Como definir o público-alvo de sua clínica? Você sabe a importância disso? Quais as vantagens de definir corretamente seu público-alvo?

Fique na leitura deste artigo e aprenda mais sobre esses fatores, pois muitas clínicas perdem investimentos e recursos preciosos investindo de forma errada em mensagens e campanhas publicitárias caras, dentre outros. Acompanhe!

Qual a importância de definir público-alvo de sua clínica?

Definir público-alvo de sua clínica é importante, pois os lucros de sua entidade dependem disso, essencialmente, pois como dito, ao mirar nas pessoas erradas, elas não vão se interessar por seus serviços, por exemplo.

Nessa linha, para Philip Kotler, guru do marketing, a definição do público-alvo deve ser uma das primeiras e mais importantes ações para atrair pessoas para gerar relacionamentos e negócios, por exemplo.

Por isso, esta é alguma das principais razões para se pensar na definição de quem são os alvos de sua clínica, certo?

Isso porque sem as pessoas certas em busca de sua prestação de serviços, não faz sentido a existência da clínica, sem contar que ela nem vai sobreviver.

Pois bem, quando sua organização mira suas estratégias de publicidade e marketing e outras de atração de clientes nas pessoas certas, ou seja, com potencial para comprar de sua clínica, é possível:

  • Se comunicar melhor com essas pessoas, obtendo taxas de respostas positivas;
  • Você encontra palavras-chave mais assertivas para usar com essas pessoas e entregar o que elas precisam;
  • Você não fica atirando para todos os lados, o que leva a desperdícios de recursos e de investimentos.
  • Melhor engajamento das pessoas com sua marca e/ou perfil;
  • Melhores relacionamentos e conversão em clientes ou mais pacientes efetivos.

Percebe como é importante a definição do público da clínica? Isso tem benefícios a curto, médio e longo prazo.

Quais as vantagens de definir corretamente seu público-alvo?

Inicialmente, público-alvo significa uma parcela de uma população que escolhemos para atender em suas necessidades, “dores” e desejos.

Fazer isso é essencial, pois precisamos saber com quem estamos falando e direcionando nossas ações de marketing e outras.

Pois bem, dentre as vantagens de definir corretamente o público-alvo da clínica, estão estas:

  1. Você define um posicionamento de mercado único, o que torna mais fácil a clínica ser lembrada;
  2. Há como definir possíveis melhorias para o atendimento e prestação de serviços;
  3. Identifica os canais digitais mais apropriados para relacionar com o público-alvo;
  4. Entender as preferências e desejos permite sua clínica ofertar uma experiência melhor ao paciente, o que traz mais pessoas para sua clínica.

Dentre outras vantagens que podem levar seu estabelecimento a crescer e a desenvolver.

Como definir o público-alvo de sua clínica

Sobre como definir o público-alvo de sua clínica não é difícil e existe algumas formas certeiras para isso, acompanhe!

Dentre algumas informações que você precisa identificar, ao definir o público-alvo da clínica, estão:

  • Idade ou faixa etária;
  • Sexo;
  • Profissão;
  • Poder aquisitivo;
  • Localização;
  • Traços psicológicos;
  • Hábitos de compras.

Dentre outras, citamos apenas algumas.

Veja, portanto, algumas formas certeiras para definir o público a ser focado:

Quem são essas pessoas?

Ao analisar ou refletir sobre as pessoas a serem focadas, você consegue identificar quem realmente se identificam com sua marca.

E uma forma de saber sobre isso é fazendo pesquisas, para isso, você pode usar algumas ferramentas, as quais você monta as perguntas conforme seus objetivos.

Para isso, você pode usar essas ferramentas:

Sendo assim, você elabora ou monta seu questionário, o qual você consegue acompanhar os resultados dessa pesquisa na medida em que o pessoal alvo responde.

Desse modo, você consegue saber com exatidão os valores, necessidades, desejos e perfil geral dos respondentes, seu alvo.

Quem te segue ou acompanha?

Outra forma de entender melhor o público de sua clínica, é observando quem segue o perfil dela nas redes sociais, ou quem engaja com seus conteúdos, quem são as pessoas que compartilham e ou comentam nos posts.

Fazer esse monitoramento é essencial para se chegar a um perfil geral de quem é o público mais engajado com a clínica.

Isso é importante, pois as chances de conversão dessas pessoas, ou seja, até mesmo de levarem elas para a realização de uma consulta ou exames na clínica, uma vez que são pessoas que conhecem mais os serviços e valores de sua marca.

Além disso, é interessante pegar mais informações dessas pessoas cada vez que elas entram em contato com sua clínica.

Use ferramentas digitais

Algumas ferramentas digitais também são úteis na hora de definir o público-alvo da clínica. Para isso, você pode acessar e pesquisar sobre o que as pessoas, de modo geral, estão buscando para sanar suas dúvidas ou dores.

Desse modo, algumas ferramentas necessárias são estas:

Com esses mecanismos você consegue ver o volume de buscas que as pessoas do mundo todo fazem.

Por exemplo, se sua clínica é do nicho procedimentos faciais, as pessoas podem estar pesquisando sobre harmonização fácil, dentre outros.

Então, fazendo essas buscas com as ferramentas, você consegue também identificar o público-alvo da sua clínica.

Qual o problema que sua clínica soluciona?

Toda empresa ou clínica existe para uma missão, ou seja, para entregar uma solução para as pessoas resolverem seus problemas.

Então, outra maneira de definir o público-alvo de tal clínica é respondendo:

  • Quais problemas sua instituição se propõe a resolver?
  • Qual o perfil das pessoas que buscam por resolver esses problemas?

Assim, você consegue fazer um trabalho de segmentação dessas pessoas e estará, enfim, definindo o público-alvo da clínica.

Exemplo de público-alvo

Um exemplo de público-alvo: mulheres de 20 a 30 anos; residentes no estado de Minas Gerais, com formação de nível médio ou superior, classe A, renda entre 10.000 a 20.000 e que são apaixonadas por manter a beleza feminina em alta, por meio de procedimentos estéticos.

Por fim, neste post você viu como definir o público-alvo de sua clínica.

Agora que você sabe o que fazer para definir com clareza o seu público, aproveite para aplicar essas dicas e não errar mais, afinal, o contrário disso, pode levar você perder investimentos.

Aproveite e acesse em nosso blog mais posts como este de hoje, combinado?