Consultório de nutrição: como fidelizar pacientes?

Um dos maiores desafios de todo nutricionista é conseguir fidelizar seus clientes. Isso acontece principalmente pelas altas expectativas que esses pacientes depositam na consulta. Assim é muito comum atender pacientes apenas uma vez e não obter retorno algum após a consulta.

O problema é que essa falta de retorno atrapalha os ganhos do profissional e o impedem de realizar um bom trabalho.

Porém esse cenário pode ser alterado com algumas mudanças simples, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a aumentar a fidelização dos seus pacientes.

Dicas para fidelizar pacientes na sua clínica de nutrição

Prestar atendimento personalizado

O ponto principal para o nutricionista oferecer um atendimento de qualidade é demonstrar preocupação com as individualidades de cada paciente. Para isso é preciso ouvir as queixas desse paciente e criar um plano alimentar dentro dos relatos do cliente.

Oferecer apenas dietas prontas e fora dos padrões que o paciente precisa é o principal motivo para ele não retornar ao consultório. Então seja atencioso aos horários disponíveis e ao nível de preparações e gastos com a alimentação que cada paciente possui.

Também é preciso ser ágil, sabemos que criar um plano alimentar não é tão simples e exige tempo, mas demorar para entregar a dieta ao paciente faz com que ele perca o interesse em seguir o plano.

No dia do retorno do paciente, estude o histórico de doenças, queixas e o plano que foi elaborado anteriormente. Dessa maneira o paciente sente que você se lembra do atendimento e está oferecendo um cuidado personalizado.

Manter contato após a consulta

Além do atendimento de qualidade, o ideal é manter contato após a consulta. Envie mensagens perguntando sobre o andamento do processo, se existe alguma dificuldade ou dúvida.

Dessa maneira o paciente sente a preocupação do profissional e sente maior satisfação com o serviço prestado. Você ainda pode enviar novas receitas que testar e que estejam dentro do plano alimentar do paciente.

Estar disponível para seus pacientes ou para quem procura conhecer seu trabalho é a melhor maneira de atrair e fidelizar clientes. Por isso responda mensagens nas redes sociais, tenha um whatsapp para trabalho e ainda chats por onde a comunicação possa ser feita.

Essa relação de proximidade cria vínculo com o paciente e assim a fidelização é mais fácil. Cuidado apenas para não ser inconveniente, envie mensagens em horário comercial e caso não receba nenhuma interação, não insista.

Investir em consultório bem equipado

O consultório de um nutricionista é o primeiro contato que ele tem com a sua empresa. Assim é preciso investir em um local bem organizado e equipado, isso não quer dizer que precisa ser em um local caro ou com equipamentos de alto custo.

A organização, limpeza e uso de equipamentos necessários é o que faz toda diferença. Um profissional desorganizado, que sempre se atrasa e não consegue encontrar os dados de pacientes não é bem visto.

Uma maneira de demonstrar organização e qualidade no atendimento é utilizando programas de gerenciamento de consultório, como o MEDX. Esses programas ajudam a manter a agenda atualizada, acessar dados dos pacientes e muito mais.

Vantagens de usar software do MEDX nas consultas de pacientes com restrições alimentares

Enviar mensagens de novidades

Quando falamos em fidelizar clientes é necessário pensar em alternativas para manter o contato pós consulta. Uma maneira de manter esse contato sem parecer insistente é com mensagens sobre novidades.

Você cria promoções e assim envia aos pacientes. Mensagens com novidades da clínica, parabenizando ou felicitando em datas especiais são ótimas opções, já que mantém sua clínica na lembrança dos pacientes e aumentam as chances de retorno.

Por isso, sempre peça a data de nascimento dos pacientes e programe mensagens para as datas especiais. Pacientes amam ser lembrados em momentos como o aniversário, é um mimo que não tem custo algum.

Oferecer mimos

Oferecer mimos nas consultas também é uma maneira de manter seu atendimento na lembrança dos clientes. Todo mundo ama receber brindes e essa é uma alternativa para deixar seu contato sempre na mão do paciente.

Inclusive você pode criar um programa de pontos, comece oferecendo um ímã bonitinho e com o seu contato. Conforme o paciente retorna para as próximas consultas novos brindes são oferecidos, como garrafinhas de água, caderneta ou uma caneta.

Esse tipo de brinde não faz o paciente retornar, mas ele ajuda a aumentar a satisfação após a consulta e assim colabora para a fidelização dos clientes.

Você pode até criar um sistema para premiar indicações, como uma consulta grátis para cada dez indicações. Ou um desconto para o cliente e o indicado na primeira consulta, ou ainda um desconto conforme a perda de peso ou avanço no processo de emagrecimento.

Converse com seu paciente sobre expectativas

Pacientes quase sempre chegam ao consultório achando que vão perder peso em alguns dias. Por isso, desde o primeiro contato é preciso conversar sobre as expectativas do paciente e a realidade do processo.

Mas é preciso fazer isso sem desanimar o paciente, cuidado com as palavras, mostre os benefícios de seguir o plano alimentar e que o processo é de mudança de hábitos. Assim ele vai entender que não está realizando apenas uma dieta qualquer.

Isso ajuda a aumentar a satisfação do paciente após os primeiros resultados e, consequentemente, aumenta as chances de retorno.

Utilizar tecnologia

Hoje existem diversos softwares criados para ajudar na rotina clínica, o MEDX é o melhor nesse setor pois oferece muitos benefícios para profissionais e pacientes. O primeiro é relacionado ao controle de agenda e o acesso pelo smartphone de qualquer lugar.

Além disso, ele ajuda a agilizar a criação dos planos alimentares oferecendo diversos modelos de planos que podem ser ajustados de acordo com a necessidade de cada paciente.

Isso sem falar no tele atendimento que pode ser realizado pela plataforma, e ainda chat direto com seus clientes. Assim você fica mais próximo e consegue responder cada questionamento com mais agilidade.

No MEDX nutricionistas ainda têm formulários prontos de recordatório alimentar, avaliação antropométrica, avaliação bioquímica, entre outros, e avaliação dos dados informados. Isso ajuda no diagnóstico final e possíveis problemas crônicos, auxiliando na criação de um plano alimentar mais fiel à realidade de cada cliente.

Investir em um programa como o MEDX é a melhor maneira de conseguir colocar em prática todas as outras dicas apresentadas no texto.