Já foi o tempo em que a qualidade do serviço prestado era o suficiente para atrair e fidelizar pacientes em uma clínica ou consultório. Embora seja imprescindível oferecer um serviço excepcional, é preciso ir além.

Com a concorrência acirrando a cada dia, é preciso buscar diferenciais que façam do seu consultório um local de destaque diante das outras clínicas da região, a fim de aumentar a procura pelo seu serviço.

Mas afinal, o que o paciente espera da sua clínica ou consultório?

Sem dúvidas, em primeiro lugar esperam por um bom atendimento, que vai além do contato com o profissional. É preciso começar desde o momento em que se marca a consulta, até a hora do retorno. Além disso, por se tratar da saúde dos pacientes, é importante garantir um atendimento movido a sensibilidade, cuidado e qualidade.

Garanta um bom atendimento

Para atender as expectativas dos clientes, existem alguns cuidados que ajudam a garantir o bom atendimento, e por consequência, fidelizar os pacientes oferecendo um serviço de ponta, com qualidade, aliado a um atendimento excepcional.

1. Organização

O primeiro ponto, sem dúvidas, é a organização. E ter uma pessoa de confiança para cuidar da sua agenda é o ponto principal para isso.

A secretária é quem ficará responsável por marcar as consultas dos pacientes, bem com organizar a agenda levando em conta o tempo dos procedimentos, para que ninguém fique aguardando na sala de espera.

Essa pessoa também deve ser responsável por fazer as confirmações de consultas, e até mesmo avisar quando houve algum imprevisto.

2. Documentação

Parece pouco importante a primeira vista, afinal, um consultório recebe os pacientes em busca de tratamento, e na maior parte das vezes, são eles quem vão atrás da consulta.

Por isso, nem todo mundo entende a necessidade de passar todos os documentos na primeira consulta, e nem mantê-los atualizados junto à secretária.

Porém, é necessário para fazer a cobrança dos serviços, reunir os exames e protocolos de atendimento em um só lugar, a fim de facilitar os atendimentos futuros.

Saber o aniversário dos pacientes também é legal para o marketing de relacionamento, uma vez permitindo enviar mensagens de felicitações com o intuito de fidelizar os pacientes.

3. Atendimento

O ponto crucial para que o paciente retorne a clínica está na qualidade do serviço oferecido. O profissional precisa estar apto a fazer o atendimento completo das necessidades do paciente. Em clínicas, é bacana trabalhar com diferentes especialidades, garantindo um atendimento completo para todos os problemas que o paciente pode enfrentar.

Para isso, o clínico precisa estar de olho em novas técnicas, frequentando congressos e se aprimorando a cada dia, afinal, graças às pesquisas e tecnologia, existem grandes mudanças no setor e é preciso se atualizar sempre para oferecer procedimentos atualizados aos seus pacientes.

4. Limpeza e higiene da clínica

Além dos cuidados com o paciente, também é preciso se atentar ao ambiente, a higiene é de grande importância dentro do seu consultório ou clínica, bem como o estado de conservação do mobiliário.

A assepsia do local diz muito sobre o atendimento e cuidado com os pacientes. De nada adianta oferecer um bom serviço se o ambiente está fora dos padrões de higiene. É preciso garantir a limpeza dos espaços desde a recepção até as salas de atendimento.

5. Pós-atendimento

Vale a pena investir no pós-atendimento como diferencial em seu consultório ou clínica médica. As ações podem englobar vários tipos de serviço, como pesquisa sobre o atendimento, cartão de recuperação, ou uma mensagem para saber como está sendo a recuperação.

Esse cuidado costuma conquistar os pacientes que procuram por um atendimento mais humanizado.

Seguir todos esses passos faz com que o paciente se sinta acolhido e respeitado em sua clínica, fazendo com que ele volte sempre que precisar e também confie em seu negócio para indicar a amigos e família, atraindo novos pacientes para a clínica.

Para tornar todo esse processo mais simples e garantir o sucesso do seu consultório, uma saída é investir em softwares de gestão, que ajudam a otimizar os processos internos, com o intuito de facilitar a rotina dentro das clínicas ou consultórios.

O MEDX é um software de gestão feito sob medida para a área da saúde, e por isso, entende toda a operação do seu consultório ou clínica médica. Isso porque a plataforma de computação em nuvem tem como objetivo otimizar o tempo dentro da clínica e modernizar os processos de atendimento dentro do seu ambiente de trabalho.

A plataforma conta com inteligência artificial on board, que ajuda a utilizar o software, que por ser hospedado em nuvem permite o acesso de qualquer dispositivo com acesso a internet, seja tablet, notebook ou smartfone, tornando os procedimentos ainda mais fáceis e acessíveis.

O software de gestão está integrado à agenda e ao banco de dados, o que permite contar com funcionalidades como a confirmação de consultas por whatsapp ou SMS, com um clique, é possível confirmar consultas de toda a agenda.

Outro recurso bacana está no comunicador entre os usuários da plataforma, o que permite otimizar a troca de mensagens com a sua equipe, facilitando a comunicação e economizando tempo dentro do consultório.

A parte de fidelização de clientes também fica por conta do MEDX, que cuida do marketing de relacionamento junto aos pacientes, ao enviar mensagens no aniversário ou até mesmo agradecer uma consulta.

Também fica responsável por avaliar o nível de satisfação dos pacientes, ao enviar pesquisa de satisfação de forma automática após as consultas.

Com mais de três milhões de consultas registradas por ano, a ferramenta conta com mais de 10 mil usuários cadastrados na plataforma, e mais de cinco milhões de mensagens de marketing de relacionamento e fidelização de pacientes enviadas automaticamente por ano.

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