Você, nutricionista, sabia que existe uma alternativa que torna mais simples seus atendimentos a pacientes com restrições alimentares? Isso mesmo, o MEDX tem um software desenvolvido especialmente para facilitar a sua rotina.

Qualquer  nutricionista sabe o quanto é trabalhoso personalizar e planejar a rotina de alimentação de cada paciente. Principalmente quando o paciente tem restrições alimentares, independente do motivo da exclusão do componente.

E se engana quem acha que apenas em hospitais o nutricionista atende pacientes com restrições alimentares. Na rotina clínica também é muito comum encontrar pessoas com esse tipo de problema. Aliás esse costuma ser um dos  principais motivos para procurar ajuda do nutricionista, conseguir adaptar a alimentação para essa nova condição.

Vantagens em utilizar o MEDX na sua clínica de nutrição

Casos de restrições alimentares

Os casos que primeiro vem à mente são pacientes com doenças que causam a restrição alimentar. Os casos mais comuns são celíacos, que têm intolerância ao glúten, e também intolerantes à lactose.

Mas na verdade outros grupos também sofrem as restrições alimentares, como por exemplo, doentes renais, que precisam reduzir o consumo de proteínas e de sódio. Também temos os  diabéticos e hipertensos, que precisam controlar o consumo de açúcares e de gordura e sódio, respectivamente.

E ainda podem ser incluídos nesse grupo de restrições alimentares os vegetarianos, veganos e aqueles que seguem dietas restritivas por vontade própria.

Em todos esses casos o software MEDX oferece vantagens para que você, nutricionista, possa realizar consultas com mais qualidade. E não apenas para seus pacientes com restrições alimentares, ele pode ser usado para qualquer paciente.

Para te explicar de maneira mais detalhada vamos apresentar as principais vantagens de usar o software MEDX.

Coleta de informações simplificada

Em uma consulta habitual o nutricionista precisa perder algum tempo conversando com o paciente e coletando dados para sua ficha.

O tempo gasto nessa tarefa ocupa grande parte da consulta e torna as outras etapas um pouco menores. O Software MEDX torna todo esse processo mais simples, pois o paciente recebe o relatório assim que confirma sua consulta.

Assim ele pode preencher as informações em casa, com calma e sem constrangimento de ter que relatar hábitos alimentares ruins. Isso diminui o tempo gasto na consulta com essas primeiras informações e ainda aumenta a veracidade dos dados passados.

Avaliação instantânea do recordatório alimentar

O recordatório alimentar do paciente pode ser enviado já preenchido para o nutricionista pelo próprio sistema. Dessa maneira o nutricionista pode analisar as necessidades do paciente com antecedência, principalmente em casos de restrições alimentares.

Além de enviar e receber o recordatório alimentar, o software MEDX ainda faz a análise dos dados e fornece relatório instantâneo. Essa análise é feita tanto nos valores de macro quanto de micronutrientes.

Ele analisa cada item de acordo com as informações passadas pelo profissional, como doenças pré existentes. Isso permite ao nutricionista entender de maneira mais simples onde é preciso realizar mudanças na alimentação do paciente.

Avaliação antropométrica

O nutricionista também pode adicionar as informações coletadas na avaliação física do paciente, ou seja, a avaliação antropométrica. O MEDX permite analisar os dados adicionados e fornece um relatório em gráfico para apresentar a condição física de cada pessoa.

Esses gráficos são formados com base em valores definidos como padrão e nas doenças ou restrições alimentares relatadas. Através dos valores encontrados na medição de pregas cutâneas o nutricionista recebe o cálculo de porcentagem de gordura.

A taxa de metabolismo basal também é calculada automaticamente a partir dos dados antropométricos do paciente.

Avaliação de exames laboratoriais

Exames laboratoriais são extremamente importantes para o diagnóstico correto de um paciente, e quando falamos de pessoas com restrições alimentares essa importância é ainda maior.

No software MEDX o nutricionista não apenas consegue analisar os resultados como recebe alerta de alterações. Todos os exames são armazenados no perfil do paciente e assim podem ser consultados futuramente.

Isso permite comparações entre exames para observar melhor a efetividade do plano alimentar proposto e os pontos que ainda precisam de alteração. Todas essas avaliações que o MEDX ajuda a formar são importantes para garantir que suas prescrições sejam precisas.

Modelos de planos alimentares

As orientações aos pacientes com restrições alimentares é bem mais simples, pois o nutricionista tem acesso a diversos modelos de planos alimentares. Tem opções para várias necessidades, como hipertensos, celíacos, veganos e também para tipos de dietas, como low carb ou cetogênica.

Assim você só precisa personalizar para cada um dos seus pacientes, mas seguindo a base já criada no sistema. Essa economia no tempo de preparo do plano alimentar completo permite que o nutricionista entregue as orientações já na primeira consulta.

Possibilidade de criar seus próprios planos alimentares

E o profissional não precisa seguir os modelos de planos liberados no software MEDX. Se quiser, ele também pode criar seus próprios planos e salvar para usar em outras ocasiões. Cada plano pode ser personalizado de acordo com os hábitos dos seus pacientes.

O melhor é que para simplificar ainda mais sua rotina, as refeições podem ser copiadas e coladas. Ou seja, não é necessário pesquisar cada alimento duas vezes, se a refeição será igual em dois planos alimentares basta copiar de um e colar no outro.

Outra grande vantagem é o banco de dados com mais de 3000 alimentos cadastrados e disponíveis para você tornar seus planos alimentares ainda mais específicos.

Personalização do plano alimentar para impressão

Além de todas as vantagens que já destacamos, o MEDX ainda permite personalizar a impressão dos recordatórios e do plano alimentar. Assim você pode escolher entre imprimir com mais informações ou de maneira simplificada para os pacientes.

Viu só como o software MEDX é vantajoso para nutricionista? Todas as facilidades permitem que você, profissional, foque sua atenção no que é realmente importante, seu paciente e suas necessidades.

Com mais tempo livre nas consultas sua dedicação será em ouvir mais e conhecer mais os motivos e dores de maneira individualizada. É muito mais benéfico para aperfeiçoar ainda mais os seus atendimentos.

Faça uma experimentação de 30 dias e conheça nossas funcionalidades.