atrair mais pacientes, é necessário pensar no que você deseja com a campanha. Por exemplo:
- Seria para estimular as pessoas a agendarem uma consulta?
- Lembrar os pacientes de retornar na clínica na data agendada?
- Comunicar de um evento que a clínica irá realizar?
- Colher feedback sobre o atendimento prestado?
Ou seja, pense no que você pretende antes mesmo de elaborar sua mensagem, certo?
Cuidado com o assunto do email
Ao elaborar um email marketing para sua clínica ou consultório, saiba que o assunto pode fazer com que seu email seja aberto ou descartado. Se for um assunto nada interessante, as pessoas nem vão abrir.
Então, preste atenção a essas dicas para elaborar o assunto do seu email marketing:
- Deixe claro o que a pessoa vai achar no seu email;
- Seja objetivo no assunto, ou seja, não use frases extensas;
- Pense em um assunto interessante que mostre algo de valor para o paciente, de modo que incentive ele a abrir o email;
- Faça uma pergunta interessante como assunto do seu email.
Então, fique atento a essas dicas.
Personalize seu email
Estamos na era da personalização no atendimento e da comunicação, sabendo disso, seu paciente deve ser chamado pelo nome.
Com isso, a tendência é a pessoa acreditar que a mensagem foi elaborada especialmente para ela. Ou seja, as pessoas não querem sentir que estão sendo tratadas somente como mais um.
Então, pense nas qualificações do seu paciente, o chame pelo nome e pense no que ele gostaria de saber com seu email.
Escreva um conteúdo útil
Como se diz, “conteúdo é rei”. Que tal pensar em entregar algo por email que seu paciente vá gostar de receber? Como uma dica relevante, algo que gere valor na vida dele etc.
Para isso, pense nas dúvidas que seus pacientes possam ter e elabore algo nesse sentido. É importante ter um conteúdo original e que seja de fácil entendimento, ou seja, nada de usar termos muito técnicos.
Insira boas CTAs
Ter bons CTAs (calls to action) permitem instigar o paciente para uma ação, conforme seu objetivo pretendido.
Esses CTAs podem ser colocados no meio ou final do seu email marketing. Por exemplo, você pode inserir um botão ou link para o paciente clicar e agendar uma consulta.
Ou para que o paciente possa clicar e apresentar um feedback.
Tenha boas métricas
As métricas são importantes para que você possa avaliar o que precisa ser melhorado nas suas campanhas de email marketing para atrair mais pacientes.
Isso porque “quem não mede, não gerencia”. Por isso, conforme a ferramenta de email que você usa, veja a taxa de abertura das mensagens enviadas, os cliques que foram possíveis de conseguir, quantas pessoas abriram seus emails e outros dados.
Com isso, ao avaliar essas métricas, você consegue melhorar o que já vem dando certo ou identificar um ponto de melhoria, de modo a ampliar seu retorno com o uso do email marketing no seu consultório.
Por fim, você viu como usar o email marketing para atrair mais pacientes. A aposta no uso dessa ferramenta, com certeza, vai melhorar o número de pacientes no seu empreendimento médico!
Viu como é simples usar essa ferramenta poderosa de marketing? Olha que vale a pena aderir a esse tipo de canal para gerar mais conexão com seus pacientes e ampliar o retorno!
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