Você sabe o que é o tão falado marketing médico e como pode beneficiar a sua clínica ou consultório? O termo se refere as ações que permitem a você e a sua equipe captar novos pacientes, bem como otimizar e melhorar o pré-atendimento, consulta médica e o pós-atendimento. Ou seja, é tudo aquilo que serve para captar, conquistar e reter os pacientes na sua clínica médica e aumentar a lucratividade da sua empresa.

O marketing de conteúdo é uma das ações eficazes, e entre as mais comuns, está a presença da clínica em mídias sociais, em que é possível mostrar a área de atuação, dicas pertinentes para os pacientes, e qualificações do corpo médico. A presença na mídia também é importante para a clínica, bem como declarações dos médicos em sites e revistas especializas.

Porém, existe outro tipo de marketing médico que pode trazer muito mais resultado a curto e longo prazo, e que podem transformar a operação da sua clínica ou consultório médico. Afinal, para muitos, o método mais tradicional de divulgação – o boca a boca – pode funcionar bem, sem contar os catálogos de convênio, mas a longo prazo, é preciso inovar para conseguir atingir um público mais abrangente.

O marketing de relacionamento também pode ser utilizado para ampliar o alcance da sua clínica, trazendo novos pacientes, conquistando quem chega e fidelizando quem passou pelo consultório. E, para isso, é preciso ter atenção em cada parte do processo, desde o primeiro contato com o paciente (ou futuro) até depois da consulta.

E a tecnologia pode ser grande aliada, um software de gestão é a ferramenta certa para otimizar toda a operação dentro da sua clínica. O MEDX é uma plataforma de computação em nuvem voltada para otimizar o tempo do médico e modernizar os processos de atendimento dentro do consultório ou clínica.

Mas, como a ferramenta pode ajudar no marketing de relacionamento? A MEDX conta com integração automática a serviço de envio de torpedos ou whatsapp. Com um clique de botão você envia lembretes de confirmação de consultas para todas sua agenda, poupando tempo da sua equipe.

Utilizando o MEDX para trabalhar o marketing de relacionamento

Ações automáticas

O software não serve apenas para otimizar a hora da confirmação das consultas. O sistema já vem com uma série de ações programadas, para facilitar o dia a dia na clínica, assim, você já tem mensagens prontas para o dia das mulheres, natal, dia dos pais e das mães, ano novo, e até para o aniversário de seus pacientes.

Além das datas comemorativas, o sistema também dispara uma mensagem assim que a consulta termina, a fim de ter um feedback do paciente sobre a clínica, desde o atendimento na sala de espera, consulta e no pós-consulta também.

Também contata os pacientes que faltam nas consultas, lembra os pacientes que eles estão a um ano sem vir à clínica e agradece indicação de outros pacientes que chegam na clínica. Tudo para manter o contato com os pacientes e engaja-los a retornar.

Ações customizadas

Você também pode configurar mensagens personalizadas para enviar para seus pacientes. Uma ação promocional, por exemplo, novidades no consultório, entre outras demandas exclusivas da sua clínica de saúde. Você pode segmentar por sexo, idade, ou outros filtros antes desse envio.

Ações recorrentes

Outras ações interessantes são as recorrentes, que lembram os pacientes de reagendar consultas de acompanhamento. Por exemplo, depois de um procedimento facial em sua clínica de dermatologia, você pode criar mensagens recorrentes para serem enviadas depois de 150 dias do procedimento, por exemplo.

Assim, quando é necessária uma nova consulta de reavaliação, ou até mesmo de retorno para retirada de pontos, por exemplo, o MEDX já contata os pacientes por meio de mensagem de texto. Garantindo um bom fluxo de pacientes no seu consultório.

Mensagens

Você pode configurar a mensagem a ser enviada para os seus pacientes. Por exemplo, no MEDx você consegue enviar antes da consulta um questionário pré-consulta, ou até mesmo uma pesquisa de satisfação com os seus pacientes. Você pode colocar o texto de forma customizada, preencher com as alternativas e questões adaptadas para a sua clínica.

O sistema envia uma avaliação de qualidade a cada visita, e posteriormente gera um relatório, para você poder ter um panorama da impressão da sua clínica. Você pode acessar as notas e comentários de forma individual também, com isso, consegue ter um feedback sobre o seu atendimento, como pode melhorar e gerar uma experiência melhor aos seus pacientes.

MEDX Social

Criar conteúdo para as mídias sociais é uma forma de aumentar o alcance da sua clínica médica. Porém, criar esse tipo de conteúdo pode ser trabalhoso e até custoso, quando se contrata uma empresa especializada.

O sistema de gestão também oferece o MEDx Social, que permite otimizar esse trabalho, isso porque oferece textos simples curtos e de linguagem adequada para as redes sociais, a fim de ajudar a criar um conteúdo relevante para os seus pacientes.

Tudo isso a fim de conquistar novos pacientes e levar mais conteúdo relevante, buscando fideliza-los a sua clínica.

Marketing Médico: Como criar conteúdos originais para suas redes sociais

Portal de apoio ao paciente

Você pode personalizar a maneira que o paciente vai interagir com o seu consultório.

Pode colocar um texto de apresentação, redes sociais, e-mail e site, tudo a fim de gerar maior engajamento e estreitar a relação entre o consultório ou clínica e paciente.

Benefícios do MEDX

A grande vantagem de contratar o MEDx é que o sistema conta com todos esses recursos de forma automática, ou seja, você configura anteriormente as funções que deseja e não precisa ficar mexendo nisso de novo.

Assim, você consegue otimizar a operação, poupar tempo das recepcionistas e ainda garantir um bom pré e pós atendimento aos seus pacientes.

O MEDX é hospedado em nuvem, o que garante a segurança (também é otimizado para a Lei Geral de Proteção de Dados) e fácil acesso, podendo ser acionado de qualquer aparelho com acesso a internet mediante a login e senha.

Ou seja, o MEDX garante o controle de toda a clínica de qualquer lugar do mundo e a distância de um clique. O médico pode acessar sua agenda, e se programar com mais precisão. O administrativo consegue verificar os dados de pacientes, agenda, confirmar consultas, entre outras funcionalidades.

Com isso, sobra mais tempo para o atendimento personalizado e humanizado, bem como a possibilidade de pensar em novas ações para conquistar e fidelizar seus pacientes.

Entre em contato com um dos nossos consultores e conheça mais sobre o MEDX, uma solução em nuvem que otimiza o tempo de toda a operação da clínica médica.