Uma clínica de nutrição precisa ser lembrada e encontrada pelos pacientes da melhor forma. Isso porque, hoje, até na área da saúde a competição chegou com tudo.
Por isso, é preciso pensar em algumas estratégias de diferenciação e de atração de pacientes ou clientes para sua clínica.
Afinal, o que fazer para aumentar a quantidade de atendimentos da sua clínica? O que dá para colocar em prática e se destacar de outros concorrentes? Acompanhe esta leitura e aprenda mais!
Como aumentar os atendimentos da sua clínica de nutrição
Para aumentar os atendimentos da sua clínica de nutrição, saiba que somente seu conhecimento na sua especialização, não basta.
Você profissional precisa entender um pouco de marketing e comunicação para trabalhar ações que aumentem sua base de clientes. Pensando nisso, veja as dicas que preparamos:
Trace objetivos
Traçar objetivos para sua clínica é importante, pois, assim, você saberá exatamente para onde quer levar seu empreendimento.
Isso deve estar no plano de ação de sua clínica, o qual não deve ficar engavetado, mas estar na sua pauta diária para orientar nas decisões a serem tomadas.
Esse plano de ação deve contemplar as tarefas e/ou metas semanais que ajudarão chegar aos objetivos.
Um exemplo de objetivo: aumentar em 50% a base de clientes até o final do ano.
E suas metas e tarefas devem ser feitas para atingi-los. Certo?
Ofereça um atendimento personalizado
Na sua clínica de nutrição, saiba que a forma como sua equipe se comunica e interage com os clientes significa o retorno deles ou não à clínica.
Hoje, estamos na era da experiência, então quanto mais personalizado for o atendimento oferecido, mais fácil será fazer com que o cliente indique o seu estabelecimento para outras pessoas e parentes.
Por isso, responder aos clientes com prontidão, tirar uma dúvida fora do horário normal de atendimento, oferecer um atendimento humanizado, tudo isso permite melhorar o atendimento de seus pacientes e fidelizá-lo junto à clínica.
Tenha uma especialização
Quanto mais você mostrar especialista na sua área, mais fácil será de conseguir fazer com que certos tipos de pessoas procurem por sua clínica.
Outro ponto, é que sua cínica pode ganhar mais visibilidade, pois você pode divulgar suas atuações especializadas.
Alguns exemplos de especialidades para oferecer na sua clínica de nutrição podem ser:
- Nutrição infantil;
- Nutrição geriátrica;
- Esportiva;
- Vegana.
Enfim, são formas de oferecer um atendimento mais especifico, com isso, é possível aumentar sua base de clientes, através de sua diferenciação na formação.
Use as mídias digitais
Hoje, o Brasil é o 3º país que mais usa as redes sociais no mundo.
Então, porque não ter uma atuação nessas redes sociais? Com isso, é possível ganhar mais visibilidade para os serviços de sua clínica de nutrição.
Nessas redes sociais, você pode compartilhar aquilo que chamamos de pílulas de conteúdo, que são dicas, tutoriais, compartilhamento de receitas e outros conteúdos que você pode usar para criar sua autoridade.
Você pode ter um posicionamento e usar as redes sociais mais acessadas, tais como:
- Instagram;
- Youtube;
- Facebook.
Assim, quando as pessoas pensarem em suas necessidades de nutrição, com certeza, irão lembrar e acionar sua clínica.
Se conecte com seu paciente
As pessoas são seres sociais. Um paciente gosta de sentir que houve afinidade e conexão entre ele o especialista.
Se não houver essa conexão, pode ser que a pessoa nem retorne ao seu consultório.
Com isso, o atendimento na clínica precisa ter uma escuta ativa, prestar atenção à fala do seu paciente, mostrar interessado no que ele tem a dizer e mostrar que entende o que ele está expressando.
Assim, você consegue apresentar como será o acompanhamento e/ou tratamento de forma detalhada e prestativa.
Então, quando a pessoa sente que foi ouvida e acolhida, ela fica mais disposta a seguir o tratamento. Assim, a pessoa terá que retornar e poderá indicar sua clínica para outros.
E isso ajuda a atrair pacientes.
Inicie os programas nutricionais na clínica
Quanto mais sua clínica de nutrição se diferenciar da concorrência, melhor será.
Uma dica é você oferecer alguns programas nutricionais, o que ajuda a atrair e fidelizar clientes em seu estabelecimento.
Você pode estabelecer um plano contendo algumas consultas por um certo período de tempo.
Mas as pessoas precisam ver as vantagens de adquirir tais programas, por isso, é necessário fazer uma divulgação.
Por exemplo, ofereça um programa nutricional de 6 meses, com a inserção de uma consulta a cada 15 dias, com uma rotina alimentar e a participação em grupos de ajuda mútua para atingir metas.
Isso tudo pode ser ofertado por um preço determinado. Fazer isso pode ajudar na quantidade de pessoas que possam se interessar e, assim, você conquista mais clientes fiéis.
Solicite feedback ou colete informações
A cada contato com o cliente é importante coletar o feedback dele. Isso pode ser usado para entender o que melhorar e o que o cliente sente falta, em relação a sua experiência com o atendimento na clínica de nutrição.
Até mesmo, observe a interações e comentários deixados nas suas redes sociais e no perfil de seus concorrentes. Isso tudo pode ser usado de forma estratégica, para você saber em que processos sua clínica precisa aprimorar.
Isso ajuda a desenvolver e a oferecer um atendimento ou soluções mais eficazes ao cliente. Portanto, contribui para trazer mais pacientes para sua clínica, a qual vai se tornando referência no seu setor de atuação.
Por fim, você viu neste post como elevar a quantidade de atendimentos da sua clínica de nutrição, e, assim, aumentar seus resultados.
Agora, com certeza, você vai conseguir atrair e aumentar sua base de clientes. É importante adaptar essas dicas para sua realidade e ter constância em sua aplicação.
Veja ainda o que deu certo e aquilo que precisa de ser aprimorado e continue a avançar na qualidade de sua comunicação e atendimento com o seu público.
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