Você já parou para pensar a importância das redes sociais para a sua clínica médica? É inegável que as pessoas acabam ficando horas a fio nas redes sociais. Mais do que acompanhar perfis de influenciadores, é comum que procurem informações em páginas de profissionais em quem confiam. E é aí que entra a necessidade da sua clínica ter um bom posicionamento dentro das redes sociais.

É importante trazer um conteúdo relevante que possa conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, e para isso, é preciso traçar toda uma estratégia para alcançar o público que deseja atrair para sua clínica médica. Confira a seguir algumas dicas para adequar as suas redes sociais e conquistar os pacientes certos para a sua clínica.

Criando conteúdos estratégicos

1. Saiba quem é o seu público alvo

Quem você quer alcançar? Em uma estratégia de marketing digital chamamos isso de persona, que é quem representa o seu público alvo, ou seja, os pacientes que você deseja atrair para a sua clínica. Para conseguir traçar esse perfil, o mais indicado é segmentar quem você quer atingir, o que facilita o planejamento da sua estratégia e também lhe traz suporte para elaborar os tipos de conteúdos mais adequados para alcança-los.

2. Acerte no tom de voz

Se a sua persona representa um paciente ideal e real para a sua clínica, também existe a melhor maneira de se comunicar com ela, ou seja, o tom de voz, que garante a uniformidade de palavras, expressões, atitudes e valores que devem ser mantidos pela sua clínica.

A forma mais assertiva é observar os seus pacientes se comunicando, de quais maneiras eles gostam de ser tratados e que tipo de abordagem desempenha um melhor papel na oferta de um atendimento de excelência. Assim, você terá um panorama da melhor forma de se comunicar e a melhor linguagem para trabalhar nas suas redes sociais.

3. Pense como seus pacientes

Um conteúdo original é aquele que entende as dores do público alvo, além de suas características e tom de voz. Pense que tipo de conteúdo seria relevante para elas, se coloque no lugar de sua persona, só assim você vai entender o que elas buscam de conteúdo relevante em suas redes sociais.

Uma dica: antes de postar qualquer coisa nas suas redes sociais, leia e reflita se o que foi escrito tem capacidade de sanar alguma dor ou dúvida do seu cliente. Se a resposta for não, evite postar.

4. Linha editorial

A linha editorial ajuda, e muito, na construção de conteúdos de qualidade com a constância necessária para cada rede social, portanto procure pesquisar quais assuntos são do interesse do seu público.

Para isso, observe o que seus concorrentes estão postando e com quais objetivos: apenas informações da clínica, como chegar ou especialidades que atendem, ou estão trabalhando com um conteúdo mais denso e trabalhado, que traz informações sobre doenças, tratamentos e outras demandas que alguém em busca de um tratamento pode vir a ter?

Isso irá ajuda-lo a estabelecer a melhor abordagem e o tom de voz a ser utilizado, fora que também é super importante para saber o que seus concorrentes estão fazendo.

Marketing Médico: Como desenvolver uma estratégia de resultados

5. Conteúdos originais e direcionados

Cada rede social tem um perfil e um tipo de público, por isso, é preciso criar um conteúdo direcionado para aquela plataforma.

Vídeos são ótimos para Youtube e Facebook, fotos e stories são mais vistos no Instagram. Faça um levantamento para ver como pode adequar o conteúdo de acordo com cada plataforma.

Não se esqueça de investir em formatos diferentes para os posts das redes sociais, além de fotos estáticas, você pode investir em ilustrações, vídeos, gifs, infográficos, stories, enquetes, lives… não faltam formatos para explorar e trazer um conteúdo diferenciado.

6. Mantenha uma comunicação aberta

O engajamento faz super diferença dentro das redes sociais, quanto mais engajamento, maior o alcance do seu perfil, por isso, abuse de call to action, e evite conteúdo que não de a oportunidade do seu público participar. Ou seja, no lugar de compartilhar informações, convide o seu público a deixar dúvidas e dividir sua opinião, assim, você tem mais engajamento e estreita o laço com quem chega até você pelas redes sociais.

Em vez de apenas compartilhar uma notícia, que tal incentivar que as pessoas deixem suas opiniões?

Mas não se esqueça que o seu público espera a resposta das suas interações e dúvidas que enviam para as suas redes sociais. É isso que faz as pessoas se aproximarem da sua clínica e conquistam novos pacientes que gostam de ser bem atendidos desde as consultas até nas redes sociais.

Não responder pode prejudicar toda a sua interação e engajamento do seu público.

7. Abuse de hashtags

Todas as redes sociais permitem utilizar hashtags, elemento que ajuda a classificar melhor o conteúdo compartilhado. Utilizar sites de busca por hashtags ajuda a posicionar melhor as suas postagens e alcançar um público maior. Portanto, faça um levantamento das hashtags alinhadas ao assunto do post para filtrar os interesses dos leitores. alcançando a audiência correta para o seu negócio.

8. Capriche nas imagens

As imagens dos posts chamam atenção nas redes sociais e são importantes para melhorar o seu resultado. Optar por utilizar imagens de banco pode ser uma forma barata de produzir conteúdo, porém, acaba diminuindo o engajamento e distribuição pois as redes sociais entendem que aquele conteúdo não é original. Se houverem recursos, prefira sempre contratar fotógrafos para produzir as suas imagens.

A identidade visual também conta para o sucesso do seu conteúdo digital, e ela deve ter uma unidade visual com a comunicação visual da sua clínica, logotipo e todas as peças gráficas que pretende utilizar. Assim, todos os pacientes já vão identificar a sua identidade quando adentram a sua clínica ou até mesmo quando visitam seus perfis nas redes sociais.

9. Analise os resultados

De nada adianta todo o investimento em ferramentas, posts e conteúdo diferenciado se você não faz uma analise completa dos resultados para pontuar quais estratégias são de fato eficientes. Com as métricas e panoramas traçados é possível analisar o que está ou não dando certo dentro das suas redes sociais e ver o que pode mudar para transformar a suas redes sociais em um ponto de interesse do seu público alvo.

Por isso, faça uma analise a cada mês das estratégias que deram ou não certo dentro das suas redes sociais e veja como isso fará com que os resultados sejam ainda melhores.

10. Contrate um serviço especialista

Se essa não é sua expertise, ou não tem tempo para fazer a gestão das redes sociais, a melhor forma é contratar uma empresa que seja especialista, assim, você tem a segurança de atingir ótimos resultados e conquistar novos pacientes para sua clínica médica.

O software de gestão médica MEDX conta com a ferramenta MEDX.Social, que auxilia na gestão das redes sociais e no conteúdo da sua clínica. A ferramenta oferece textos simples curtos já com o tom de voz adequado ao seu público alvo, ajudando a criar um conteúdo relevante para suas redes sociais.

Veja outras maneiras que o MEDX pode auxiliar na gestão da sua clínica e alcance melhores resultados.