Atendimento preferencial no consultório: o que é e como adotar?

Sobre o atendimento preferencial no consultório: o que é e como adotar no seu estabelecimento? Você que é gestor hospitalar, médico ou outro profissional, certamente, precisa deste conteúdo!

Uma dúvida comum para os gestores hospitalares ou donos de consultórios e clínicas, por exemplo, é sobre a organização do atendimento aos pacientes.

Isso porque há diferentes tipos de pessoas que chegam nos consultórios, todo dia. E você precisa se atentar para esse assunto, ou você pode até perder pacientes. Acompanhe esta leitura e veja mais!

Atendimento preferencial no consultório: o que é?

O atendimento preferencial diz respeito a uma prioridade que é dada a certos perfis de pessoas. Essa modalidade de atendimento é muito comum ser vista em hospitais, locais públicos e outros.

No Brasil, temos a lei 10.048/2000, a qual traz o atendimento prioritário para alguns estabelecimentos, tais como:

  • Bancos;
  • Locais onde prestam atendimento ao público;
  • Empreendimento ou locais de transporte público;
  • Ruas/logradouros.

Então, regra geral, a esfera privada não está condicionada a oferecer a prioridade no atendimento. Embora para cativar clientes e outras pessoas, muitos empreendimentos adotam esse tipo de organização.

Veja quem tem direito ao esse tipo de atendimento, a seguir.

Quais as pessoas têm direito de preferência no atendimento?

O atendimento preferencial pode ser melhor entendido ao olharmos o artigo 1 da lei 10.048/2000, que traz a previsão de atendimento prioritário para estas pessoas:

  • Idosos ou pessoas com mais de 65 anos;
  • Portadores de algum tipo de deficiência física;
  • Gestantes e/ou lactantes;
  • Mulheres ou pessoas com crianças de colo.

Por isso, essas pessoas têm direito a serem atendidas de modo prioritário, ou mesmo, podem contar com um horário especial agendado.

Claro que isso vai variar do tipo de especialidade que seu consultório esteja voltado, o que pode mudar, quando é um consultório de geriatria ou pediatria, por exemplo.

Lembre-se que se sua clínica trabalhar na modalidade de ordem de chegada, é necessário organizar bem a fila e ter um espaço para o tipo de pessoas citado acima.

Abaixo, você confere como é importante adotar esse tipo de atendimento ao público.

Qual a importância de adotar o atendimento prioritário?

O atendimento preferencial é importante para que seu consultório seja lembrado de modo diferenciado pelos pacientes, pois hoje, todo o contato do paciente com seu empreendimento tem um peso ou uma avaliação.

Com certeza, ao adotar um atendimento prioritário é importante para destacar a qualidade dos seus serviços no mercado. Ao mesmo tempo, você proporciona conforto e torna o atendimento organizado e humanizado.

Então, você vai revelar respeito pelas pessoas, atendimento à lei especificada e vai conquistar uma imagem melhor no seu setor de atuação.

Para isso, lembre-se de treinar ou orientar sua equipe sobre essas questões, pois todos irão trabalhar lembrando sobre tais orientações.

O atendimento prioritário deve ser adotado com base em algumas regrinhas para evitar os conflitos, veja a seguir, como adotá-lo.

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Atendimento preferencial no consultório: como adotar?

O atendimento preferencial é oferecido em diversos tipos de estabelecimentos e, por isso, o ramo da saúde, principalmente, precisa adotar essa modalidade de acolhimento.

Como cada estabelecimento tem um público diferente, é preciso, muitas vezes, usar de alguns critérios ao adotar esse procedimento. Quer um exemplo?

As grávidas, no final da gravidez sentem mais cansaço, dentre outros, por isso, elas podem ter prioridade, quando comparadas às grávidas no início da gravidez.

Uma dica essencial é evitar agendar muitos atendimentos ou consultas em certos horários. O mais recomendado é agendar pacientes em momentos específicos, assim, cada paciente será atendimento na hora agendada.

Outro ponto é que mesmo sendo pacientes ou pessoas mais jovem, não fica bom para a imagem de sua clínica, que as pessoas esperem muito tempo.

Você pode ainda adotar um espaço para gestantes e outro para os idosos, fazendo, assim, uma separação. Claro que isso depende do perfil da clínica ou consultório médico.

E não esqueça de implantar uma rampa de acesso aos pacientes, bem como um corrimão, pois isso facilita o acesso de certos grupos de pessoas e evita acidentes, o que pode comprometer a imagem do consultório.

Por isso, é preciso ter tudo isso em vista, ao organizar o atendimento no seu estabelecimento.

O acolhimento no consultório médico: sua importância

O atendimento prioritário deve ser pensado de modo que exista um espaço próprio para as pessoas indicadas anteriormente.

Sempre é interessante, quando se tratar de clínica de atendimento às gestantes ou idosos, por exemplo, trabalhar com horários agendados, pois quando o atendimento é por ordem de chegada, costuma haver mais tempo de espera, o que pode gerar insatisfações.

Lembre-se do acolhimento por parte dos médicos e atendentes da clínica ou consultório, pois uma recepção atenciosa e humanizada, torna o processo de acolhimento mais satisfatório. Assim, as pessoas levam uma imagem melhor do seu estabelecimento.

Sem dúvida, um acolhimento mais gentil, uma orientação bem dada e com clareza evita descontentamentos e predispõe as pessoas a esperarem com mais tranquilidade na fila.

Viu como este assunto abordado envolve diferentes fatores? Esperamos que você possa aplicar essas orientações ao seu estabelecimento.

Por fim, você conferiu neste artigo sobre o atendimento preferencial no consultório: o que é e como adotar. Você viu que a prioridade no atendimento é um fator que impacta na imagem do local, por isso, atenção!

Agora, você que é gestor de consultórios ou mesmo um médico, sabe como direcionar melhor o acolhimento e atendimento aos grupos específicos de clientes.

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