O setor de saúde às vezes é muito complexo. Está sempre mudando devido aos avanços tecnológicos ou legislações vigentes.

Desse modo, é cada vez mais importante planejar os processos e rotinas de um consultório ou clínica, já que o funcionamento não exige apenas o atendimento aos pacientes, mas também atenção a impostos, questões tributárias, legais e toda a parte operacional que sustenta o dia a dia do local.

Fato é que o planejamento médico ajuda todos os níveis do consultório, não importa se é grande ou pequeno.

O que é Planejamento Médico Estratégico?

O planejamento estratégico em organizações de saúde envolve a criação de objetivos e o estabelecimento de metas para onde a organização se vê a longo prazo.

Com essas metas e objetivos em mente, você pode criar um plano para alcançá-los, traçar estratégias, estabelecer operações de rotina e manter o local funcionando de forma que suporte a escalabilidade de pacientes e atendimentos.

É importante considerar que não se trata de simplesmente definir metas e objetivos com base em suas necessidades. Você também deve defini-los de acordo com as tendências econômicas, políticas governamentais e avanços tecnológicos na área médica.

Ou seja, o planejamento médico é fundamental para o sucesso dos consultórios e clínicas. Desse modo, entender como sua empresa opera é a chave para criar um plano estratégico eficaz para o sucesso de todo o sistema.

Por que o planejamento estratégico é importante na área de saúde?

Melhor comunicação entre todas as cadeias

É fácil para os departamentos em todos os níveis ficarem confusos com o que está acontecendo. Tanto seus funcionários quanto as partes interessadas desejam garantir que o local tenha um futuro duradouro. 

Eles querem saber para onde sua organização está indo e as etapas necessárias para chegar lá. O planejamento eficaz na gestão de saúde pode ajudá-lo a estabelecer clareza e melhorar a comunicação entre os funcionários

Seu plano estratégico deve abordar as questões-chave, a visão e as metas de sua organização e as etapas para chegar lá. 

Desenvolvendo e compartilhando uma visão

Com isso em mente, você pode causar impacto em todos os níveis do consultório ou clínica. 

Os funcionários estarão comprometidos e motivados para ajudar a alcançar sua visão. As partes interessadas terão a confiança e a clareza de que precisam para tomar decisões financeiras sólidas. 

O planejamento estratégico na área de saúde que é claramente desenvolvido, executado e comunicado pode ajudar cada um dos envolvidos a transmitirem também sua visão e contribuírem para o funcionamento do local!

Maior motivação e engajamento dos funcionários

Os funcionários engajados desejam ser reconhecidos e ouvidos. Ser reconhecido por seus líderes pode ter um grande impacto em sua produtividade.

Cada funcionário deseja ter a responsabilidade de tomar decisões que sabem que irão beneficiar sua organização. Isso também os motiva a ter um desempenho acima dos padrões mínimos aceitáveis, conforme indicado na descrição do trabalho ou avaliação de desempenho. 

Os funcionários não se sentirão motivados a melhorar para uma organização que não estabelece uma visão clara ou um plano de jogo bem executado.

Liderança transformacional e autoridade

A liderança transformacional é um tipo de liderança que inspira seus funcionários a trabalhar mais e a fazer melhor. 

Ele incorpora técnicas que foram citadas na literatura de comportamento organizacional. 

Os líderes transformacionais comunicam claramente a visão de sua organização, acreditam em seus funcionários individualmente e têm a capacidade de produzir altos níveis de desempenho. 

Ajudar seus funcionários a entender como suas funções podem contribuir para a missão e visão de sua organização é uma parte crucial do gerenciamento estratégico.

Maior cooperação e colaboração da equipe

A colaboração e cooperação da equipe é um componente essencial na prestação de cuidados de saúde de alta qualidade. 

Para haver sucesso em todas as operações, os funcionários devem trabalhar juntos e de forma coordenada. O trabalho em equipe é essencial para cada setor de saúde, sempre a fim de melhorar o desempenho do consultório. 

Reserve um tempo para trabalhar em seu plano estratégico antes de compartilhá-lo com seus funcionários. 

Um plano estratégico bem pensado e executado pode aumentar o trabalho em equipe, melhorar a responsabilidade pelo desempenho e aumentar o envolvimento dos funcionários. 

Com todos os níveis trabalhando harmoniosamente juntos, você pode atingir rapidamente os objetivos de longo prazo de sua organização.

Dicas de planejamento médico

A forma mais eficiente de ter um planejamento estratégico é mapeando e entendendo as necessidades da empresa.

Aqui, é preciso entender que o seu consultório é também uma empresa, e não se pode negligenciar essa definição, já que para funcionar, precisa estar em dia com muitas questões legais.

Não se esqueça de considerar, durante o planejamento, a parte tributária e financeira do local. Estabeleça as rotinas contábeis e legais do local e as obrigações que precisam ser cumpridas regularmente nessas áreas.

Além disso, é altamente eficiente criar uma espécie de protocolo de atendimento, que mapeia toda a jornada do paciente, desde o agendamento até o fim da consulta, sempre com o objetivo de oferecer os melhores resultados e otimizar o tempo gasto.

Uma forma eficiente de conseguir fazer isso e atender eficientemente todos os pacientes é automatizando as rotinas do consultório.

A melhor solução para o seu consultório

Hoje em dia você pode recorrer a ferramentas de gestão em nuvem que suportam toda a jornada do paciente – da recepção à saída.

O MEDX é um software em nuvem que pode ser acessado em qualquer computador – com as devidas credenciais – e permite otimizar as rotinas do consultório, contemplando desde a recepção até o atendimento e feedback dos pacientes.

Trata-se de uma solução completa em gestão de atendimento para a área médica, focado em oferecer aos seus clientes ferramentas poderosas, simples de usar e que melhorem a eficiência e lucratividade de clínicas e consultórios.

Há mais de 14 anos, o MEDX oferece o que há de mais eficiente e permite modernizar o seu consultório de ponta a ponta.

Saiba mais sobre MEDX e veja como automatizar sua rotina de trabalho, ganhando tempo e eficiência!