homem mexendo no celular para criar seu branding medico

10 Dicas para construir o seu Branding Médico

Se você é médico e quer criar um diferencial na sua carreira, precisa entender a importância do branding médico. Nesse artigo, você aprenderá pontos chave para construir autoridade, gerar confiança e se posicionar melhor na sua área de atuação.

Por que o Branding Médico é tão importante?

Branding é um conjunto de estratégias de marketing que visam consolidar uma marca através da sua identidade visual, valores e propósitos. Ou seja, a forma como você se apresenta ao público.

O principal propósito do branding é estabelecer um posicionamento, que quando bem construído, será capaz de cultivar a confiança para que o consumidor lembre automaticamente do seu consultório sempre que surgir uma necessidade ou desejo.

Tendo isso em mente, confira nossas dicas e transforme a forma como você é visto na sua área.

Dicas de Branding para a Área Médica

Seguir essas etapas será um bom direcionamento para criar autoridade e confiança que você tanto busca.

Conheça sua Persona

Essencial em qualquer estratégia de Marketing, a persona é um personagem semifictício do seu público-alvo, servindo como guia para você traçar estratégias eficientes e que sejam capazes de atrair a atenção do seu público ideal.

Estude a competição de Marketing na sua área

Estude a sua concorrência, analise o cenário e observe o que eles fazem de tão inovador para terem conquistado esse diferencial. Mas atenção à especialidade, busque profissionais que compitam com o mesmo público que o seu e identifique as necessidades desse público.

Treine sua equipe e garanta um atendimento humanizado

Outro ponto fundamental para o branding médico é o atendimento humanizado. Levando em consideração que grande parte dos pacientes recorrem à clínica com alguma dúvida ou desconforto, é importante zelar pela sua satisfação desde o primeiro contato.

Seja qual for a situação, tenha uma abordagem empática e instrua seus colaboradores para que façam o mesmo. Ao se colocar no lugar do outro, seja através da escuta ativa no consultório ou respondendo suas dúvidas, você também estará fortalecendo o seu branding médico.

Tenha uma rede social independente da clínica onde trabalha

Quais são as principais dúvidas da sua audiência? Procure entendê-las e produza conteúdos que expliquem de uma forma simples e não tão técnica esse tema. Assim você esclarece suas dúvidas, ao mesmo tempo que demonstra o domínio sobre o assunto.

Peça Feedbacks

Os feedbacks são uma ótima forma de mapear a satisfação do paciente com o seu serviço. Por isso, pontue suas principais reclamações e, se possível, envie uma pesquisa por e-mail para centralizar todos os pontos de melhoria para o seu consultório.

Invista no seu website

Muitos doutores investem em mídias sociais, mas esquecem da importância de um website para a autoridade de um profissional. Um website que centralize suas especialidades, endereço de atendimento, histórico profissional e depoimentos de pacientes atuam como um diferencial que irá fortalecer ainda mais o seu branding médico.

Marketing local

Outro detalhe extremamente importante é ajustar o Google Meu Negócio com suas informações de contato, endereço, fotos do consultório e especialidades. Toda informação é válida quando o paciente estiver buscando um tratamento. Você pode, inclusive, pedir para os pacientes avaliarem o seu consultório e certificar ainda mais autoridade para aqueles que estão buscando pelo seu serviço.

Faça parcerias

Procure identificar profissionais que ofereçam serviços complementares aos seus e os convide para fazer parcerias, criando uma rede de referências que ajudará aumentar a exposição da sua clínica. As LIVES colaborativas também são ótimas para ampliar seu alcance e atingir um novo público.

Monitore sua reputação online

Acompanhe as avaliações e comentários sobre sua clínica na internet. Responda a feedbacks negativos de forma profissional e solícita, mostrando que você se preocupa com a satisfação do paciente.

Faça inbound marketing

Crie um conteúdo que faça com que seu público vá até você por conta própria utilizando as palavras-chave corretas. Por exemplo, se você é um cirurgião plástico, pode criar conteúdos com as palavras-chave “lipoaspiração”, para que as pessoas encontrem o seu site. Você também pode criar ebooks sobre “Os cuidados antes de uma cirurgia”, ou “Requisitos de quem pode e quem não pode realizar uma cirurgia plástica”, entre outros.

MEDX: A solução para o seu Branding Médico

A MEDX, além de ser um software de gestão eficiente a qualquer médico que busque elevar sua produtividade, também o auxiliará com o seu Marketing. No módulo Marketing e Qualidade, você estabelece uma comunicação de forma automatizada com seus pacientes, além de permitir o envio de e-mails marketing e marketing por SMS, por exemplo.

São 5 módulos, cada um com uma funcionalidade que o ajudará na construção da sua autoridade de forma objetiva e super eficiente.