Se a pandemia trouxe algo para toda a humanidade foi a proximidade com a tecnologia. As chamadas de vídeo nunca foram tão presentes no dia a dia da população, e ganharam espaço em pequenas e grandes empresas. Não é para menos que ganharam lugar também dentro dos consultórios médicos.

A telemedicina não é novidade dentro da área médica. A ferramenta vem ganhando cada vez mais espaço, buscando evitar que os pacientes saiam sem necessidade de casa nesse período pandêmico, e já mostrou que veio para ficar.

Mas afinal, o que é a telemedicina?

Para quem não está por dentro, a Telemedicina é uma série de tecnologias de telecomunicação e informação com o intuito de ligar médicos e especialistas aos pacientes.

Ou seja, é uma área da telesaúde que tem como intuito oferecer assistência médica à distância, sendo levados aos pacientes por meio de avançados recursos tecnológicos e Inteligência Artificial (IA).

Dessa forma, quem precisa de atendimento médico pode ter um excelente atendimento online, enquanto o médico pode enviar pedidos de exames, emitir laudos, fazer diagnósticos, prescrever tratamentos e acompanhar a evolução do paciente, além de possibilitar a troca de informações entre médicos, em plataformas online com acesso pelo computador, celular e tablet.

A telemedicina traz como benefício a facilidade em oferecer uma consulta por teleconferência, o que é algo bem relevante em um momento que sair de casa pode ser um problema, seja pela dificuldade de locomoção ou até mesmo risco de contrair alguma doença.

desenho de duas doutoras em telemedicina
profissionais em live conversando com outro medico

Áreas de atuação da Telemedicina

Atualmente, a telemedicina é subdividida em três áreas de atuação, sendo elas a teleassistência, teleducação e emissão de laudos à distância.

Teleassistência

A teleassistência, por exemplo, permite monitorar o paciente em sua própria casa ou no hospital, além de permitir que o médico responsável troque informações com outros, como dados de exames e de diversos procedimentos médicos, por meio de plataformas online para um melhor diagnóstico.

Teleducação

A teleducação por sua vez é a capacitação de profissionais de saúde que estão em locais com pouca infraestrutura ou dificuldade de locomoção. Permitindo que seus estudos não sejam cessados devido às adversidades.

Emissão de laudos à distância

Já a emissão e laudos à distância, frente que mais desponta no Brasil, permite que os exames sejam feitos em qualquer lugar e laudado por médicos através de softwares online com acesso via computador, celular ou tablet.

Exames e consultas online

Com a telemedicina, as clinicas médicas não precisam de especialistas em tempo integral. Eles podem atender os pacientes conforme a especialidade online, evitando gastos com médicos instalados na clínica sem estar com a agenda cheia.

Para que isso seja feito de forma eficiente, garantindo qualidade tanto para os pacientes como para os médicos, o mais indicado é que a clínica ou consultório contem com um software de atendimento clínico.

A tecnologia feita sob medida para a área da saúde permite ao usuário integrar a plataforma de telemedicina com o software da clínica.

Isso facilita muito na hora de acessar os laudos, ficha médica, histórico dos pacientes, e até realizar exames a distância, como é o caso do ECG – Eletrocardiograma online, que faz a análise dos potenciais elétricos do coração à distância.

A análise do EGG acontece por meio de um registro gráfico, onde a análise é feita de forma online e enviada pela plataforma de telemedicina para que a equipe de Cardiologistas analisem o exame em tempo real. Em 30 minutos, o cliente já receberá um retorno.

É uma plataforma confiável?

No Brasil, a Telemedicina atua dentro das regras determinadas pelo Conselho Federal de Medicina. Dessa forma, apenas profissionais que possuem registro no conselho podem atuar. Além disso, de acordo com a Resolução CFM 1643/2002, é necessário que a clínica médica tenha registro no CRM do local em que atua, além de disponibilizar toda estrutura para os pacientes.

Vantagens da telemedicina

Logo de cara, já dá para imaginar algumas vantagens que englobam a diminuição da distância, o acesso de qualidade a serviços na área de saúde. Porém, existem muitas outras vantagens tanto para os médicos quanto para os pacientes.

É importante ressaltar, por exemplo, o aumento do contato e troca de informações entre médico e paciente, gerando também maior acolhimento do que em consultas físicas, que podem durar menos, ou até mesmo gerar certa vergonha da parte do paciente.

Outra vantagem em âmbito social é a democratização ao acesso à saúde. Principalmente quando falamos de locais com pouca infraestrutura ou até mesmo difícil acesso à especialistas. Com a telemedicina, especialistas chegam mais longe sem precisar sair de casa ou do próprio consultório.

Quem precisa de atendimento rápido vai se beneficiar com a rapidez do atendimento, a plataforma encontra rapidamente médicos disponíveis para a consulta, bem como permite aos especialistas estarem sempre com consultas marcadas.

Para quem tem medo de vazamento de dados e prontuários, as plataformas garantem segurança e sigilo das informações dos pacientes, diferencial importante tanto para o médico quanto para o paciente.

Além disso, a telemedicina garante aos médicos uma redução do tempo de atendimento e de custos operacionais, como aqueles atribuídos ao deslocamento dos profissionais e demais despesas logísticas, e até de insumos físicos como papel e impressão.

A telemedicina também garante a facilidade na troca de informações entre os serviços de saúde, otimizando o tempo de execução de exames no dia a dia. Assim como também melhora a qualidade dos laudos emitidos.

Implantação da Telemedicina

Os benefícios estão evidentes e já foram citados acima, mas como fazer a implantação da telemedicina em seu consultório? O primeiro passo é investir em um software que traga esse tipo de tecnologia para oferecer o que existe de melhor para seus pacientes de forma profissional e com qualidade.

O MEDX é um software de gestão médica que facilita a rotina dentro das clínicas e consultórios e entre as inúmeras funcionalidades, disponibiliza um módulo de telemedicina incorporado. Nele, você encontra recursos de vídeo chamada, envio de arquivos, chat, integração com e-commerce para você receber os valores das suas consultas e assinatura digital ICP-Brasil.  Por ser hospedado em nuvem, permite o acesso de qualquer dispositivo com acesso a internet, facilitando ainda mais a rotina médica.

Entre em contato com um dos nossos consultores e descubra como o MEDX pode transformar a operação dentro da sua clínica.

implemente a telemedicina no seu negocio texto com uma imagem de uma mao ao lado usando a ferramenta