Não importa a área de atuação, economizar é mais do que necessário para ter um negócio de sucesso. Afinal, poupar é importante para aumentar a lucratividade, e permitir que a sua clínica ou consultório consiga superar a concorrência e se manter a longo prazo no mercado.

Porém, é importante buscar soluções para diminuir os gastos, sem que a qualidade do seu atendimento caia e reflita nos pacientes. Veja algumas práticas que ajudam a economizar e trazer mais lucratividade para a sua empresa.

5 Dicas de como economizar no seu consultório

1. Elimine a papelada

A lei brasileira determina que os prontuários fiquem arquivados por um bom tempo após a consulta. E para cumprir a regra, a melhor forma é mantê-los de forma online. Mas, como isso pode ajudar a diminuir o gasto?

Você pode não ter se dado conta, mas o gasto com papel e tinta de impressora pode representar um alto custo para a empresa. Isso porque além do custo da tinta da impressora, ainda tem o valor da manutenção do aparelho. Fora que esse gasto não é nada ecológico.

Além do espaço físico ocupado para armazenar o papel, que poderia ser utilizado para uma função mais rentável, como um outro consultório para atendimento médico. Um desperdício de dinheiro que pode ser eliminado ao contratar um sistema eletrônico que ofereça prontuários eletrônicos.

Um software de gestão médico pode ser a solução para eliminar os grandes arquivos, gastos com papel e com a impressora.

2. Economize nas contas de água e luz

Algumas práticas simples podem ajudar a trazer economia para a sua clínica. Desde o consumo de água potável, até o gasto com água para procedimentos, limpeza e banheiros.

Por exemplo, os filtros de água que são utilizados diretamente conectados à rede de água costumam representar um gasto menor que as opções com galões que possuem validade e precisam ser trocados periodicamente.

Dispositivos acoplados a torneira podem ser a solução para diminuir o consumo de água nas torneiras e descargas. Dispositivos podem gerar uma economia de 60%, indo de 5 a 10 litros por minuto para 1,8 litro por minuto. Existem empresas que alugam esses dispositivos, e fazem todo o processo de instalação. O pagamento é feito com base no valor economizado na sua conta.

Já a conta de luz também pode ser reduzida, com atitudes simples, como trocar as lâmpadas por modelos de LED, substituindo equipamentos antigos por opções mais novas, que gastam menos energia.  Ar-condicionado, refrigeradores podem entrar nessa conta para gerar mais economia.

3. Materiais

É importante fazer uma boa pesquisa de mercado antes de sair comprando materiais para a sua clínica. Desde copos descartáveis até itens utilizados na consulta devem ser pesquisados previamente para evitar desperdícios desnecessário. É preciso fazer uma pesquisa bem abrangente entre os seus fornecedores, tanto por preço quanto por qualidade, a fim de aliar preço acessível e qualidade de produtos.

Alguns itens são indispensáveis para o funcionamento da sua clínica, como luvas, máscaras e seringas descartáveis. Porém, é possível fazer algumas substituições em itens que não são tão necessários e representam um gasto enorme no dia a dia, como é o caso dos copos de plástico. Banir o uso de copos descartáveis pelos colaboradores da sua clínica e adotar copos duráveis é uma maneira de ter uma empresa mais sustentável e ainda diminuir o gasto com os materiais.

Em clínicas com alto fluxo de pacientes, eliminar o papel para secar as mãos e substitui-los por secadores elétricos ajudam a poupar com gasto de descartáveis. Busque modelos mais modernos que possuem baixo consumo de energia e te poupam do alto volume de lixo e sacos de lixo para descarte.

4. Economia com telefone

Negociar um plano de telefonia que atenda a sua demanda é essencial para não ter surpresas no final do mês. Além dessa saída, outra ideia pode ser trocar as longas ligações por SMS ou Whatsapp, que é uma prática eficiente para otimizar suas consultas, tanto pela rapidez no contato com o paciente, quanto pelo baixo custo.

Um software de gestão é uma ótima opção para otimizar o processo de trabalho. Isso porque tem acesso a agenda médica e manda automaticamente lembretes de consultas e retornos para os pacientes.

O MEDx, conta com integração automática a serviço de envio de torpedos (SMS). Com um clique de botão você envia lembretes de confirmação de consulta, poupando tempo da sua equipe.

Cadastro de Pacientes: Por que você deve manter o seu sempre atualizado

5. Controle suas finanças

Além da economia de recursos já citados, é importante ter controle de suas finanças e manter o controle do Fluxo de Caixa da empresa, que permite identificar de onde está vindo a maior parte das suas receitas e onde são feitas as suas despesas.

Ter um panorama completo dos seus gastos permite visualizar onde está havendo um maior desperdício de recursos financeiros, e com isso, corrigir o que está errado. Afinal, somente com um controle completo dos gastos é possível ver onde pode cortar custos.

Diga adeus as planilhas obsoletas. Contar com uma ferramenta preparada e pensada sob medida para a clínica médica é a melhor forma de ter um panorama completo da sua empresa. Por isso, investir em um software de gestão pode ser a saída para ter um fluxo de caixa saudável.

O sistema de gestão MEDX também disponibiliza um módulo financeiro, que tem a função de controlar o caixa da sua empresa, fator que ajuda a ter controle total das finanças da sua clínica de forma automática e na palma da mão, tudo a distancia de um clique. Basta adicionar os dados pertinentes aos gastos da empresa para ela apresentar um panorama completo das finanças da clínica.

Software de gestão

Ficou evidente que um software de gestão clínica é a ferramenta perfeita para te ajudar a economizar e colocar em ordem as finanças da sua empresa, bem como ajuda a fazer a gestão de pacientes, prontuário, exames e receituário.

Hospedado em nuvem, pode ser acessado de diferentes lugares em computadores, tablets e celulares com acesso à internet. Veja como o MEDX pode revolucionar a sua clínica e garantir mais lucratividade e resultados para a sua empresa. 

Soluções MEDX

Ficou evidente que um software de gestão clínica é a ferramenta perfeita para te ajudar a economizar e colocar em ordem as finanças da sua empresa, bem como ajuda a fazer a gestão de pacientes, prontuário, exames e receituário.

Hospedado em nuvem, pode ser acessado de diferentes lugares em computadores, tablets e celulares com acesso à internet. Veja como o MEDX pode revolucionar a sua clínica e garantir mais lucratividade e resultados para a sua empresa.