O que é CMIO e qual sua importância na medicina?

Afinal, o que é CMIO? Qual sua relação e importância na medicina?

As mudanças de mercado, na tecnologia, nas estruturas e relações de trabalho não param de acontecer. Assim, o papel e as responsabilidades dos profissionais também mudam.

Vamos ver as respeito das contribuições do CMIO para o ramo da medicina? Se você é um diretor, médico ou gestor hospitalar, com certeza, este assunto é de seu interesse. Acompanhe!

O que é CMIO?

O Chief Medical Information Officer (CMIO) é um profissional que serve de ponte estratégica entre as áreas médicas, engenharia clínica e de TI (tecnologia da informação).

Em alguns casos, esse profissional é chamado de diretor de informática ou de saúde.

Dentre muitos CMIOs, alguns deles são formados em medicina, mas têm afinidade e gosto pela tecnologia, assim, eles dividem sua jornada de trabalho clinicando e atuando na área tecnológica.

Muitos deles, os CMIOs, estudam e se especializam em informática aplicada à área da saúde, mesclando informação e pesquisa para contribuir para os avanços na área.

Assim, como esse ramo da tecnologia da informação voltada para a área da saúde muda bastante, o perfil desse profissional e as responsabilidades podem mudar também.

As responsabilidades de um CMIO estão relacionadas a seguir.

Qual a importância do CMIO na medicina?

Um Chief Medical Information Officer (CMIO), o diretor de informática em medicina começou a ganhar mais popularidade em 1992, para ajudar os hospitais e outras entidades de saúde sobre a implementação de tecnologias ligadas à saúde.

Dentre outras funções, nessa época, eles realizavam:

  • Registros eletrônicos de tratamentos de saúde;
  • Organização de documentos eletrônicos;
  • Compartilhamento de informações de saúde;
  • Monitoramento de outras tecnologias aplicadas à saúde.

Assim, com o tempo, as demandas por esses tipos de atividades e funções continuaram a crescer, e esses diretores de informática foram ganhando mais importância para a eficiência e eficácia das atividades na área médica.

E a tecnologia quando usada de modo estratégico e pertinente ajuda os médicos e outros profissionais de saúde a cumprirem um grande compromisso, que diz respeito à segurança dos pacientes e às melhores e mais precisas soluções médicas.

Por outro lado, atualmente, como os crimes cibernéticos crescem muito, por exemplo, somente em 2021 foram registradas 88,5 bilhões de ataques cibernéticos, um crescimento de 950%, se comparado ao ano de 2020.

Então, considerando a expertises e interesses dos CMIOs, eles vêm se especializando para conseguirem gerenciar e prevenir esse tipo de ataques criminosos em organizações hospitalares ou médicas.

Principais responsabilidades de um CMIO

Um CMIO é de fundamental importância para as organizações de saúde, como clínicas, hospitais e agências de pesquisas.

Sua experiência em saúde, somada à tecnologia da informação é usada para obter e aplicar os conhecimentos necessários sobre as rotinas das entidades médicas.

Por exemplo, sobre os erros sobre cobranças, e ainda esses profissionais ajudam outros a ficarem atualizados sobre licenças e outros processos inerentes à área médica e de gestão.

Um CMIO pode ter como funções ou responsabilidades:

  • Projetar e executar sistemas de TI em departamentos médicos;
  • Analisar sistemas computadorizados, como prontuários eletrônicos e outros;
  • Definir alguns padrões terminológicos para serem usados na área médica;
  • Gerar relatórios de qualidade e distribuir para os interessados;
  • Prestar treinamentos para médicos sobre o uso de algumas tecnologias e softwares;
  • Trabalhar como líder, de modo a gerar um plano estratégico para a área da TI.

Resumidamente, um CMIO, sem dúvidas, contribui para a alta performance de um negócio relacionado à medicina.

Isso porque a transformação digital e os avanços tecnológicos não param de ocorrer e levam ou refletem em novas demandas para as entidades médicas.

Sobre a transformação digital na área da saúde

A transformação digital na área da saúde está acontecendo de forma tão acelerada que, muitas vezes, as entidades de saúde não conseguem acompanhar tudo.

Trata-se de uma jornada de mudanças que abarca os modelos de negócios em saúde, na forma de interagir e tratar pacientes e até nas rotinas das organizações de saúde.

Por isso, é necessária uma mudança no posicionamento e na postura estratégica das entidades de saúde. De modo que haja primeiro, uma mudança de cultura e de mindset de todos os profissionais da área da saúde.

A ideia, então, é que todos os profissionais tenham um olhar voltado para novas e mais eficientes maneiras de como as atividades e rotinas médicas precisam ser executadas.

Por isso, instrumentos como o prontuário eletrônico, sistemas de agendamento e cadastro de pacientes, novos mecanismos digitais de fazer o marketing e a divulgação da clínica ou hospital já são uma realidade que não é possível ser ignorada.

Por isso, fazer o mapeamento da realidade da entidade de saúde, bem como das necessidades de recursos tecnológicos é o primeiro ponto para a realização de novos investimentos em tecnologia da informação.

Assim como precisa de investimentos em outras soluções digitais para solucionar os gargalos da área.

Isso porque é inegável as vantagens que a transformação digital, bem como as tecnologias de comunicação e pesquisa trazem para a área médica.

Por esses e outros motivos, ressaltamos a necessidade de se ter um profissional como o CMIO, atuando como mediador estratégico para essas e outras questões tecnológicas.

Por fim, você viu sobre o que é CMIO e qual sua importância na medicina. Como visto, esse profissional tem função estratégica para projetar e executar sistemas de TI em áreas ou departamentos médicos.

Dependendo da realidade de uma organização médica, contar com esse profissional é de fundamental importância, isso porque ter um plano de TI bem elaborado e executado contribui para a alta performance do negócio.

Fique aqui no site e acesse outros conteúdos como este de hoje? Que tal compartilhar esse post com um amigo?