O que são e como lidar com negligências médicas?

Afinal, o que são as negligências médicas na clínica? Como lidar com essas situações e suas consequências?

A medicina e o setor de saúde têm a missão de cuidar da saúde das pessoas, com a prevenção e os tratamentos corretivos. Embora ainda existem muitas condutas irresponsáveis.

Por exemplo, a OMS mostra que 5 pessoas morrem a cada minuto por erro cometido pelos médicos. Veja, então, nesse post, o que são as omissões médicas e como lidar da melhor maneira. Acompanhe!

O que são as negligências médicas na clínica?

As negligências médicas na clínica são as omissões dos profissionais que atuam na área da saúde. Assim, os pacientes ficam expostos a um atendimento que envolve riscos e perigos para sua integridade geral.

O erro médico pode ser assim explicado:

  • Imprudência, que é causada pela ação indevida ou sem cautela do profissional;
  • Negligência, ocorre quando o profissional de saúde deixa de realizar algo, quando deveria fazer;
  • Imperícia, existe quando o médico não tem a capacidade técnica adequada ou tendo, não fez uso de forma apropriada.

Por isso, de modo geral, a negligência médica envolve essas condições acima.

Para exemplificar, temos os médicos que esquecem objetos, como tesouras e outros itens dentro dos pacientes durante um processo cirúrgico.

Outro exemplo, são os profissionais de saúde que estão diante um fato ou acontecimento que demanda o socorro e eles nada fazem ou se omitem. Isso porque conforme o Código de Ética da medicina esses profissionais têm o dever de prestar o socorro.

Então, essas são atitudes que se enquadram nos erros ou omissões médicas.

Veja, a seguir, como lidar e evitar esses casos que configuram negligências médicas.

Como lidar com as negligências médicas?

Depois de sabermos o que são as negligências médicas na clínica, veja o que pode ser feito a respeito para evitar esses casos e reduzir as chances de um problema maior no futuro.

Veja como lidar para evitar os erros ou omissões médicas:

Conheça a legislação sobre o tema

No Brasil, temos o Código Civil, o Código Penal e o Código de Ética médica que tratam o assunto, como as situações que se enquadram no erro médico e determina as sanções para as condutas.

Por isso, quem atua na área da saúde, bem como o gestor das unidades médicas devem conhecer essas leis, para então começarem a agirem em conformidade ética e com os cuidados necessários.

Por exemplo, segundo o Código de Ética Médica, o profissional precisa comunicar sua negligência a um responsável legal pelo paciente.

Vale ressaltar que geralmente os erros médicos são atos culposos, ou seja, houve um ato não intencional, mas que gerou danos à uma pessoa. Sendo assim, o responsável ou pessoa que agiu com culpa pode responder na esfera civil e criminal.

Segundo o Código Civil, toda omissão que cause danos ou lesões a outro é um ato ilícito, e quem deu causa tem o dever de fazer a reparação.

Registre o histórico do paciente

Outra medida a ser tomada para lidar com as negligências médicas na clínica é registrar as informações mais relevantes do paciente em seu prontuário.

Quando se faz esse registro de forma correta, o médico ou outro profissional está se resguardando e reduz problemas no futuro.

Nessas horas, contar com um prontuário eletrônico ajuda muito.

Cuidado com a grafia ao prescrever remédios

Outro cuidado que o médico pode ter é quanto a sua letra na receita médica do paciente.

Isso porque se o atendente de farmácia não ler corretamente a receita, isso pode refletir na responsabilidade do médico.

Então, o ideal é ter as receitas impressas para não haver dificuldades em ler a prescrição feita ao paciente.

Tenha um pronto atendimento

Estabeleça na sua clínica um pronto atendimento para prestar o atendimento que for da alçada do estabelecimento.

É importante a equipe estar preparada e de prontidão para prestar o serviço ou socorro necessário.

Vale ressaltar que os cuidados com o paciente, a atenção focada a cada caso de forma adequada permite evitar uma série de problemas.

Por isso, recomenda-se ainda que a clínica tenha uma equipe humanizada para prestar os atendimentos, orientando o paciente da forma devida.

Reconheça e assuma as limitações

Uma omissão ou erro médico se caracteriza por situações muito peculiares. Então, cada caso deve ser analisado de forma a se tomar as medidas necessárias.

O ideal é ter uma estratégia na clínica de prevenção, ou seja, usar de uma abordagem pró ativa para evitar que a situação negativa aconteça.

E o médico, assim como outro profissional tem suas limitações. Por outro lado, sabemos que a medicina não é uma ciência exata. Por isso, atuar na medicina não é tão simples como parece ser.

Sendo assim, uma abordagem recomendada é que os profissionais assumam suas limitações, não prometam o que não podem cumprir e em caso de um erro, eles devem informar o responsável legal o quanto antes.

No mais, é preciso assumir as responsabilidades devidas e tratar de cada assunto de uma forma calma e segura.

Treinamento e formação

Ainda sobre as negligências médicas na clínica, é necessário que os profissionais atuantes no estabelecimento tenham a formação e o treinamento necessário para prestarem os atendimentos.

E o pessoal deve ser treinado para ter as atualizações necessárias para que possam prestar um atendimento qualificado e que surtam os melhores resultados.

Por fim, você viu o que são e como lidar com negligências médicas na clínica.

Como visto, ações simples, mas feitas com planejamento e que envolvam todos os profissionais são úteis para evitar cometer certas omissões ou atos culposos que podem ter consequências ruins.

Fique aqui conosco e veja mais conteúdos como este de hoje, certo? Que tal compartilhar este conteúdo com quem precisa?