O e-mail marketing na área médica é uma estratégia muito popular e assertiva que ajuda em muitas frentes: estabelecer contato com o paciente, fortalecimento de marca, presença virtual e branding.

Nos últimos meses do ano é comum que as estratégias de comunicação das clínicas, hospitais, laboratórios e dos profissionais da saúde de modo geral sejam voltadas principalmente às comemorações, sendo os e-mails de boas festas bastante comuns, o que permite também manter seu lead aquecido.

Para ajudá-lo a criar uma comunicação tática mais assertiva e eficiente, compilamos nos tópicos abaixo algumas dicas eficientes para disparo de e-mails, além de sugestões de e-mails de boas festas. Confira!

O que você precisa saber sobre e-mail marketing

O e-mail marketing é um canal de marketing poderoso, uma forma de marketing direto e também digital, que utiliza o e-mail para promover os produtos ou serviços de uma empresa.

Você pode usá-lo como forma de divulgar serviços, confirmar agendamentos, enviar avisos de modo geral, além de estratégias de newsletter – que, no setor da saúde, é altamente útil.

Para isso, é importante recorrer a ferramentas de automação, pois, se você ou algum profissional precisar programar e-mail para a lista de contatos, um por um, certamente perderia um dia inteiro ou mais.

Com as ferramentas de automação, é possível disparar e-mails em massa, além de proporcionar estratégias dinâmicas, segmentadas, com o nome do paciente no corpo da mensagem, aumentando a pessoalidade e personalização.

Hoje em dia existem inúmeras ferramentas de automação de e-mail, desde as gratuitas às pagas, com inúmeros recursos e métricas que permitem avaliar diferentes taxas, como abertura de e-mail, conversão, número de agendamentos, clicks no template, e por aí vai.

Modelos de e-mail de boas festas

Confira abaixo algumas ideias de e-mails de boas festas que podem ser disparados para estabelecer contato com seu mailing e mantê-los atento aos seus serviços – mas não se esqueça que você pode utilizar sites de criação de templates, como Canva, MailChimp e Mailify, dentre tantos outros, para a criação da parte visual do e-mail.

E-mail de Natal

Nesta época do ano, sabemos que o quão importante é estar com a família reunida, entre nossos entes, partilhando as vitórias, conquistas e também os momentos não tão bons!

Nós, da [nome da empresa] desejamos a você e sua família um Feliz Natal e que este ano que encerra um ciclo os prepare para um novo ano de realizações!

Conte com nosso atendimento sempre que precisar. É um prazer atendê-lo e oferecer sempre o melhor que temos à disposição!

Boas festas!

E-mail de Ano Novo

As luzes de fim de ano refletem, mais do que nunca, o anseio por um novo ano próspero, cheio de saúde e muita alegria – compartilhada sem medo!

Um novo ano se aproxima e, com ele, temos a oportunidade de fazer novas escolhas, adotar novos hábitos, abandonar antigos e optar pela felicidade todos os dias.

Desejamos a você e sua família um ano de realizações pessoais, profissionais, resiliência, felicidade e, claro, muita saúde!

A [nome da empresa] está sempre à sua disposição. Conte com a expertise de nossos profissionais quando precisar!

Feliz ano novo!

Dicas para construir sua lista e-mail

Antes de mais nada, é importante ter um mailing consistente, ou seja, ter uma lista de contatos para disparar as mensagens.

Existem algumas maneiras de construir essa base de contatos, e todas elas têm a ver com valorizar seus pacientes, levando em consideração as melhores práticas de marketing.

Uma dica importante é não comprar listas de e-mail. Muitas empresas de marketing por e-mail têm uma política estrita e baseada em permissão quando se trata de endereços de e-mail, o que significa que o envio para listas compradas é proibido.

Em vez disso, concentre-se em encorajar as pessoas a optar por receber mensagens. Exemplo disso é oferecer conteúdo de valor regularmente para aqueles que assinarem a newsletter ou fornecerem seu e-mail pessoal.

Esteja ciente das regulamentações de tratamento de dados nacionais e internacionais e certifique-se de cumprir todos os requisitos legais e leis aplicáveis ​​em sua área ao enviar e-mails automatizados, como a LGPD, por exemplo.

A importância da automação no setor médico

A automação é um dos principais ganhos quando se trata de inovação e tecnologia na prestação de serviços. Isso porque permite atingir um alto número de pessoas sem demanda grandes esforços.

Como você pôde perceber, as ferramentas de automação de e-mail permitem estabelecer comunicação com um mailing com milhares de contatos em poucos minutos.

No entanto, existem outras ferramentas que aperfeiçoam ainda mais os serviços de um consultório médico.

O MEDX permite automatizar o seu consultório de ponta a ponta – desde a recepção, com o cadastro e agendamento de pacientes, passando pelo atendimento em si, e finalizando com o envio de pedido de feedback.

Desse modo, a ferramenta permite acompanhar a satisfação do paciente em relação aos serviços prestados e, a partir disso, entender o que precisa ser feito para aperfeiçoar o que eventualmente precise ser melhorado.

Além disso, o MEDX é uma plataforma de computação em nuvem, ou seja, não requer a instalação do software, permitindo que ele seja acessado a partir de qualquer computador ou celular, desde que se tenha acesso.

A ferramenta proporciona otimização do tempo do médico e de todos os profissionais envolvidos no consultório, além de modernizar os processos de atendimento dentro do consultório ou clínica e oferecer suporte 24 horas por dia.

Além disso, o MEDX é uma ferramenta que suporta a telemedicina – método de atendimento em exponencial crescimento e que ganhou ainda mais adeptos durante a pandemia.