Não importa qual o segmento da sua empresa, manter as finanças em ordem é imprescindível para o sucesso. No ramo médico não é diferente, e deve ser levado em conta para que a clínica médica continue operando com as contas no positivo.

Para quem tem dificuldade nesse assunto, trouxemos algumas dicas que são ótimas para garantir a saúde financeira da sua empresa, acompanhe:

Dicas para garantir a Saúde Financeira da sua clínica

1. Não misture as despesas pessoais e da clínica

Quando você mistura as finanças pessoais e jurídicas, fica difícil organizar o fluxo de caixa, e isso pode acabar provocando um desequilíbrio no mesmo. Por isso, separar as despesas pessoais das despesas da clínica, fica mais fácil enxergar com clareza onde está gastando, possibilitando direcionar melhor as finanças.

2. Anote todos os seus gastos

Você tem ideia da importância do fluxo de caixa para a sua empresa?  Ele é fundamental pois ajuda tanto no planejamento das finanças quanto no controle dos gastos. Um fluxo de caixa bem feito é aquele em que está registrado todos as saídas e entradas de dinheiro.

Assim, com todas as movimentações financeiras registradas, fica mais fácil apurar e projetar o saldo, prevendo os gastos futuros e mantendo um capital de giro para o funcionamento da empresa.

A melhor forma de fazer esse controle de gastos é registrar o fluxo de caixa em um software de gestão médica, que permite mapear todas as entradas e saídas, gerando um relatório completo, bem como permite fazer outros controles, como pacientes por convênio, estoque, e geração de relatórios automáticos.

3. Não faça todos os pagamentos parcelados

Em qualquer situação, seja na vida pessoal ou dentro da clínica, é imprescindível gastar menos que se ganha para garantir a saúde das finanças. E uma ótima maneira de garantir isso é comprando à vista, para que tenha uma visão ampla do que está sendo gasto e também para poder barganhar descontos de compras à vista.

A dica é optar por um parcelamento apenas em gastos ou investimentos altos que valham a pena, como reformas ou financiamento de um novo imóvel para o consultório.

4. Fique atento aos custos fixos e variáveis

Para a gestão da empresa ter sucesso, é preciso saber mais sobre o fluxo de caixa, e isso engloba também entender o que são os custos fixos e variáveis. O primeiro é aquele que está presente na planilha todos os meses, como aluguel, salário dos funcionários, e contas de luz e telefone.

Já as variáveis são aquelas que sofrem alterações, podendo variar de acordo com um volume de pacientes e procedimentos, como a compra dos itens descartáveis, luvas ou medicamentos. Quando se compreende esse tipo de variável, fica mais fácil fazer previsões.

5. Identifique as entradas de receita

É preciso saber quais as entradas de receita da sua empresa, e a dica é ainda mais importante para os médicos que realizam atendimentos em mais de um lugar. É preciso descobrir qual a proporção entre suas fontes para saber qual o maior retorno. 

Você consegue saber quais atividades continuar ou parar para aumentar os seus rendimentos ou eliminar aquilo que não traz um retorno que valha a pena.

6. Organize seus atendimentos

Não há dúvidas que os seus rendimentos vêm dos seus atendimentos, e por isso, precisam estar organizados. Para isso, é necessário que suas recepcionistas façam um bom atendimento, desde a marcação até a hora da espera e interação com os pacientes.

Um software de gestão médico também auxilia nesse ponto, já que ele tem o recurso de agenda, que ajuda a organizar os atendimentos, procedimentos, bem como auxilia a bloquear horários e cadastrar pacientes para uma lista de espera.

Também possibilita enviar lembretes de consultas para os pacientes através de mensagens automáticas, ou trabalhar uma estratégia de marketing médico eficiente. Você pode parabenizar o paciente no seu aniversário dispondo de algum tipo de benefício, ou apenas uma mensagem de carinho. Também pode enviar um feliz natal, feliz ano novo.

São diversas formas de encantar o seu paciente, e esses detalhes que ajudam a fidelizá-lo com a sua clínica.

7. Faça uma boa reserva financeira

Assim como na vida pessoal, é importante poupar para ter uma boa reserva financeira. Após uma análise financeira, uma boa sugestão é destinar 50% da renda para gastos fixos, 35% para gastos variáveis e 15% para poupar. Assim, você conseguirá montar uma boa reserva para sua empresa.

8. Invista seu dinheiro

Agora que você já entendeu a importância de poupar, é importante realizar investimentos. Assim, seu dinheiro não perde o seu valor ao longo do tempo. Para fazer um bom investimento, é importante levar em conta a renda, perfil, e a segurança do investimento.

Lembrando que hoje em dia, a poupança não é o investimento mais rentável. Classificados em renda fixa e renda variável, são divididos pelo nível do risco, sendo que o primeiro é de risco baixo, e o segundo possui um risco mais alto. Na renda fixa, os investimentos mais conhecidos são: Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), Letras de Câmbio e outros. Já a renda variável incluem-se: ações, câmbio (operações relacionadas a moedas estrangeiras), entre outros.

9. Utilize um software médico

Já demos algumas razões para investir em um software médico, mas existem outros motivos que vão além do agendamento de pacientes ou controle financeiro da sua empresa. Ele te ajuda desde a gestão dos relatórios financeiros, trazendo um panorama dos seus gastos, saldo, centros de custo, e gerando relatórios. Que ao serem analisados juntos, lhe permitem tomar decisões mais assertivas, garantindo o sucesso da empresa.

O MEDX é um software médico de computação em nuvem voltada para otimizar o tempo do médico e modernizar os processos de atendimento dentro do consultório ou clínica.

O software de gestão também disponibiliza ferramentas como telemedicina, disponibilizando uma plataforma de vídeo chamada, chat ao vivo com pacientes e integração com ecommerces.

Também dispõe de ferramentas que possibilitam uma melhor comunicação com sua equipe e com seus pacientes. Além de chat automático, traz um comunicador entre usuários para otimizar a troca de mensagens com a sua equipe. Aproveite todos os recursos do portal de apoio ao paciente para receber questionários, cadastros e muito mais dos seus pacientes.

Entre em contato com um de nossos consultores para ver com o Medx pode transformar a sua clínica e garantir que as finanças fiquem no positivo.