Se você é médico, sabe bem que apenas concluir a graduação não é suficiente para ser um bom profissional. Além das especializações, é preciso também se manter atualizado quanto às novidades da medicina.

O conhecimento técnico em determinada área da medicina não basta para conseguir construir uma carreira e conquistar pacientes. É preciso muito mais investimento na formação do profissional.

Sabemos que cada dia mais os pacientes têm se tornado mais exigentes, tanto com o tipo de atendimento recebido quanto pelo conhecimento do profissional.

Quem não se atualiza é deixado para trás e perde espaço no mercado.

Com o avanço da tecnologia, as pesquisas e descobertas vêm se tornando muito mais rápidas e isso quer dizer uma quantidade enorme de informações. Para acompanhar essa evolução é necessário investir muitas horas de estudo, o que nem sempre é possível.

Ainda assim, esse é um sacrifício que traz retorno certo, separamos alguns benefícios que mostram a importância de investir em atualização médica.

Benefícios de realizar atualização médica

Novas tecnologias

A tecnologia veio para ficar e no ramo da medicina não é diferente. Cada dia surgem novidades que tem o objetivo de simplificar a rotina de médicos e pacientes. Além disso, a tecnologia agiliza os resultados, comprova diagnósticos e ajuda no tratamento das doenças.

São diversas opções de máquinas e sistemas que podem tornar sua consulta muito mais eficaz. Esse é um dos principais motivos para médicos se manterem sempre atualizados e em busca de novidades tecnológicas.

Atendimento mais humanizado

É comum que com o passar dos anos trabalhando dentro de hospitais os médicos se tornem mais insensíveis. Claro que isso não é proposital, na verdade acontece como uma barreira para que os profissionais não sejam impactados pelos problemas dos pacientes.

Esse tipo de comportamento é normal e até saudável para a saúde dos médicos, porém existe um meio termo onde é possível atender de maneira humana sem se envolver diretamente com os problemas.

Hoje existem diversos cursos voltados justamente para esse atendimento humanizado e no aperfeiçoamento do profissional.

Novos medicamentos

A indústria farmacêutica evolui de maneira muito rápida, por isso é importante conhecer os novos medicamentos. Assim como também é importante saber quais remédios estão deixando de serem usados.

Essa evolução no setor representa mais segurança e melhores resultados para os pacientes, a atualização na área é essencial para médicos que desejam prestar um atendimento de excelência.

Novos tratamentos

Através de pesquisas novos tratamentos são desenvolvidos, essas técnicas são mais eficazes e mais aceitas pelos pacientes. A resposta ao tratamento, o tempo de duração e até mesmo o conforto durante o processo evoluem ao longo do tempo.

Por isso, estar sempre atualizado quer dizer oferecer o que há de melhor aos seus clientes. A preocupação com o bem estar dos pacientes aumenta as chances de retorno e de indicação dessas pessoas.

Atendimento mais simples

Ter conhecimento sobre novas doenças e também exames e tratamentos tornam o seu atendimento muito mais simples. Saber reconhecer os sintomas e como confirmar o diagnóstico facilita o trabalho e ajuda os pacientes e ter seu problema solucionado em menos tempo.

Retorno financeiro

Todos esses benefícios que foram mostrados formam um profissional mais completo e atualizado. Um profissional que investe em especializações e atualizações é reconhecido e valorizado pelos seus pacientes.

Isso quer dizer maior reconhecimento entre os pacientes e maior retorno financeiro, mais visibilidade na área e autoridade sobre o assunto.

Como se manter atualizado na área médica

Existem diversas maneiras de se manter atualizado na área médica, como por exemplo, realizando cursos com frequência. Esses cursos normalmente são focados em um assunto específico e exigem uma dedicação de dias.

O retorno dos cursos é muito positivo, porém o tempo de investimento pode não ser ideal para a realidade do seu consultório. Isso sem falar no investimento financeiro, que tem valor bem significativo.

Outra alternativa é assistir palestras e participar de simpósios, o custo costuma ser inferior, assim como o tempo de duração. O detalhe aqui é quanto a abordagem, que normalmente é um pouco mais superficial e pode não oferecer todo o conhecimento que você deseja dentro do tema.

Ainda existe a possibilidade de buscar por conta própria novos artigos relacionados à sua área de atuação e ler com frequência. Essa é a melhor alternativa quanto ao custo, pois online é possível encontrar diversos artigos gratuitamente.

O problema é quanto ao tempo necessário para conseguir se atualizar lendo todos os artigos disponíveis. Conciliar a leitura de artigos com o atendimento dos pacientes, as rotinas administrativas e sua rotina pessoal é algo muito difícil.

Por isso, a melhor alternativa é contratar um serviço de stream dedicado à atualização médica. Hoje existem plataformas onde é possível estudar sem sair de casa e se manter por dentro de todas as novidades.

DOCFLIX: a melhor plataforma de atualização médica

A DOCFLIX é uma dessas plataformas criadas com o objetivo de ajudar médicos a se manterem atualizados de maneira mais prática. Neste stream você tem acesso a diversos mini cursos e aulas sobre temas diversos.

Todos os conteúdos são produzidos com o que há de mais recente na área de pesquisa médica e com didática simples. É a melhor alternativa para se manter por dentro das novidades sem precisar investir muito tempo ou dinheiro.

Você pode assistir as aulas onde quiser ou apenas escutar enquanto faz outras tarefas do dia. Como por exemplo, enquanto pratica atividade física ou enquanto dirige e ainda entre as suas consultas do dia.

As aulas são produzidas por palestrantes reconhecidos no Brasil e também no mundo e os temas abordados são todos atuais e de interesse da comunidade médica. As aulas são curtas, em torno de 30 minutos, mas para quem desejar, a plataforma ainda oferece um resumo de cada conteúdo de apenas 8 minutos.

A DOCFLIX ajuda os profissionais da área de saúde a se tornarem mais completos e atualizados com poucas horas de estudo por dia e assistindo os conteúdos onde achar melhor.