Você já deve conhecer plataformas de gerenciamento para clínicas, mas será que conhece todas as vantagens que um software na nuvem pode oferecer? Estes sistemas são mais modernos e ajudam ainda mais a rotina médica.

A rotina de uma clínica não é nada simples, por isso é importante investir em tecnologias que facilitem o funcionamento da empresa. Uma boa opção é o software médico na nuvem, já que traz todas as facilidades dos programas já conhecidos, mas com ainda mais vantagens.

O que é um software médico na nuvem

Um software médico é um sistema criado para ajudar em todo o funcionamento de clínicas, consultórios e hospitais. Nos modelos tradicionais este sistema era instalado em um computador onde todos os dados ficam armazenados.

O software médico na nuvem tem como principal diferença seu armazenamento que é feito em nuvens, ou seja, em bancos online. Estes são muito mais seguros, fáceis de serem acessados e simples de serem utilizados.

É por isso que hoje este tipo de software vem sendo cada dia mais utilizado, suas funcionalidades oferecem muitas vantagens para a rotina médica.

Quais vantagens um software de gestão médico em nuvem oferece?

Gestão mais eficiente

Um software médico ajuda a controlar a agenda de todos os profissionais, a entrada e saída de dinheiro e ainda os detalhes da administração. Isso sem falar que por meio destes sistemas é possível interagir com pacientes e outros profissionais.

Por esse software os profissionais podem controlar melhor os pagamentos realizados por diferentes plataformas e assim unificar informações. Da mesma maneira é possível saber a quantidade de atendimento de cada profissional e o valor a ser recebido pelo serviço prestado.

Alguns sistemas ainda permitem que o pagamento seja feito online pela própria plataforma. Esta funcionalidade ajuda em casos de consultas online ou pagamento adiantado no momento do agendamento.

Sistema mais seguro

Dados armazenados em um computador podem ser invadidos com pouco esforço de um profissional. Os níveis de segurança contra invasão utilizados em software médico em nuvem são superiores e mais difíceis de serem acessados.

Este é um ponto extremamente importante pois neste sistema são armazenados dados pessoais de pacientes, profissionais e ainda dados da sua clínica. Se este conteúdo é acessado por pessoas mal intencionadas, os prejuízos podem ser enormes.

Atualizações mais frequentes

O software médico na nuvem passa por constantes atualizações que tornam o seu uso mais simples e ainda melhoram o funcionamento do sistema. A segurança também é constantemente atualizada para dificultar ainda mais os ataques.

E ainda tem as atualizações dos seus dados, desta maneira não é preciso solicitar a atualização. Tudo é feito de maneira automática logo após uma nova informação ser adicionada, seja na agenda ou nos dados de um paciente.

Facilidade de acesso

Acessar um software médico na nuvem é muito mais simples e rápido, assim como encontrar pacientes e suas informações anteriores. E ainda tem a facilidade de poder acessar todo o conteúdo por qualquer dispositivo.

Desta maneira o profissional pode consultar sua agenda, preparar sua rotina e conhecer mais sobre seus pacientes sem precisar sair de casa. Essa é uma funcionalidade que ajuda a controlar melhor a rotina ao longo da semana.

Atendimento de qualidade

O atendimento ao paciente é muito superior ao utilizar um software médico na nuvem. O motivo é o agendamento simplificado e a personalização do contato com cada pessoa.

Para o médico, o atendimento também tem mais qualidade já que pelo próprio sistema o profissional consegue acessar os dados anteriores e comparar com as novas informações. Tudo fica armazenado sem risco de perda.

Inclusive é possível realizar consultas pela telemedicina utilizando as funcionalidades da plataforma. O contato entre paciente e médico se torna mais seguro e com mais qualidade, justamente pelas tecnologias utilizadas pelo sistema.

Praticidade na rotina

Como mostramos, a rotina de todos os profissionais se torna muito mais simples com o sistema. Porém o funcionamento de toda a clínica é facilitado pois as recepcionistas têm contato direto com profissionais e clientes.

Isso ajuda a evitar as faltas de pacientes e também erros de agenda com os profissionais. Da mesma maneira é possível relatar problemas e mudanças pelo software para que o contato com todos seja feito de uma maneira unificada.

Comunicação entre profissionais

A recepção pode avisar pelo software médico em nuvem sobre a chegada de um paciente sem que mais ninguém saiba do contato. Assim o profissional é avisado, mas caso esteja com um outro paciente, não deixa a pessoa desconfortável.

Da mesma maneira, especialistas podem solicitar a agenda do dia seguinte pelo aplicativo para conhecer seus horários de atendimento. Imprevistos, como faltas ou atrasos, também são comunicados pelo sistema e assim a solução será mais rápida e efetiva.

O contato entre profissionais que atendem um mesmo paciente também pode ser realizado pelo software médico na nuvem. Por esse chat eles conseguem analisar uma mesma tela de dados do paciente e discutir qual a melhor abordagem de cada área para a situação.

Melhor comunicação com pacientes

O contato com pacientes é outro ponto positivo do software médico na nuvem. Por esse sistema a recepção consegue realizar agendamentos, consultas de retorno e até mesmo desmarcar horários.

E ainda tem a possibilidade de enviar mensagem de confirmação de horário 24 horas antes da consulta. O lembrete de agendamento reduz significativamente as faltas sem aviso prévio e aumenta a frequência dos pacientes.

Melhor custo benefício

O custo benefício de um software médico na nuvem é muito superior aos sistemas tradicionais. Com tantas vantagens, investir em uma plataforma mais moderna e eficiente aumenta a qualidade do serviço prestado pela sua equipe.

A manutenção é mais simples, o pagamento é anual ou mensal e não tem a necessidade de disponibilizar um equipamento apenas para o software.

Isso quer dizer maior retorno financeiro e aumento da clientela. Assim os gastos se tornam pequenos perto de todos os benefícios recebidos.

Suporte técnico de qualidade

Até mesmo o suporte técnico de um software médico na nuvem é mais eficiente que os programas tradicionais. O motivo é a possibilidade de resolver todos os problemas remotamente.

Assim os custos são menores, a resposta é mais rápida e a solução muito mais simples.