A educação financeira para médicos é tão importante quanto para qualquer outro tipo de profissional. Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, uma grande parcela de médicos brasileiros têm problemas com dívidas.

Isso acontece pois mesmo recebendo salários altos, alguns médicos não controlam os seus gastos, e a facilidade em conseguir uma quantia relevante com apenas um plantão é outro motivo para os problemas financeiros.

Assim, é preciso ter em mente que mesmo pessoas com certa estabilidade nos ganhos podem ter problemas financeiros pelo descontrole. Essa falta de gerenciamento financeiro interfere até mesmo na sua clínica, afetando o crescimento dos negócios.

É por isso que a educação financeira para médicos é tão importante. Para você entender mais sobre o assunto, separamos algumas dicas que vão ajudar a controlar seus ganhos e gastos.

O que é educação financeira para médicos

Existem diversas maneiras de conseguir um bom gerenciamento do dinheiro, como por exemplo contratar um profissional. Porém, com algumas simples mudanças na rotina já é possível transformar a sua vida financeira em pouco tempo.

Educação financeira é bem mais simples do que muitos acreditam, não é preciso realizar cursos complexos para aprender a cuidar do seu dinheiro.

Com algumas mudanças simples na rotina e aprendendo técnicas de gerenciamento, em pouco tempo será possível ver a diferença na sua renda mensal.

Basicamente, a educação financeira para médicos tem o intuito de organizar todo o dinheiro ganho em um mês e controlar a sua saída. Ela também ajuda a criar estratégias, definir metas, assim seus gastos serão menores e as suas conquistas maiores.

Benefícios da educação financeira para médicos

Investir em educação financeira proporciona diversos benefícios para a vida das pessoas. Os principais são:

Ajuda com as dívidas

Com educação financeira todo mundo consegue quitar dívidas e ainda começar a guardar dinheiro. Como já falamos, na área médica o descontrole é grande e com isso vem as dívidas e a inadimplência.

Mas basta aprender sobre gerenciamento que essas dívidas podem ser encerradas e logo seus ganhos terão fins muito mais proveitosos.

Evita surpresas com a conta do cartão

As compras com cartão de crédito são um grande facilitador para quem tem problemas de controle financeiro. É muito comum se assustar e não reconhecer o alto valor da fatura, esse é um sinal de problemas com gastos.

A educação financeira ajuda médicos a aprender como controlar seus gastos e reconhecer para onde está indo cada centavo ganho.

Aumenta o poder de compra

Gerenciando de maneira mais efetiva seus ganhos e gastos, o seu poder de compra se torna muito maior. Isso porque será possível até mesmo guardar dinheiro e investir em equipamentos mais caros, mas que possibilitam a oferta de novos serviços.

O planejamento permite que diversos itens sejam adquiridos sem que hajam dívidas longas ou impossíveis de serem pagas.

Possibilita mais realizações

Esse planejamento ajuda até mesmo no preparo para compra de imóvel, um carro novo ou uma viagem dos sonhos. Tudo isso tem um custo mais alto e precisa ser feito com muitos ajustes, a educação financeira é a responsável por auxiliar nesse processo.

Além disso, as atualizações na área médica, que não são baratas, podem ser mais frequentes. Isso impacta diretamente no seu crescimento profissional.

Acelera o crescimento profissional

Como falamos, a atualização médica é muito importante para o desenvolvimento profissional. O controle financeiro ajuda não apenas no seu aperfeiçoamento como também na sua área de trabalho.

Quem tem clínica sabe bem o quanto é difícil adquirir equipamentos novos e oferecer novidades aos pacientes. Porém com o gerenciamento adequado será possível planejar melhorias e alcançar esses objetivos.

Dicas de educação financeira para médicos

Existem diversos cursos que podem contribuir com a educação financeira para médicos, mas para começar separamos algumas dicas que vão te auxiliar no processo.

Separe seus gastos pessoais dos profissionais

O primeiro passo para conseguir ajustar a vida financeira é separar o dinheiro da clínica do seu dinheiro pessoal. Assim evite retirar pequenas quantias para as necessidades do cotidiano.

Separe o valor total que é necessário para manter a clínica, como pagamento de contas fixas e variáveis do empreendimento. Também destine uma parte do valor de reserva para imprevistos e ainda uma quantia para futuros investimentos no negócio.

Para as suas contas pessoais use o seu ganho mensal e tenha sempre um dinheiro consigo para não precisar usar o caixa da sua clínica com gastos pessoais. Dessa maneira será muito mais simples entender o quanto ganhou em um mês e com o que o dinheiro foi gasto.

Crie uma planilha de gastos

O segundo passo é criar uma planilha de gastos para você e outra para a clínica. Nessa planilha precisam ser adicionados todos os tipos de gastos, como contas fixas, de aluguel, salários e outros e ainda gastos menores, como compra de produtos e outros.

Na sua planilha pessoal o mesmo deve ser feito: os gastos com a casa, sua fatura do cartão e ainda os gastos com alimentação e outros. Além disso, qualquer compra realizada no mês deve ser adicionada à planilha, assim você poderá conferir os gastos finais do mês.

Estabeleça metas de curto e longo prazo

Estabelecer metas é uma excelente dica de educação financeira para médicos pois ajuda a reduzir os gastos. Isso mesmo, quando temos objetivos nosso senso de gasto é melhor controlado para conseguir alcançar o resultado final.

E sempre que uma meta é alcançada a sensação de realização aumenta, assim como o entusiasmo por novos desafios.

Por isso defina metas curtas, como pintar a casa, trocar de celular ou realizar uma viagem pequena e também metas mais longas, como trocar de carro, comprar uma casa nova ou realizar uma grande viagem.

Invista em um software de gerenciamento

Utilizar um software de gerenciamento para sua clínica vai te ajudar no controle total do funcionamento da sua empresa. Inclusive nos ganhos mensais, na entrada e saída de dinheiro e gastos com o local.

Um software, como o MEDX, ainda colabora para o aumento da sua clientela. Isso porque ele ajuda nas consultas, na interação com o paciente e oferece muito mais conforto, até mesmo para quem prefere as consultas online.

Esse é um tipo de investimento para sua clínica que trará um grande retorno para a sua vida financeira.

Ter controle ajuda no desenvolvimento profissional, mas principalmente no seu crescimento pessoal. Por isso, comece hoje a investir na sua educação financeira.