A medicina tradicional também foi revolucionada pela tecnologia. Muito além dos exames cada vez mais precisos e procedimentos cada vez mais modernos, a telessaúde surge para revolucionar o dia a dia médico.

Mas afinal, o que é telessaúde e como o serviço pode transformar a sua clínica médica?

A telessaúde se refere a uma ação nacional pensada para apoiar o diagnóstico em regiões remotas do país. Mas a abordagem vai bem além da saúde pública, como foi proposto inicialmente.

A iniciativa amplia o alcance da saúde para locais de difícil acesso, por exemplo, bem como evita aglomerações em clínicas, deslocamentos desnecessários, entre outros benefícios que você acompanha nesse artigo.

Mas afinal, o que é telessaúde?

A telessaúde é a plataforma que permite a Teleconsulta com prontuário eletrônico, conectando médico e paciente. Ou seja, é um sistema de prestação de serviços médicos que possibilita atendimentos à distância, feitos por meio de tecnologias da informação e de comunicação (TICs).

Dessa forma, a telessaúde se refere a um novo jeito de oferecer acesso a saúde, quebrando inclusive as barreiras proporcionadas pela distância, promovida pelo acesso às novas tecnologias de imagem, áudio e vídeo que ajudam as clínicas a ampliar a oferta de serviços oferecidos de forma online, como laudos médicos e consultas para avaliar uma segunda opinião médica.

A telessaúde também tem outras subáreas além da teleconsulta, como a tele-educação sanitária ou em saúde, redes de investigação e tele-epidemiologia, redes de administração e gestão em saúde.

Ou seja, no Brasil, ela abrange todas as atividades que podem ser prestadas à distância, como a teleconsulta, telediagnóstico, teleinterconsulta e teleducação. Abrangendo a troca de informações entre médicos e pacientes de todas as formas possíveis na medicina.

Inclui ainda a telemedicina, segmento que usa a internet, plataformas estruturadas e tecnologias de imagem, áudio e vídeo para ampliar a oferta de serviços, como laudos médicos à distância e segunda opinião de especialistas.

Vale lembrar que no Brasil, a telessaúde não é apenas um conceito médico, como também um programa de governo proposto pelo Ministério da Saúde. O Telessaúde Brasil Redes, é uma iniciativa pública voltada à qualificação do atendimento de atenção básica na rede pública.

Importância de oferecer a telessaúde

A telessaúde é uma forma de democratizar o acesso à saúde em todo o país. Considerando o tamanho do Brasil, e a dificuldade de encontrar bons médicos em cidades menores e mais remotas, a telemedicina acaba trazendo a possibilidade de se consultar com bons especialistas.

Ou seja, acaba rompendo barreiras de distância, dificuldade de transporte, necessitando apenas do acesso à internet. Vale lembrar que a telessaúde também permite a realização do telelaudo.

Para o telelaudo, o exame é feito em uma clínica por um técnico especialista. Em seguida, enviado para a plataforma de telemedicina, que ficara responsável por encaminhar por um especialista que deve laudar e devolver em 30 minutos.

Esses são alguns motivos que tornam a telessaúde importante para que os pacientes tenham acesso ampliado à saúde e bons especialistas.

Mas quais os benefícios da telessaúde para os médicos?

A telessaúde é importante para os médicos pois permite aumentar a quantidade de consultas realizadas. Bem como torna a relação do médico e do paciente mais próxima, fator que acaba tornando o atendimento mais humanizado.

Como garantir segurança e eficiência para telessaúde

Um dos pontos mais importantes da prática da medicina é a segurança de informações entre médico e paciente. Não é para menos que existem leis que garantem o sigilo médico-paciente. Por isso, a segurança de informações na telessaúde deve ir além do sigilo proposto por médico

Afinal, com os dados do paciente digitalizados em um sistema online, é necessário oferecer máxima segurança para que não tenha as informações vazadas. Por isso, é de suma importância para o médico investir em softwares tecnológicos que garantam a segurança de informações.

Para os médicos e profissionais de saúde que não entendem muito de tecnologia, a dica é investir em softwares em nuvem, que tenham os dados protegidos. Isso porque garante a segurança tanto de vazamento de informação quanto o backup em nuvem, evitando que se perca em um problema com rede interna, por exemplo.

Tecnologia como aliada

Uma dica para quem quer passar a praticar a telessaúde, é investir em plataformas que ofereçam esse tipo de serviço. Uma plataforma online que ofereça uma série de serviços em saúde, com a sua prestação ocorrendo à distância.

Um exemplo disso é o MEDX, plataforma em nuvem que permite a realização de teleconsultas, interpretação de exames e outras iniciativas importantes.

O módulo de telemedicina é incorporado com recursos de vídeo chamada, envio de arquivos, chat, integração com e-commerce para você receber os valores das suas consultas e assinatura digital ICP-Brasil.

Além do módulo de teleconsultas, que disponibiliza outras ferramentas como a tecnologia de armazenamento e compartilhamento de informações em nuvem. O que permite ao profissional acessar a plataforma e fazer uso de seus recursos, mesmo estando distante dos grandes centros urbanos. Ou seja, pode atender do conforto de sua casa, sem precisar se preocupar com deslocamento.

Para tornar o dia a dia mais fácil na clínica, principalmente quando tiver a distância, é possível contar com a ferramenta que faz toda a comunicação entre usuários para otimizar a troca de mensagens com a sua equipe.

O MEDX também conta com inteligência artificial on board, o Art, o bot (robô) com inteligência artificial provida pelo IBM Watson. A ferramenta te ajuda a utilizar e aproveitar o máximo da plataforma digital, ajudando com todas as funcionalidades disponíveis na plataforma. Tornando ainda mais fácil para quem não é tão bom em tecnologia, acessar as informações e utilizar todas as funções propostas pela MEDX.

Para quem quer experimentar o módulo de telemedicina ilimitado da MEDX, que garante conforto, atendimento personalizado, fluxo de informações eficiente e  acessibilidade, é possível experimentar por um mês grátis, entre em contato com um e nossos consultores e saiba mais!