Afinal, de que forma a tecnologia pode otimizar o diagnóstico médico? E como ajuda na gestão do empreendimento?
Não é novidade que os avanços tecnológicos chegaram ao setor de saúde e vêm beneficiando muitos pacientes e profissionais atuantes na área.
Hoje, diversas ferramentas, softwares e sistemas da Telemedicina ajudam os profissionais, agilizam e geram valor no atendimento aos pacientes. Vamos ver mais deste assunto?
De que forma a tecnologia pode otimizar o diagnóstico médico?
As tecnologias aplicadas à saúde podem ajudar nas diferentes etapas de um diagnóstico médico e para outras finalidades, como na realização de consultas de exames médicos mais eficientes e precisos.
As novas tecnologias têm ajudado muito no processo de diagnose. Então, as descobertas relacionadas à saúde do paciente são feitas antecipadamente e o médico tem condições de agir ou de recomendar o tratamento no tempo certo.
Ou seja, a tecnologia no diagnóstico chegou para agregar valor na vida do paciente e dos profissionais.
E quando a clínica ou o empreendimento médico consegue usar desses avanços para ajudar os pacientes, há um retorno considerável para o negócio e para os profissionais envolvidos.
Aprenda mais, em seguida.
Veja os benefícios da tecnologia no diagnóstico médico
A tecnologia usada para o diagnóstico médico traz importantes vantagens, tais como estas:
- Melhor atendimento
Na hora de dar um diagnóstico, é importante coletar dados desde o primeiro contato do paciente até o fechamento do seu prontuário.
Desse modo, vale a pena ter sistemas e mecanismos que permitam captar dados dos pacientes, fazer registros nos prontuários e dar o diagnóstico necessário, de forma a transmitir ao paciente a melhor experiência.
E contar com as ferramentas tecnológicas permitem ofertar tudo isso ao paciente. O que acaba sendo ainda um investimento indireto de marketing.
- Recomendação de técnicas cirúrgicas
Hoje, a tecnologia ligada à Telemedicina ajuda a elaborar próteses impressas usando a tecnologia 3D, que faz uma simulação do corpo do paciente.
E com essa técnica, o médico pode se antecipar e treinar para realizar um procedimento mais complexo, e isso evita erros e aumenta o nível de assertividade na conduta médica.
- Integração das áreas
A transformação digital na área da saúde permite uma integração de hospitais e clínicas, desde a recepção até o centro cirúrgico.
E isso permite que os setores trabalhem de modo integrado, o que aumenta a segurança na tomada de decisão e agiliza as rotinas do empreendimento.
E essa integração dá maior autonomia aos profissionais envolvidos para que trabalhem mais sintonizados ou alinhados ao que se espera deles.
A seguir, veja sobre a Telemedicina, o que é e como tem sido útil.
Telemedicina: o que é? Quais suas vantagens?
A Telemedicina usa das modernas ferramentas tecnológicas e da telecomunicação para fornecer informações aos profissionais de saúde e contribui para um atendimento eficiente aos pacientes.
Desde a década de 1950, a Telemedicina vem sendo mais explorada e tem avançado muito. Muitos empreendimentos e profissionais não abrem mão de contar com as vantagens desses avanços.
Além disso, a Telemedicina permite fazer análises de resultados de diferentes tipos de exames de um modo muito preciso e ágil. Desse modo, os médicos podem tomar suas decisões de modo mais assertivo.
Dentre os benefícios da Telemedicina, temos:
- Democracia do acesso à saúde
Depois que o empreendimento tem a estrutura e os equipamentos necessários, pode oferecer serviços de agendamento de consultas, diagnóstico e tratamento de doenças para vários interessados. E os pacientes podem estar em qualquer lugar.
- Dispensa deslocamentos
Os usuários dos serviços de saúde não precisam se deslocarem para conseguir assistência, pois muitos serviços podem ser realizados à distância. E isso permite um atendimento mais ágil e prático.
Com isso, há redução de gastos como transporte, alimentação etc.
- Decisões mais assertivas
Os médicos e outros profissionais podem analisar exames de pacientes e outros dados de forma precisa e eficiente.
A qualidade nos dados permite que os médicos possam tomar decisões relacionadas à vida dos pacientes de forma mais segura ou assertiva.
Por exemplo, temos os laudos à distância que podem ser acessados pelos médicos, usando login e senha, de onde esses profissionais estiverem.
Assim, eles podem prescrever medicamentos e recomendar procedimentos médicos com muita eficiência.
Em seguida, veja mais sobre o prontuário eletrônico e o que representa para os profissionais e pacientes.
Prontuário eletrônico: o que é? Quais suas vantagens?
O prontuário eletrônico representa um grande avanço para quem atua no setor de saúde, embora ainda não seja muito utilizado.
No prontuário eletrônico, é onde se registram as informações do paciente para um melhor raciocínio médico. Olha que essa ferramenta no formato eletrônico permite ao médico acessar e analisar todo o histórico do paciente em pouco tempo.
Todos os dados do paciente não precisam ser buscados em arquivos físicos, o que é um ato obsoleto e que implica em menor eficiência para uma clínica médica.
Dentre os benefícios de um prontuário eletrônico, temos:
- Maior segurança nas informações;
- Agilidade na interpretação do histórico do paciente;
- Elimina erros na transcrição médica;
- Acesso por vários profissionais de forma imediata;
- Guarda as informações por tempo indeterminado.
Então, vale a pena investir numa ferramenta como o prontuário eletrônico para seu consultório ou clínica médica.
Por fim, você viu como a tecnologia pode otimizar o diagnóstico médico. E você, gostou de saber de tudo isso?
Esses avanços, a cada dia, têm permitido grandes ganhos operacionais e financeiros para quem realiza os investimentos. Vale a pena ter essa evolução toda nas rotinas de sua clínica!
Fique aqui no site e veja mais conteúdos como este de hoje! Que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos?