Não importa a sua especialização, ao procurar uma clínica ou consultório médico, o paciente está buscando o melhor atendimento, em que perceba que é cuidado com atenção e respeito, de forma humanizada por todos os profissionais envolvidos.

Afinal, boa parte dos atendimentos médicos são feitos durante um período delicado, seja o acompanhamento de uma gravidez ou em um momento de doença, e não apenas durante as consultas de rotina. E quando doentes, os pacientes acabam ficando mais suscetíveis e sensíveis, precisado de um tratamento humanizado.

Não é para menos que a pesquisas da PwC e do GE Healthcase Camden Group*, divulgada recentemente revelou pontos interessantes que envolvem o atendimento na área de saúde. Como o fato de 73% dos consumidores avaliarem a experiência em atendimento como decisivo ao optar por um produto ou serviço.

A mesma pesquisa revelou dados mais preocupantes, como o fato de 84% dos pacientes não estarem satisfeitos com a experiência de atendimento atual relacionado a saúde. Em contrapartida, 64% dos executivos ou responsáveis pela área da saúde revelam que não tem informações o suficiente dos consumidores do setor, o que dificulta atingir as expectativas de quem busca um bom atendimento médico.

Por isso, a cada dia, se torna mais importante oferecer aos pacientes um atendimento personalizado, em que ele se sinta especial e “abraçado”. E claro, sem deixar de lado a eficiência médica, que é o principal fator que leva o paciente a procurar o seu serviço. E isso vai além de criar conveniência e facilidades para o paciente, como acontece em outras áreas. Na área da saúde, a personalização do atendimento é mais profunda e delicada.

Como propor um atendimento humanizado para seus pacientes?

Em primeiro lugar, um atendimento humanizado está ligado à confiança no médico, que é a ponta principal do atendimento. Além de estar sempre atualizado, e por dentro dos novos protocolos de tratamentos médicos, é necessário comunicar-se com os pacientes de forma objetiva e direta. Isso porque quanto melhor a comunicação e entendimento, mais fácil dos pacientes aderirem ao tratamento e verem resultado, melhorando a saúde e qualidade de vida de todos.

Saiba mais sobre os pacientes

A informação é sempre a melhor aliada, e na medicina não é diferente. Por isso, o primeiro passo para garantir um bom atendimento e fidelização dos clientes é preciso conhecer eles a fundo. Saber o histórico médico e todos os dados pertinentes a sua especialização são importantes. Atente-se a alimentação, prática de esportes, qualidade de sono… Todos os hábitos do paciente devem ser levados em conta durante o atendimento para entender os sintomas e diagnósticos.

No caso do retorno do paciente ao consultório, ter um prontuário é imprescindível. É impossível que o médico memorize tantos detalhes do paciente em sua memória, e ficar perguntando tudo novamente é extremamente indelicado e mostra falta de atenção ao paciente.

Apesar de terem sido usados por muito tempo, as fichas médicas já estão obsoletas, e é preciso se modernizar, a fim de facilitar a sua vida, melhorar o atendimento aos pacientes, e eliminar uma enorme quantidade de papéis desnecessários guardados em arquivos mortos.

Software de gestão como solução

Por isso, um software de gestão pode ser um verdadeiro aliado quanto ao armazenamento de informações com segurança e facilidade para o dia a dia. Ou seja, o software de gestão disponibiliza a ferramenta de prontuário eletrônico, que pode ser o seu grande aliado para tornar as consultas mais humanizadas e deixar os pacientes mais felizes.

Isso porque a ferramenta ajuda no registro dos dados de forma prática e ágil, bem como integra em um só espaço um histórico com todas as consultas, protocolos e remédios prescritos ao longo do tratamento.
Como é integrado à agenda médica, os dados são entregues ao médico de forma antecipada, assim, o profissional pode estudar a ficha do paciente antes do atendimento, o que torna a consulta mais personalizada e efetiva, sem perder tempo com o histórico já conhecido.

Para que isso ocorra da melhor forma possível, essas informações já devem ser captadas inicialmente na recepção, com os dados básicos e pertinentes ao setor. O médico consultará essa ficha de dentro do consultório, sem precisar rever dados gerais.

Lembre-se de adequar os prontuários de acordo com sua área de atuação, e por isso, é importante contar com um software que possibilite personalizar o documento, para tornar a consulta ainda mais assertiva de acordo com a necessidade do cliente.

Outra dica na hora de escolher um sistema integrado é optar por um software hospedado em nuvem. Tal característica permite o acesso ao sistema de qualquer dispositivo com acesso à internet, permitindo que o médico consulte as informações do paciente de qualquer lugar. Tudo para tornar o atendimento mais humanizado.

Paciente como protagonista

Todo esse processo de conhecimento e troca de informações com o paciente é necessário para garantir um atendimento personalizado e humanizado. Para ter certeza de que está oferecendo o melhor atendimento ao seu paciente, peça a opinião deles após a consulta. Mandar um link com questionário é uma maneira assertiva de ouvir a opinião dos seus pacientes e saber os pontos de melhoria.

Sem dúvidas, a melhor forma de garantir esse atendimento personalizado é certificar que o paciente seja o centro do consultório. E para isso, é necessário adaptar todos os processos, garantindo uma experiência positiva para todos os que passam pelo seu consultório. Oferecendo assim toda atenção e cuidado que o seu paciente precisa. E isso começa ainda na sala de espera. Tanto a secretária quanto o atendente devem ser treinados para tornar o dia a dia na clínica mais leve e o cuidado com os pacientes seja desde a hora da marcação de consulta ou retorno.

Software de gestão MEDX como solução.

O MEDX é a ferramenta certa para personalizar o atendimento médico e oferecer o melhor que o seu paciente merece. O software de gestão médico otimiza processos e torna a rotina do consultório muito mais simples, sem deixar de lado o bem-estar dos pacientes.

As funcionalidades do MEDX tornam o atendimento ainda mais completo, trazendo funções que vão desde a confirmação de consulta, lembrete de retorno, até o prontuário médico eletrônico. Benefício incontestável para o médico, que passa a ter ao alcance das mãos, e de qualquer lugar, o prontuário do paciente.

Acesse o nosso site e veja mais benefícios.