Os gatilhos mentais na área médica são poderosos quando o assunto é atração de pacientes.

Quem trabalha com o marketing médico sabe que a maior parte de nossas decisões não são integralmente racionais, ou seja, tendemos a decidir mais pela emoção.

Com isso, o uso de gatilhos mentais é essencial para atrair pacientes de modo mais natural. Seria algo forçado? Nem sempre, o intuito é despertar a atenção do paciente para algo que ele não havia pensado ou sabia que precisava. Saiba mais a seguir!

O que são os gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são palavras e expressões ou o modo de comunicar algo a um público específico, de modo a levá-lo a tomar decisões que podem estar no seu inconsciente.

Muitas vezes, tomamos decisões porque somos influenciados para isso. Por exemplo, quando você ver uma clínica médica lotada, bem como tenta agendar uma consulta e fica sabendo que somente há vagas para o mês seguinte, logo acontece o seguinte.

Essa condição citada leva seu cérebro a entender que tal médico ou clínica realmente é competente e pode ter boas soluções para sua “dor”, justamente devido você não conseguir o agendamento de imediato.

Você automaticamente pensa dessa forma, porque foi influenciado pelo gatilho da prova social.

Então, se você é dono de clínicas ou hospitais, usar os gatilhos mentais corretos ajudam a convencer os pacientes que você tem a solução para seus problemas relacionados à saúde.

Como definir o público-alvo de sua clínica?

Área médica: atraia mais pacientes com esses gatilhos mentais

Atraia mais pacientes com esses gatilhos mentais na área médica que iremos abordar em seguida. Se você realmente precisa de pacientes, veja os principais e como influenciam os pacientes a agirem:

Autoridade

Dentre os gatilhos mentais na área médica mais poderosos temos o da autoridade, o que significa que as pessoas encantam e confiam quando estão diante uma autoridade.

Por isso, quando uma clínica transmite seus valores, propósitos e envolvimento em causas sociais, por exemplo, ajuda a atrair pacientes com os mesmos valores.

Além disso, transmitir seu amplo conhecimento na sua área, bem como mostrar seus diplomas e participações em congressos e outros, ajudam a elevar sua autoridade e isso é essencial para a conquista de pacientes na área médica.

Humanização

Outro gatilho mental de ser usado na clínica ou consultório médico é o da humanização.

Afinal, pessoas gostam de pessoas, pessoas compram de pessoas… pessoas resolvem o problema de muitas outras e assim sucessivamente.

Por isso, como estamos na era da automação do atendimento ou na era digital, que para quase tudo fazemos o uso de aplicativos, pode ser interessante usar o gatilho da humanização para atrair pacientes ou deixá-los satisfeitos com sua clínica.

Desde já, tenha uma postura mais humanizada ao se comunicar, direcionar conteúdos e atender pacientes. Por exemplo, mostre se interessar mais pelas pessoas, olhe nos olhos etc.

Aprovação social

Outro gatilho mental na área médica muito usado é da prova social.

Por exemplo, quando você deseja marcar uma consulta ou agendar uma cirurgia e descobre que somente há vagas na agenda para daqui a 3 meses ou 1 ano, respectivamente, você leva a crer que esse médico realmente é o melhor!

Isso porque se muitas outras pessoas estão em busca pelo atendimento de tal profissional, isso induz o paciente a acreditar que vale a pena esperar até a data estipulada.

Outra sugestão que podemos dar ao dono de clínica é cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio, pois lá, quando os pacientes são atendidos, eles têm a chance de fazer uma avaliação de sua clínica, o que é importante para mostrar a relevância da autoridade do estabelecimento.

O que ajuda a atrair mais pessoas, devido a avaliação.

Curiosidade

Ainda sobre os gatilhos mentais na área médica saiba que as pessoas são curiosas por natureza, por isso, você pode usar esse tipo de gatilho da curiosidade para despertar as pessoas sobre algo.

Esse gatilho é importante, uma vez que muda as coisa em nossa vida e que nos impulsiona a agir é a busca pelo conhecimento.

Uma sugestão, então, é trabalhar os títulos de seus conteúdos que são enviados aos seus leads (potenciais clientes), como os e-mails marketing, um artigo, dentre outros.

Isso desperta a curiosidade das pessoas, veja um exemplo: os 5 segredos que os médicos não contam aos pacientes que querem emagrecer.

Assim, você pode jogar um conteúdo desse e impulsionar o paciente para tomar uma determinada decisão.

Garantia

Você já teve medo de perder algo ao comprar um produto ou serviço ou receio de não ter tomado a decisão correta?

Por isso, dentre os gatilhos mentais na área médica há o da garantia, que elimina o medo do paciente possa ter sobre seu serviço ou o resultado final.

Assim, há muitos médicos que não cobram a primeira consulta, caso exista a probabilidade de o paciente agendar uma cirurgia estética, por exemplo.

Assim, o médico tem a chance de causar uma boa impressão, de convencer o paciente sobre sua solução que é a melhor para a vida do paciente.

Então, o gatilho da garantia pode amarrar também o paciente à clínica e suas soluções, por trabalhar eliminando o medo e gerando a confiança.

Escassez

Dentre os gatilhos mentais na área médica, temos o da escassez, o qual remete à ideia de que a gente quer o que não podemos.

Ou seja, temos medo de perder uma oportunidade também e, por isso, tomamos decisões impulsivas. Quer ver um exemplo?

Acesse agora uma oportunidade de revolucionar seu consultório médico e atrair mais pacientes, mas aproveite, pois são somente 10 inscrições.

Por exemplo, estamos influenciando a clínica ou o paciente a tomar uma decisão ou ele não terá o benefício em destaque.

Para finalizar, neste post você viu sobre como atrair mais pacientes com os gatilhos mentais na área médica.

Agora que você conhece os principais e sabe de como são poderosos, aproveite para usá-los em suas mensagens que são direcionadas aos pacientes.

E fique aqui no blog e acesse mais posts como este de hoje, combinado?