O email marketing para a área de saúde é uma das melhores estratégias para quem deseja fidelizar e atrair novos pacientes. Apesar disso, muitos profissionais ainda não utilizam essa ferramenta em suas clínicas.

Se você não sabe o que é email marketing ou não sabe como implementar em seu consultório, nós vamos te ajudar. Para começar é preciso entender um pouco sobre o que é email marketing e quais os seus benefícios.

Benefícios do email marketing para a área de saúde

Email marketing é uma maneira de manter a comunicação com seus pacientes através do email. Essas mensagens podem conter informações diversas, inclusive novidades sobre a clínica e ainda novos conteúdos das redes sociais ou blog.

Os benefícios de utilizar email marketing na área de saúde são muitos, a começar pela aproximação com o paciente. Além disso, ele traz mais engajamento ao seu blog e rede sociais, diminui os atrasos e faltas nas consultas.

A fidelização é outro benefício importante pois o paciente se sente valorizado pela clínica ao receber esses emails. Mas para aproveitar essas vantagens é preciso saber usar o email marketing ou o efeito pode ser negativo.

Tipos de email marketing

Existem diversos tipos de email marketing na área de saúde, cada um apresenta e oferece aos pacientes um conteúdo diferente. A seguir nós vamos te apresentar as principais que não podem ficar de fora da sua estratégia.

Notícias sobre a clínica

Esse tipo de email é o que mais exige cuidado, justamente por poder ser enviado com mais frequência. É preciso definir uma rotina que não seja cansativa para seus pacientes, então envie apenas quando realmente houver uma novidade interessante para seus contatos.

Promoções

Sempre que houver uma promoção, desconto ou sorteio você deve enviar para seus pacientes informando sobre o evento. E mesmo que tudo seja realizado pelas redes sociais vale a pena informar seus pacientes para que possam também participar.

Agradecimento

Quando uma pessoa indica um novo paciente é interessante enviar um email de agradecimento pela indicação e confiança. Pode não parecer, mas essa também é uma ação de marketing bem efetiva que seus clientes vão adorar.

Felicitações

Em datas comemorativas é muito indicado enviar uma mensagem de felicitação, como por exemplo aniversário, natal, ano novo, dia da mulher e tantas outras datas importantes. Selecione aquelas que se encaixam no perfil do seu público e seus pacientes vão amar esse mimo.

Confirmação

Um tipo de mensagem mais séria é a de confirmação de consulta ou para lembrar a marcação de um retorno. O cliente sente esse cuidado da clínica e isso ajuda na fidelização de mais esse paciente.

Questionários para a consulta

Se a sua consulta precisa que o paciente preencha alguns formulários ou questionários, você pode enviá-los por email dias antes da consulta. Assim o momento do atendimento acontece de maneira mais rápida e eficiente.

Questionário de qualidade

Para avaliar a satisfação de seus pacientes, a melhor alternativa é enviar um email com um pequeno questionário de avaliação. Isso demonstra a preocupação da clínica com seus pacientes, te ajuda a melhorar o atendimento e atrai novos clientes.

Estratégias de email marketing para a área de saúde

Para cada público existe uma maneira diferente de criar seus emails marketing, por isso vamos te dar algumas dicas para não errar.

Crie estratégias para cada tipo de mensagem

Cada tipo de mensagem deve ter seu próprio texto, mesmo que possa ser usado para todos os seus clientes. Como por exemplo, um texto de aniversário pode ser padronizado para todos os pacientes, mas não pode ser o mesmo texto enviado no ano novo ou natal.

Tenha cuidado com isso, esses erros não são bem vistos. E se puder a cada ano altere seus email padrões e utilize diferentes mensagens, assim não parece algo tão robotizado.

Escolha a linguagem correta para seu público alvo

A sua linguagem não é igual ao conversar com um amigo ou com um profissional, não é mesmo? O mesmo vale na hora de definir sua linguagem no email marketing, ela precisa ser coerente com seu público.

Então se você lida com pessoas mais velhas ou se a sua especialidade são doenças mais graves, o ideal é usar um tom mais cordial. Isso não quer dizer que você precisa ser formal nas palavras, mas sim que deve evitar muitas brincadeiras.

Cuidado com a frequência dos emails

Você deve ter algum contato de email de empresa que envia vários email ao longo do dia ou da semana. Então sabe bem o quanto isso é chato e cansativo, tanto que na maioria dos casos mandamos esses emails para a caixa de spam.

Evite agir dessa maneira com seus pacientes, no email marketing para a área de saúde é indicado enviar apenas mensagens necessárias. Isso pode ser feito uma ou duas vezes por semana, seu paciente se mantém próximo e bem informado sem ser incomodado com o excesso de emails.

Evite emails longos

Além da frequência, outro problema pode ser o tamanho dos emails. O ideal é enviar emails objetivos que façam a chamada para seu site ou blog. Já os emails de felicitações devem apenas trazer a mensagem principal de maneira clara e simples.

Emails longos que não são importantes deixam de ser lidos e logo vão para a lixeira, então não perca tempo com longos textos. Seja objetivo, isso aumenta a aceitação dos seus clientes.

Acompanhe a resposta dos seus pacientes aos emails

Existem ferramentas que podem te ajudar a analisar a aceitação dos seus pacientes aos emails enviados. Assim fica mais fácil saber quais os conteúdos que mais agradam e quais as mudanças que precisam ser feitas para aumentar seu engajamento.

MEDX e email marketing para a área de saúde

Na MEDX você encontra uma plataforma toda voltada para a otimização do email marketing para a saúde. Todos os processos podem ser programados e ainda existem mais opções de mensagens personalizadas.

Além disso, o sistema oferece opção de análise das informações sobre a interação dos seus pacientes com seus emails. É a melhor maneira de conseguir fidelizar seus pacientes com facilidade e simplicidade.

E esse é apenas um dos benefícios que a MEDX tem para oferecer ao seu consultório. Então não perca mais tempo e venha conhecer todos os benefícios de contratar a MEDX para sua clínica.