Qual o impacto do Metaverso na área da saúde?

O Metaverso na área da saúde está ganhando cada vez mais relevância. Por isso, a importância de discutir esse tema e ver quais seus impactos para a área da saúde.

Saiba que para 80% dos executivos nessa área, o Metaverso traz reflexos positivos para esse ramo.

Veja, então, quais impactos que esse conceito e práticas do Metaverso terá para essa área tão importante. Acompanhe!

Qual o significa do Metaverso aplicado à saúde?

O Metaverso na área da saúde quer dizer está ocorrendo uma revolução nessa área que promete beneficiar pacientes e médicos.

Para quem não sabe, o Metaverso é um tipo de mundo virtual que busca replicar ou simular uma realidade por meio de dispositivos e mecanismos digitais.

O Metaverso para que tenha a amplitude que tem, usa de algumas tecnologias, como estas abaixo.

Quanto ao Metaverso nessa área, significa que se usa principalmente três tipos de tecnologias, são elas:

  • Realidade virtual;
  • Inteligência artificial;
  • Realidade aumentada.

Veja, a seguir, como essas tecnologias impactam na saúde.

Qual o impacto do Metaverso na área da saúde?

Em relação a cada uma das tecnologias citadas acima, quanto as suas aplicações na área da saúde, veja:

Sobre a realidade aumentada

Pois bem, sobre a aplicação do Metaverso na saúde, não podemos deixar de citar a realidade aumentada (AR), esta que está mudando nosso estilo de vida, assim como outras áreas.

Assim, com o uso da realidade aumentada, os médicos conseguem se colocar no lugar do paciente e ter a mesma percepção deles.

A realidade aumentada permite que os médicos possam andar por uma sala cirúrgica, que visualizem modelos de órgãos em 3D ou possam ver algum tumor no corpo de um paciente, por exemplo.

Através da realidade aumentada, os pacientes podem ver resultados de um procedimento cirúrgico, de que forma um tratamento está avançando, dentre outras possibilidades.

Sobre a realidade virtual

A realidade virtual aplicada à saúde tem mostrado resultados promissores, a qual é acessada por meio de óculos especiais.

Essa tecnologia tem sido usada para tratar pessoas com fobias e crises de ansiedade, por exemplo.

Tal tecnologia ainda tem ajudado os médicos a compreenderem melhor sobre como efetivar alguns procedimentos médicos.

Isso porque a realidade virtual permite simular algumas condições para ajudar a preparar uma equipe médica para uma situação real.

Ou seja, essa tecnologia pode ser usada para treinar um profissional médico para fazer uma cirurgia mais delicada. E ainda é possível que os pacientes fiquem mais preparados para uma cirurgia, por exemplo, através de uma simulação.

Inteligência artificial

Continuando sobre o Metaverso na área da saúde, a inteligência artificial é a que está acoplada à Siri e Alexa, por exemplo, tornando esses mecanismos inteligentes e dotados de comandos.

Com isso, a inteligência artificial vem sendo aplicada à saúde e pode ajudar os profissionais médicos a fazerem diagnósticos, prescrições e até a realizar procedimentos médicos por meio de robôs.

Alem disso, a inteligência artificial traz inteligência e assertividade na hora dos médicos tomarem uma decisão mais importante.

Ou seja, com o uso da inteligência artificial é possível rastrear dados de pacientes, encontrar similaridades entre alguns deles e chegar a alguns padrões, que vão direcionar o trabalho dos médicos.

Mais aplicações do Metaverso na área da saúde

Ainda sobre o Metaverso na área da saúde, há uma junção dessas três tecnologias: realidade virtual; inteligência artificial; realidade aumentada. Vamos ver como elas se juntam?

  • A realidade aumentada permite visualizar com precisão tecidos e outros aspectos no corpo de um paciente;
  • A realidade virtual possibilita fazer a simulação de condições médicas e prepara os médicos para situações reais;
  • A inteligência artificial ajuda os médicos a tomarem novas e melhores decisões em relação aos pacientes e quanto aos procedimentos necessários.

O Metaverso e mais oportunidades na área médica

Para Rich Birhanzel, líder de saúde na Accenture, ele diz que o Metaverso traz importantes dados, a fim de aprimorar como as pessoas e médicos vejam informações a respeito de um estado de saúde.

Além disso, o Metaverso traz um apoio às pessoas de modo geral em suas rotinas de saúde e bem-estar.

Assim, empresas da área da saúde, de modo geral, estão investindo nessa tecnologia, a fim de tornar seus trabalhos mais eficientes e promissores, a partir de uma tecnologia digital que ajuda a otimizar esse setor.

Desse modo, é possível aumentar os níveis de acesso aos dados de saúde, melhorar as experiências de médicos e pacientes e aumentar a confiança em processos e decisões médicas.

Assim, as empresas do setor de saúde vêm tendo resultados significativos.

Metaverso na saúde: o que já é realidade

Segundo a Saúde Abril, cerca de 30% da população mundial terá experiência no Metaverso até o ano de 2026.

Algumas inovações do Metaverso aplicadas à saúde:

  • Cirurgias: o planejamento já é feito em vários locais com o uso da realidade virtual e ajuda a reduzir possibilidades de complicações;
  • Consultas virtuais: através de seu avatar, o médico pode visitar e conversar com seus pacientes;
  • Reuniões: médicos de várias partes do mundo podem reunir a respeito de um modelo virtual de um paciente x para chegar a uma conclusão.

Por fim, você viu qual o impacto do Metaverso na área da saúde. Como visto, essa tecnologia promete trazer mais resultados positivos para essa área tão importante.

A parte boa de tudo isso é que todos saem ganhando, pacientes e os profissionais médicos que são mais bem equipados para realizarem seus trabalhos com mais assertividade.

Fique aqui no site e acesse mais conteúdos como este de hoje!