Você provavelmente já ouviu falar em prontuário eletrônico, mas será que conhece bem essa ferramenta? Cada dia surgem novas tecnologias que ajudam a simplificar a vida de profissionais de todas as áreas.

Na saúde isso não é diferente, existem diversas alternativas que podem ajudar na otimização do atendimento.

Com essas tecnologias profissionais da saúde conseguem concluir um diagnóstico mais preciso dos pacientes e encontrar soluções de maneira muito mais efetiva e rápida. Isso aumenta as chances de sucesso no tratamento dos problemas.

Uma dessas opções é o prontuário eletrônico que oferece diversas vantagens para a rotina de clínicas e hospitais.

O que é prontuário eletrônico

Um prontuário médico é o documento onde todas as informações dos pacientes são registradas. Cada paciente tem o seu prontuário pessoal que fica armazenado junto aos outros documentos para consultas futuras.

Ali ficam registradas informações como: dados pessoais dos pacientes, histórico médico, exames realizados e ainda o tratamento adotado. Dessa maneira o médico pode consultar o documento em casos de dúvida ou para estudar o caso de cada paciente.

O prontuário eletrônico é uma maneira mais eficiente de realizar as anotações relevantes sobre seus pacientes. Na prática ele contém as mesmas informações que o prontuário tradicional em papel, a única diferença está no armazenamento.

Já faz alguns anos que médicos e outros profissionais de saúde vem usando programas no computador para armazenar os prontuários. Esses meios são os chamados prontuários eletrônicos, que são muito mais modernos e cheios de vantagens.

Vantagens de utilizar um prontuário eletrônico

Para você conhecer mais sobre as vantagens do prontuário eletrônico, criamos uma lista com os principais pontos.

Mais organização

Quem utiliza prontuários de papel sabe bem como é difícil manter a organização de todos os documentos. O prontuário eletrônico simplifica a organização pois tudo é feito pela plataforma, economiza espaço e ainda reduz o consumo de papéis.

Praticidade

Consultar dados em um prontuário eletrônico é muito mais simples do que em prontuários tradicionais. A procura pode ser feita por nome ou data de atendimento e os dados são todos disponibilizados em pouco tempo.

Personalização

Você pode personalizar o prontuário eletrônico de cada paciente de acordo com a necessidade e as informações que são necessárias para o tratamento. Assim não é preciso preencher todos campos do formulário, apenas aqueles que são relevantes para a situação.

Acesso facilitado

Todos os profissionais envolvidos no tratamento do paciente podem ter acesso rápido ao prontuário para consultar detalhes das consultas anteriores. Isso ajuda no tratamento multidisciplinar, que hoje vem sendo adotado pelos profissionais de saúde.

Agilidade no atendimento

As consultas se tornam mais ágeis quando as informações podem ser acessadas de maneira mais rápida. O prontuário eletrônico facilita esse processo e possibilita um aumento na produtividade sem haver queda na qualidade do seu atendimento.

Modernidade

Pacientes preferem procurar médicos que se mantém atualizados, não apenas na sua especialização, mas também com relação às novidades para o atendimento. O uso de plataformas de gerenciamento demonstram preocupação com inovações e tecnologias.

Segurança

Os dados fornecidos no prontuário eletrônico são muito mais seguros que os prontuários de papel. Isso porque são usados sistemas de proteção dos dados que impedem o acesso de estranhos às informações dos pacientes.

Como otimizar o atendimento com o prontuário eletrônico

Otimizar o atendimento médico é muito mais do que apenas reduzir o tempo de duração de uma consulta. Na verdade esse é um dos pontos menos importantes nesse processo, o mais importante é criar estratégias para oferecer o melhor aos pacientes.

Por isso, na otimização é preciso pensar em cada detalhe, a começar pelo prontuário utilizado. Investir em um prontuário eletrônico pode ajudar a melhorar todo o processo da consulta e a interação com o paciente.

Para começar o prontuário eletrônico facilita a leitura das informações pois não há risco de letras não compreendidas.

Estamos falando de informações relevantes para entender o histórico do paciente e o tipo de abordagem, assim é importante conseguir compreender com perfeição tudo que foi escrito no documento.

Além disso, é possível identificar o paciente e suas queixas antes de mesmo de iniciar a consulta, dessa maneira a abordagem é mais pessoal e receptiva. Todo mundo gosta quando procura um médico e ele se lembra de todo o histórico do tratamento, isso demonstra preocupação.

O tempo do atendimento também é reduzido quando o médico investe em prontuários eletrônicos, pois a pesquisa se torna mais simples. Mesmo não sendo o foco da otimização, a economia de tempo representa maior ganho financeiro.

Para os pacientes o atendimento é muito mais satisfatório, ainda que tenha uma duração menor. Isso porque o tempo oferecido é totalmente dedicado às suas necessidades atuais e não em entender o problema desde o seu início.

É por isso que a otimização com o prontuário eletrônico aumenta a satisfação do paciente e simplifica a rotina dos médicos.

Prontuário eletrônico MEDX

Existem diversos tipos de prontuários eletrônicos disponíveis no mercado, alguns até mesmo realizados em documentos no computador. Mas na verdade usar uma plataforma de gerenciamento torna o processo ainda mais simples.

O armazenamento é feito pelo sistema, assim não há necessidade de se preocupar com espaço disponível no computador. A organização é toda feita de maneira automática, o que facilita a procura por pacientes ou por data de atendimento.

Os médicos ainda têm acesso a um formulário modelo onde os dados serão adicionados. Porém com a possibilidade de personalizar as informações mais importantes para cada paciente.

A MEDX oferece um software de gerenciamento completo que ajuda não apenas com o prontuário eletrônico, mas com todo o cuidado e organização de clínicas e hospitais. Com diversas tecnologias os profissionais têm acesso facilitado aos dados dos pacientes até mesmo pelo smartphone.

Isso sem falar na opção de consulta online, agendamento e chat com os outros funcionários pela plataforma. Os pacientes também podem entrar em contato com a equipe de profissionais e até mesmo diretamente com o médico pelo chat disponível por aplicativo.

É mais uma maneira de simplificar a rotina e oferecer mais modernidades ao consultório.