A telemedicina começou a ser usada no Brasil há alguns anos. Mas somente com a necessidade do distanciamento social é que ela realmente ganhou força. Todas as áreas, sejam de saúde ou não, precisaram se adaptar ao mundo virtual em bem pouco tempo.

Com isso surgiram novos questionamentos e problemas. Como, por exemplo, qual o jeito correto de realizar uma consulta online? É possível prestar um atendimento de qualidade pela internet?

Essas são questões bem comuns, mas que tem solução bem simples. E é por isso que separamos 7 dicas para te ajudar a garantir um atendimento online de qualidade para seus pacientes.

Como garantir um atendimento online de qualidade?

1. Invista em tecnologia

A primeira coisa que precisa ser pensada antes de começar a realizar atendimentos online é na tecnologia.

É necessário ter uma boa conexão de internet, de preferência de fibra óptica. Isso garante maior estabilidade durante a consulta. Equipamentos como webcam, microfone, caixas de som ou fone de ouvido com microfone integrado. Esses equipamentos precisam ser de qualidade semi profissional ou profissional, assim a qualidade da imagem e som serão perfeitas.

Se você optar por realizar as chamadas pelo seu smartphone, será preciso usar um suporte fixo para que a imagem não mexa. O movimento constante é desconfortável para quem está do outro lado.

Além disso, o smartphone pode não ser apropriado caso a consulta precise de visualização. A tela pequena pode atrapalhar a imagem e a análise do problema. Então, se puder, invista nos equipamentos mais profissionais, afinal a tendência é que a telemedicina cresça cada dia mais.

2. Escolha uma plataforma de confiança

Realizar um atendimento online de qualidade requer segurança acima de tudo. Por isso, não é recomendado usar plataformas de reuniões para esse fim. O correto é investir em uma plataforma que seja especializada em telemedicina.

Hoje existem opções de softwares que fazem todo o gerenciamento do consultório e ainda permitem a realização dos atendimentos online. Isso sem falar que é bem mais fácil enviar pedidos de exames e receitas médicas com essas  plataformas.

Assim, pesquise no mercado por empresas sérias que oferecem esse tipo de serviço. Você vai se surpreender com todos os benefícios que esses sistemas podem oferecer ao seu consultório. E não pense apenas no menor preço, escolha pelo melhor custo benefício. Quando estamos falando de segurança não podemos economizar.

Conheça os nossos planos disponíveis

3. Realize os atendimentos no consultório

Uma dica muito importante para quem deseja realizar um atendimento online de qualidade é usar sempre o consultório. Apesar de parecer que não faz nenhuma diferença, essa atitude demonstra muito profissionalismo.

Se você não tem como usar o seu consultório oficial para realizar as consultas online, separe um espaço da casa para isso. Ter um escritório ou ambiente mais profissional é indispensável para um bom atendimento.

Ninguém transmite confiança quando fala com uma cama atrás da imagem ou em um ambiente bagunçado ou cheio de gente. Isso demonstra apenas desleixo. Então prepare bem o seu ambiente.

O ideal é que a imagem de fundo seja uma parede, ou estante de livros ou até uma janela, desde que a claridade não interfira na qualidade da imagem.

Além disso, se preocupe com os ruídos escolhendo um local mais silencioso onde você não seja interrompido. O uso de fones de ouvido com microfone acoplado pode ajudar a reduzir esses ruídos externos.

4. Seja pontual

É primordial para um atendimento online de qualidade que você seja pontual. Aliás, o melhor é que minutos antes você já esteja na sala aguardando pelo paciente. Isso demonstra compromisso e transmite confiança ao seu paciente.

Assim, se sua agenda está bem cheia de pacientes, tente criar intervalos um pouco maiores para que ao sair de uma consulta você consiga entrar em outra sem se atrasar. Isso vai sendo ajustado com o tempo.

Outra ideia do que você pode fazer é usar como base o tempo que normalmente gasta em cada consulta presencial e o tempo entre consultas que é necessário. É claro que as consultas online não têm a mesma duração, porém fica mais fácil evitar os atrasos.

Depois de algum tempo realizando consultas online você pode ajustar o tempo entre os atendimentos de acordo com a sua necessidade.

5. Faça um atendimento humanizado

O atendimento online tem um grande problema, é difícil se sentir acolhido por uma tela de computador ou celular. Por isso, esse tipo de atendimento exige o máximo de cuidado com o tom de voz e as expressões.

Evite ser muito sério, e rápido nas perguntas e sempre olhe para a câmera. Enquanto o paciente estiver falando apenas preste atenção olhando diretamente para ele. São pequenos detalhes mas que fazem toda a diferença.

Para começar o atendimento sempre deseje bom dia, pergunte se está tudo bem e se o paciente consegue te ouvir e ver com perfeição. Esses cuidados é que transformam uma simples consulta online em um atendimento personalizado.

6. Explique ao paciente como será o atendimento

Os atendimentos online são novidade tanto para os médicos quanto para os pacientes. Assim é recomendado enviar para seu paciente um pequeno tutorial sobre como as consultas online acontecem.

Esse tutorial pode ser enviado logo após o paciente confirmar seu atendimento. Ele pode ser produzido em vídeo curto ou um tutorial escrito. O mais importante é deixar claro para o paciente todos os pontos importantes.

Nesse tutorial você explicará a necessidade do paciente estar em um ambiente tranquilo e sem interferências, de usar roupa adequada, o jeito correto de usar a câmera, a importância de um microfone e fone de ouvido. Essas são apenas algumas dicas, você vai conseguir definir as suas prioridades de acordo com o seu público.

7. Mantenha os cadastros sempre atualizados

Para um atendimento online de qualidade também é preciso ter acesso e conhecimento de todo o histórico do paciente em seu consultório. Por isso é muito importante manter todos os cadastros atualizados.

E mais do que isso, o cadastro atualizado permite enviar mensagens de aniversário ou para lembrar de uma consulta. Tudo isso torna o atendimento online mais personalizado e próximo do paciente.

Cada uma das dicas citadas são extremamente importantes para garantir um atendimento online de qualidade. Então invista em melhorias para oferecer aos seus pacientes a melhor experiência, mesmo que à distância. São esses cuidados que fidelizam e atraem novos pacientes.

O software de gestão MEDx está presente em todas as etapas da construção do relacionamento com a sua base de clientes, auxiliando e dando suporte aos profissionais da área da saúde em busca de uma gestão eficiente e moderna. Para saber mais sobre os nossos planos, clique na imagem abaixo.