Telemedicina no Brasil: Quais são as tendências para o futuro?

A telemedicina no Brasil ganhou força nos últimos anos e a expectativa é que esse método de atendimento cresça ainda mais. Hoje ela não é mais uma tendência e sim parte da realidade e da rotina de médicos e outros profissionais da saúde.

A facilidade e economia que a telemedicina oferece são os principais motivos para acreditar que ela se tornará ainda mais presente. Poder solicitar a avaliação de um clínico geral ou especialista sem sair de casa e não precisar gastar com deslocamento e perder horas de trabalho tornam a telemedicina muito atrativa.

Isso sem falar que os profissionais se sentem mais livres e conseguem atender mais pacientes em um único dia. Assim sua produtividade se torna maior e sem a necessidade de ter um grande escritório ou equipe para ajudar na organização dos atendimentos.

E por todo esse crescimento esperado é que existem pesquisas constantes com o objetivo de aprimorar a telemedicina no Brasil e no mundo. Da mesma forma que acontece com outros pontos da tecnologia e no contexto digital, o atendimento virtual terá apenas crescimento e os estudos para aprimorar essa técnica são muitos. Veja a seguir as principais tendências da telemedicina para o futuro.

O que é telemedicina

Antes vamos entender um pouco mais sobre o que é a telemedicina. Na prática, a telemedicina é uma alternativa para as consultas presenciais. Isso quer dizer que todo o atendimento e interação entre paciente e médico é realizado pela internet.

A partir dos relatos do paciente e de uma análise simples o médico é capaz de diagnosticar problemas simples. Os exames laboratoriais ajudam a formar o diagnóstico e assim orientar o paciente quanto ao cuidado correto.

Claro que nem todos os casos podem ser resolvidos assim, mas grande parte dos problemas corriqueiros aceitam esse tipo de atendimento.

Mais adeptos à telemedicina no Brasil

Ainda existem muitas pessoas que não acreditam na eficácia da telemedicina no Brasil e por isso realizam consultas presenciais. Mas a tendência é que o sucesso dessa técnica de atendimento atraia cada vez mais adeptos.

Muitos profissionais também são resistentes e precisam se adaptar à nova realidade, por isso a modernização é tão necessária. Com médicos preparados para atender seus pacientes à distância os resultados das consultas serão cada vez melhores.

Quanto melhor a experiência com a telemedicina, maior será a aceitação e procura por esse tipo de atendimento no Brasil. Nos Estados Unidos a procura por consultas online aumentou de 11% para 46% somente em 2020.

Por lá essa modalidade já era usada há alguns anos, enquanto no Brasil ela só foi permitida a partir de 2020. Isso demonstra que a procura cresce a cada dia e será uma forte alternativa para casos simples em apenas alguns anos no Brasil.

Tendências da Telemedicina no Brasil

Uso de inteligência artificial para a telemedicina

O avanço na tecnologia tem grande impacto para a telemedicina no Brasil e a expectativa é que a inteligência artificial possa ajudar no uso da ferramenta. Como por exemplo com sistemas que possam reconhecer se alguém precisa ou não de uma consulta.

E o melhor que apenas por essa triagem com uma inteligência artificial seja possível definir se o seu caso necessita de uma consulta presencial. Isso pode ajudar a reduzir os atendimentos desnecessários e aumentar a efetividade da telemedicina.

Nos casos de  alergias graves, AVC, infarto e outros problemas agudos, o tempo de resposta precisa ser rápido. E o paciente ou acompanhante nem sempre sabe reconhecer a gravidade do que está acontecendo.

Baseado em um sistema de inteligência artificial, até mesmo a resposta aos problemas mais graves será mais rápida. O motivo é que através da análise nessa triagem o sistema pode informar que a pessoa precisa procurar ajuda médica com urgência.

Maior prevenção e tratamento precoce

A maioria das pessoas busca ajuda médica quando a dor ou o incômodo se tornam intoleráveis. Esse desleixo com a saúde muitas vezes causa o agravo das doenças e um tratamento simples se torna complexo.

O principal motivo para essa falta de preocupação é a correria do cotidiano e o pouco tempo livre. Além disso, existem pessoas que não gostam da presença de um médico e sentem medo do que podem descobrir.

Com a telemedicina todos esses empecilhos são reduzidos, pois você não precisa mais sair de casa para ser atendido. Assim pode solicitar uma consulta em qualquer momento livre do dia, sem precisar abrir mão das suas horas de descanso.

A maior procura por orientação médica vai ajudar a aumentar o tratamento precoce e também a prevenção de doenças. Tudo isso é uma tendência de grande valor para a telemedicina no Brasil.

Receitas digitais

Hoje já temos contato com receitas digitais sendo distribuídas pelos médicos adeptos à telemedicina. Mas em pouco tempo a ideia é que não seja mais necessário imprimir receitas ou apresentar a cópia nos smartphones.

Uma das tendências da telemedicina no Brasil é que haja uma integração entre os consultórios credenciados e as farmácias. Assim a solicitação médica será enviada diretamente para um sistema central onde os atendentes terão acesso a receita e a assinatura digital do médico.

Também médicos de um mesmo sistema, como o SUS, poderão acessar com facilidade seu histórico de consulta e de medicamentos. Isso pode agilizar sua consulta, oferecer uma melhor continuidade ao tratamento e ajudar em caso de troca involuntário de profissional.

MEDX: Software para telemedicina no Brasil

O MEDX é um software voltado para a telemedicina no Brasil e tem como objetivo tornar o contato entre profissional e paciente muito mais simples. Para isso ele oferece o que há de mais atual no mercado e sempre busca novidades para agregar ao sistema.

Hoje os profissionais contam com sistema de vídeo chamada, chat para contato com o paciente e até integração com e-commerce para você receber pelas suas consultas. E ainda tem muitos outros benefícios, como assinatura digital, interação com sua equipe e confirmação de consulta por whatsapp.

Nós já trabalhamos com inteligência artificial que ajuda o profissional a usar o sistema do software e também ajuda os clientes no preenchimento de formulários.

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