Quais são os principais desafios da área médica no Brasil?

Afinal, quais são os maiores desafios da área médica no Brasil? Quais as medidas viáveis a se tomar para uma unidade de saúde ser eficiente? Como os gestores de saúde e médicos podem lidar com alguns gargalos?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, boa parte dos investimentos no setor de saúde no Brasil são mal gerenciados ou desperdiçados. Isso, em parte, é devido à falta de ferramentas de gestão apropriadas.

Por isso, cada vez mais, são necessárias novas ferramentas e soluções que venham trazer novas possibilidades para os problemas de gestão e da área médica em geral. Leia este conteúdo para entender mais!

Veja os principais desafios da área médica no Brasil

Os desafios da área médica no Brasil são muitos e de todas as modalidades, passando pela necessidade de atualização constante dos conhecimentos, até mesmo quanto às questões de segurança de dados, atendimento prestado e afins.

Vamos ver sobre alguns dos principais gargalos no setor médico no Brasil, e, algumas propostas de solução, a seguir:

Custos crescentes 

Uma das principais preocupações dos gestores ou médicos na área da saúde diz respeito aos custos de suas unidades e sobre como deixá-los sob controle.

Falta ainda o conhecimento de finanças e gestão financeira, o que não é de domínio dos médicos, estes que têm outro foco técnico ao atuar em suas carreiras.

Assim, falta ainda uma gestão a respeito dos custos e finanças em geral nos consultórios, hospitais e unidades afins.

Atendimento deficiente

Em muitas unidades médicas de atendimento, faltam os recursos, equipamentos e programas que possam fazer um atendimento eficiente e assertivo dos pacientes.

Por exemplo, em muitas unidades de saúde, os prontuários são ainda manuais ou feitos à mão, e isso toma muito tempo da equipe e dos médicos. Sem contar que esse controle feito à mão não é nada eficiente antes e durante um atendimento ou numa consulta médica.

Segurança de dados e normas

Atender às normas de regulação e acompanhar e se alinhar às leis vigentes são um grande desafio da área médica no Brasil.

Com isso, temos, por exemplo, a Lei geral de proteção de dados, LGPD, a qual dispõe sobre o tratamento e gestão de dados pessoais de pacientes e clientes. Inclusive, essa lei visa proteger esses dados de vazamentos e outros.

Por isso, os líderes e médicos precisam adequar seus processos e sistemas para assegurar a segurança de dados de pacientes, sob pena de altas multas.

Então, a responsabilidade de gestores e médicos torna-se ainda mais abrangente. Por isso, dentre outros, é preciso contar com sistemas seguros de gestão e de atendimento ao paciente.

Telemedicina 

A Telemedicina se tornou uma realidade cada vez mais presente no dia a dia dos consultórios médicos e nos processos de atendimento, então é possível fazer alguns serviços de forma remota, por meio da tecnologia.

Assim, quando tratamos da área médica Brasil, a Telemedicina surge como uma oportunidade de facilitar o serviço dos médicos e agiliza o atendimento ao paciente ao romper com as barreiras geográficas nos serviços de saúde prestados.

Essa possibilidade, por exemplo, agiliza na realização de procedimentos, como exames e entregas de laudos, o que ajuda no tratamento mais ágil assertivo ao paciente.

Jornada do paciente

Muitos pacientes ainda reclamam do tipo de atendimento ou do serviço prestado, sempre que precisam de uma nova consulta médica, ao marcar um exame e/ou necessidades semelhantes.

Ou reclamam da falta de informações que poderiam ajudar sempre que os pacientes precisassem acessar um serviço de saúde.

Então, é preciso pensar em toda a jornada do paciente, desde o momento em que ele fica sabendo da existência da clínica ou consultório ou precisa de um serviço, como exames, consultas e outros procedimentos.

Então, é necessária uma estratégia para gerenciar o relacionamento com os clientes para melhorar a experiência deles sempre que entrarem em contato com o estabelecimento de saúde. 

Por tudo isso, veja a seguir, algumas alternativas de solução para esses desafios da área médica no Brasil.

Como a MEDX pode ajudar nos desafios da área médica no Brasil?

Depois de falarmos de alguns desafios da área médica, vamos ver algumas alternativas viáveis e assertivas de solução.

Todas essas opções, a seguir, são oferecidas por uma empresa que foi fundada por médicos, já pensando nas necessidades dos profissionais médicos e das unidades de saúde. 

Estamos falando da MEDX, uma oportunidade de solução completa de gestão, de tecnologia e de atendimento para a área médica, veja algumas alternativas:

  1. Telemedicina

Nossa empresa criou e busca melhorar alguns softwares que ajudam na área da Telemedicina, isso para trazer um novo patamar de excelência no atendimento médico.

Assim, você vai trazer um novo formato para seu consultório médico, poderá prestar um serviço mais ágil e assertivo aos pacientes, mesmo que eles estejam distantes.

Dentre outras alternativas, você poderá ter acesso a um interpretador de exames laboratoriais e outros. Poderá ainda receber exames e outros arquivos de pacientes e analisar tudo à distância.

Além de ter os dados pessoais de seus pacientes guardados de forma segura.

  1. Sistema e módulo financeiro

Com o sistema de gestão e módulo financeiro ficou mais fácil gerenciar as finanças do seu consultório médico e ter um controle maior sobre para onde está indo as receitas de seu estabelecimento.

Dessa forma, você poderá tomar as melhores decisões para ter maior controle e saúde financeira do seu negócio.

Então, há como gerenciar os custos do seu negócio de forma efetiva, para ajudar a otimizar o lucro.

  1. Sistema de atendimento ao paciente

A MEDX tem um sistema de gestão e atendimento aos pacientes, onde eles têm acesso a uma secretária virtual 24h por dia, para tirar dúvidas, agendar consultas, obter atestados, fazer agendamentos online e muito mais.

Com esse sistema, há como encantar os pacientes da sua clínica ao enviar mensagens personalizadas, lembretes de consultas ou retorno, fazer felicitações e muitas outras opções.

Isso para melhorar a experiência e a satisfação dos pacientes com a sua clínica.

E tudo isso, alinhado às principais normatizações ou resoluções da área médica.

Não perca tempo, fale com a MEDX e tenha o que há de melhor e mais viável para seu consultório médico, bem como para oferecer aos seus pacientes.

Para terminar, você viu quais são os principais desafios da área médica no Brasil.

Agora, deixe a MEDX te ajudar! Chega de perder tempo, dinheiro e evite problemas para seu estabelecimento médico. Fale conosco agora mesmo, temos um time de especialistas para te ajudar!

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