Como integrar o Marketing de relacionamento na sua clínica?

O relacionamento médico e paciente é o ponto mais importante para a fidelização em sua clínica. A internet mudou a maneira como as pessoas compram e até mesmo como escolhem um médico.

Caso sinta que não está recebendo o retorno que gostaria, os pacientes logo procuram outro profissional e ainda deixam de indicá-lo. Na maioria dos casos essa insatisfação não está relacionada ao atendimento técnico, mas sim com a relação interpessoal com o médico.

Por isso é muito importante implantar estratégias de marketing de relacionamento médico na sua clínica. Elas vão trazer diversos benefícios para seu estabelecimento, inclusive fidelizar e atrair novos pacientes.

E é justamente por saber dessa importância do relacionamento médico e paciente que vamos te apresentar 8 passos para implementar o marketing de relacionamento e mudar a imagem da sua clínica.

Benefícios do marketing de relacionamento médico para clínicas

Os benefícios alcançados com o marketing de relacionamento são muitos e nós vamos te apresentar os principais.

Fidelização dos pacientes

O grande benefício do marketing de relacionamento médico é a fidelização de pacientes que já realizam consultas na sua clínica. Essa estratégia ajuda não apenas os pacientes que passam por tratamentos, mas também com aqueles que já resolveram seu problema.

A fidelização também envolve o paciente retornar ou indicar a clínica sempre que for possível.

Novos pacientes

Esses clientes já fidelizados e a sua visibilidade online atraem novos pacientes para sua clínica. Dessa maneira a procura por consultas se torna maior, e consequentemente, o faturamento aumenta.

Visibilidade online

Um marketing de relacionamento bem implantado traz também maior visibilidade online para sua clínica. Hoje a maioria das pessoas buscam por médicos na internet e escolhem o profissional de acordo com sua reputação online.

Pacientes mais satisfeitos

Os sistemas de benefícios para pacientes fidelizados torna o relacionamento médico e paciente muito mais agradável. Por isso os novos e antigos clientes se sentem mais satisfeitos e isso aumenta as chances de novas indicações.

Agora você conseguiu entender melhor todos os benefícios que o marketing de relacionamento pode trazer para a sua clínica, é hora de te mostrar os 8 passos para implementar essa técnica.

Implementando o Marketing de Relacionamento na sua clínica

1. Defina o seu público alvo e o seu perfil

O primeiro passo para o sucesso de qualquer estratégia de marketing é definir o público alvo. Isso porque todas as estratégias serão pensadas de acordo com o perfil das pessoas que você deseja alcançar.

Claro que alguns pacientes fogem do perfil definido para o público alvo, o intuito aqui é conseguir pensar no perfil que abrange a maioria dos seus clientes. No caso do marketing de relacionamento médico definir o público alvo pode ser um pouco mais simples já que a especialidade pode guiar o perfil dos pacientes.

2. Defina o perfil da sua clínica com base no seu público

Depois de definido o público alvo é hora definir como será a abordagem da sua clínica. O tipo de abordagem com homens, mulheres, crianças ou idosos é completamente diferente e isso precisa ser pensado.

Até mesmo quanto ao visual da clínica, uma clínica de pediatria não é igual ao consultório de um oncologista. Esses detalhes interferem diretamente no relacionamento médico e paciente, então não deixe de pensar nos detalhes.

3. Crie um planejamento

Agora é hora de planejar quais serão as estratégias usadas e como elas serão usadas. Como por exemplo, quais serão os conteúdos divulgados nas redes sociais, qual a frequência das postagens e outras.

Esse planejamento precisa ser realista, pois é preciso conseguir cumprir todas as etapas. Nessa fase é preciso inclusive definir como será feita a abordagem aos clientes e meios usados.

4. Utilize as redes sociais

As redes sociais são muito importantes para aumentar a visibilidade e a conexão do profissional com seus pacientes. Por isso, não deixe de ter pelo menos um perfil no Facebook e Instagram, que hoje são as redes sociais mais usadas no Brasil.

Mas não basta apenas criar um perfil para sua clínica, também é preciso manter uma interatividade. Para isso responda sempre os comentários, faça publicações frequentes e se mantenha à disposição pelo chat.

5. Tenha um calendário de datas importantes

Clientes e pacientes amam ser lembrados, então defina quais as datas que considera mais importantes e envie mensagens especiais. As mais clássicas são: aniversário, natal e ano novo.

Mas se sua clínica tem retorno positivo com essas mensagens, você pode incluir páscoa, dia das mães e dia dos pais. Tudo vai depender do perfil do seu público alvo, normalmente essas mensagens têm efeito muito positivo no relacionamento médico e paciente.

6. Ouça o seu paciente

O paciente sempre quer ser ouvido, não importa qual seja a especialidade médica, o objetivo principal é sentir que o profissional entende a sua dor e quer ajudar a encontrar a solução.

Esse tipo de postura é muito positiva para fidelizar os pacientes e só precisa de alguns hábitos simples. Como por exemplo não transparecer preocupações externas e nem pressa em finalizar o atendimento.

7. Ofereça atendimento personalizado

Parte de ouvir o paciente é oferecer a ele um atendimento personalizado, então tente atender às suas necessidades mesmo fora do consultório. Uma maneira de fazer isso é possibilitar o contato por telefone fixo. Pessoas mais idosas preferem esse tipo de relacionamento do que pela internet.

Como Oferecer Um Atendimento Humanizado Para Seus Pacientes?   

Sempre que for marcar uma consulta, analise as observações do paciente quanto ao dia e horário de preferência. Pode parecer simples, mas demonstra a preocupação da equipe em atendê-lo da melhor maneira sempre.

8. Treine sua equipe

Não adianta planejar a implementação do marketing de relacionamento médico sem que sua equipe também faça parte do projeto. Então realize treinamentos para abordar a forma de se relacionar com os pacientes e até mesmo quanto a postura.

A linguagem usada na marcação das consultas precisa ser próxima da usada nas redes sociais, por isso é importante a conexão.

Esses 8 passos apresentados podem ser implantados sem grandes dificuldades e trazem um retorno enorme para sua clínica. Então invista no marketing de relacionamento médico para sua clínica e aproveite todos os seus benefícios.