Em um ano de crise como 2020, é inevitável pensar em como evitar que a sua clínica médica venha a falir, não é mesmo? E para evitar tal problema, a melhor forma é avaliar os principais motivos que levam as clínicas fecharem precocemente.

Afinal, não basta ser um especialista na área de atuação, embora a medicina seja de suma importância dentro do negócio, é preciso ter atenção também para outras partes do seu negócio, como a economia e lucratividade.

Isso porque os quatro principais motivos para o fechamento de uma clínica médica não têm a ver com a atuação médica. Falhas na gestão financeira, falta de planejamento estratégico e marketing de indicações são alguns exemplos de má práticas que levam a fechar uma clínica médica.  Confira mais informações sobre essas falhas abaixo:

Principais Motivos Para o Fechamento De Uma Clínica

1. Falhas na gestão médica financeira

Não é novidade que a saúde do seu negócio é influenciada pela gestão financeira. E, por isso, a administração é tão importante dentro de qualquer empresa. É preciso ter controle de todo o fluxo de caixa, isso porque o descontrole pode ser o motivo para o fechamento da clínica.

Para isso, a dica é tomar nota de todos os lançamentos financeiros. Qualquer gasto deve ser anotado, e esquecer de colocar alguma entrada ou saída financeira pode resultar em um péssimo resultado para a sua clínica médica, afinal, nenhum negócio sobrevive sem saúde financeira.

A melhor forma de garantir uma gestão financeira completa é com relatórios que mostram o panorama completo dos gastos e entrada da sua empresa. É preciso ficar atento as analises, pois quando uma empresa não está gerando caixa, ou esse está com buracos, é mais difícil que sobreviva. Por isso, é importante fazer um bom gerenciamento para que preveja possíveis problemas financeiros, falhas no fluxo de caixa ou qualquer outro problema operacional.

Ainda em relação aos problemas financeiros que podem impactar a sua empresa está a retirada de pró-labore – ou seja, o seu salário. Para não acabar retirando mais do que deve, é preciso fazer um planejamento prévio. A dica mais importante é fazer retiradas mínimas no primeiro ano, para pagar o quanto antes o investimento no seu negócio.

2. Falta de planejamento estratégico

O planejamento estratégico ajuda a traçar metas e estratégias de ação para a sua clínica médica. É preciso ter um caminho traçado previamente para saber quanto investir financeiramente, contratar novos funcionários e outras atitudes que podem interferir previamente no sucesso da sua empresa.

E a melhor forma de fazer um planejamento prévio é analisando os relatórios e descobrindo o que está ou não dando certo na sua clínica médica. Conhecer toda a operação é a forma mais eficaz de garantir resultados.

Em uma clínica médica, é importante levar em conta os seguintes pontos:

  • Proposta de valor: Quais diferencias a sua clínica vai oferecer e o que terá valor para os pacientes.
  • Público-alvo: quais os pacientes que você quer atrair?
  • Canais de comunicação: como o paciente agenda uma consulta
  • Estratégias de relacionamento: como fidelizar os seus pacientes
  • Recursos: qual o melhor sistema de gestão para clínica?
  • Fontes de receita: quais os meios de ganhos da sua clínica?

Esses são alguns dos pontos principais para traçar o planejamento estratégico e garantir resultados para a sua empresa.

3. Atendimento ao cliente feito de forma desorganizada

Com as finanças e planejamento em dia, é a hora de se preocupar com o atendimento aos pacientes. São eles que trazem o lucro para a sua empresa e quando estão contentes, também indicam para os amigos e familiares.

Por isso, desorganização na hora de receber os pacientes, falhas no agendamento, ou até mesmo a sala de espera lotada podem significar um descontentamento com o atendimento. Até porque, podem acelerar as consultas e deixa-los ainda mais descontentes.

Por isso, priorize um a organização da agenda, contratando bons funcionários. Para desafoga-las, a marcação de consulta feita de forma automatizada pode ser uma boa saída.

Um software de gestão pode controlar os agendamentos, contatar pacientes, e também trazem a função de fazer o pós-atendimento, recebendo o feedback da consulta, fazendo marketing de relacionamento, ativando os pacientes nos aniversários e outras datas comemorativas, por exemplo.

A desorganização com os prontuários também pode atrasar os processos, por isso, armazena-los em nuvem pode ser muito mais rápido para o dia a dia da sua empresa. Além é claro de garantir segurança e economizar espaço físico.

4. Falta de treinamento

Em qualquer empresa, a falta de treinamento pode levar a uma catástrofe, afinal, quando não existe uniformidade nos pensamentos, ideias e até modo de trabalho, vira uma bagunça que pode interferir no sucesso da empresa. Por isso, é importante que todos os sejam devidamente treinados, bem como no que concerne ao atendimento ao cliente impecável.

O atendimento começa logo na porta de entrada, e por isso, é preciso que todos sigam. acolham e tratem bem os pacientes que chegam. O ideal é que o tratamento seja humanizado desde o começo do atendimento, que começa já na hora do agendamento.

5. Falta de atualização

Em qualquer ramo, quando não se atualizam acabam ficam obsoletos, e no ramo médico não é diferente. Porém, a falta de atualização pode ser prejudicial de duas maneiras distintas em uma clínica.

O médico precisa se atualizar e conhecer os novos protocolos da medicina, oferecendo o melhor tratamento possível para os pacientes. Assim como a clínica precisa ser atualizada, e a melhor forma de fazer isso é apostando em tecnologia como aliada.

Neste caso, um software de gestão pode ser a solução para garantir que a operação da sua clínica seja 100% eficiente.

O MEDX é exemplo de uma ferramenta em nuvem que pode revolucionar os processos da sua clínica médica, fazendo desde a gestão financeira e controle de fluxo de caixa, gerando relatórios completos para ajudar no planejamento estratégico da sua clínica.

Outra vantagem do software é que facilita o processo de marcação de consultas, marketing de relacionamento e comunicação com os pacientes, tornando o dia a dia da recepção muito mais fácil, podendo concentrar esforços em outras tarefas.

Entre em contato com um dos consultores para descobrir como o Software de Gestão da MEDX pode revolucionar a sua clínica médica.