O atendimento preferencial é mais do que apenas um benefício para seus pacientes, ele é obrigatório. Por isso é indispensável pensar em maneiras de oferecer esse tipo de atendimento sem alterar a qualidade do serviço prestado.

Ao contrário do que muitos pensam, oferecer atendimento preferencial não significa apenas antecipar as consultas. Na verdade, são diversos fatores que juntos permitem uma melhor experiência para aqueles que precisam de um atendimento diferenciado.

Importância do atendimento preferencial

Para começar é preciso lembrar que esse atendimento preferencial é um direito e precisa ser respeitado. Mas além disso, podemos pensar o quanto esse gesto simplifica a rotina de pessoas com mobilidade reduzida e deficientes.

Muitas dessas pessoas têm dificuldade para esperar longos períodos, mesmo que sentadas, por isso o atendimento preferencial é tão importante.

Em um primeiro momento você pode pensar que oferecer esse atendimento diferenciado deixará os outros pacientes nervosos. Porém, quando implementado da maneira correta, as chances de boa aceitação são bem maiores.

É isso que vamos te mostrar a seguir, como oferecer um atendimento preferencial de qualidade em sua clínica.

medica oferecendo um atendimento preferencial para um senhor de muletas

Quem tem direito ao atendimento preferencial

Não são apenas deficientes físicos que têm direito ao atendimento prioritário, e conhecer essa lista é muito importante para o atendimento de qualidade da sua clínica.

  • Deficientes físicos: Pessoas portadoras de deficiência de qualquer tipo têm direito ao atendimento preferencial.
  • Autistas: As pessoas com espectro autista ainda não são reconhecidas como prioritárias em todos os lugares, mas seu direito já é assegurado.
  • Idosos: Pessoas com mais de 65 anos são consideradas idosas e têm direito ao atendimento preferencial.
  • Grávidas: Gestantes e lactantes têm direito ao atendimento especial em qualquer fase da gravidez.
  • Pessoas com crianças de colo: Qualquer pessoa que esteja com criança de colo têm direito ao atendimento prioritário.
  • Obesos: Obesos também estão no grupo de pessoas com direito ao atendimento especial.

Diante de tantas informações você pode estar pensando: como implantar o atendimento preferencial na minha clínica? — Nós vamos te contar as melhores estratégias para prestar um serviço de qualidade.

Dicas para implantar o atendimento preferencial em sua clínica

Implementar o atendimento preferencial mantendo a qualidade do serviço não precisa ser uma tarefa complicada. Com as dicas certas a adaptação será bem fácil e sem grandes problemas. São essas dicas que vamos te apresentar agora.

paciente preferencial de cadeira de rodas

Organização é essencial

Oferecer atendimento preferencial sem organização é criar um problema a mais para sua rotina. Isso porque a falta de organização faz com que os pacientes se sintam lesados, até mesmo aqueles que terão o atendimento preferencial.

Por isso, comece definindo as regras e a rotina do atendimento na recepção da sua clínica. Se o seu consultório conta com duas recepcionistas, o melhor é destinar uma delas para o atendimento de pessoas com prioridade e a outra para os demais casos.

Mas esse nem sempre é o caso, então se você tem apenas um profissional na recepção o indicado é priorizar o atendimento preferencial sempre que houver um paciente dentro das condições já descritas.

Para evitar problemas com prioridade nas consultas, o melhor é trabalhar com horários previamente agendados. Assim o paciente, seja deficiente ou não, aguarda a sua vez de ser consultado.

Se isso não for necessário, comece pelos atendimentos preferenciais e depois os atendimentos habituais.

mulher grávida aguardando atendimento preferencial

Tenha agilidade no atendimento

Um grande problema que pode atrapalhar seu atendimento de qualidade é o atraso nas consultas agendadas. A maioria dos pacientes se incomodam com a demora mesmo que não haja atendimento preferencial.

O problema piora quando além do atraso pela consulta também é preciso esperar o atendimento preferencial. Para evitar que isso aconteça na sua clínica, o melhor é manter sua agenda organizada.

Claro que os atrasos acontecem de vez em quando, mas se isso é recorrente você precisa analisar se o tempo destinado para cada atendimento não está muito curto. Aumentar o espaço entre as consultas pode solucionar a questão em bem pouco tempo.

Outra dica é tentar conhecer os casos dos pacientes no dia anterior à consulta, assim você pode imaginar qual o problema. O tempo gasto analisando casos é bem eficaz quando realizado antes do atendimento.

equipe se atualizando para oferecer um atendimento preferencial de qualidade

Treine sua equipe

Depois de definir e ajustar todos os pontos do atendimento é preciso treinar todos da equipe para que o processo seja positivo. As recepcionistas precisam saber como fazer o atendimento preferencial e saber explicar aos outros pacientes sobre a necessidade da prioridade.

Também será preciso ter calma e educação para lidar com pacientes nervosos que podem questionar a ordem do atendimento. O trato nesses momentos mais complicados será um diferencial na qualidade do serviço prestado.

Os outros membros da equipe também precisam saber ajudar pacientes prioritários em todas as suas necessidades. Se possível, é indicado que pelo menos um dos colaboradores aprendam LIBRAS para facilitar a comunicação com pacientes surdos ou mudos.

equipe médica trabalhando atendimento preferencial

Pense na organização física da sua clínica

Se a sua clínica oferece atendimento preferencial, ela deve estar pronta para receber esses pacientes. Para isso é preciso oferecer assentos preferenciais, ter cadeira de rodas a disposição, e de preferência dispor de rampas e banheiros adaptados.

Tudo isso faz parte do sucesso ao atendimento de pacientes com deficiências. Invista na qualidade e facilidade de acesso e locomoção dentro da sua clínica.

Vantagens de usar o software MEDX

O MEDX é um software desenvolvido para facilitar a rotina de qualquer clínica ou consultório médico e de toda a área de saúde. Os seus benefícios ainda ajudam na rotina com o atendimento preferencial, como por exemplo facilitando a marcação das consultas.

Outra vantagem é permitir conhecer as limitações de cada paciente antes mesmo da primeira consulta. Através dos questionários fica mais simples entender as necessidades e adaptar a clínica para oferecer o melhor atendimento a esse paciente.

Cada profissional ainda pode ter acesso a suas agendas futuras e assim evitar atrasos e problemas com os pacientes. O processo da consulta se torna mais simples já que o paciente pode enviar exames e documentos para análise prévia.

E esses são apenas alguns dos benefícios que sua clínica pode ter com o MEDX para o atendimento preferencial.

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