O marketing médico é um dos assuntos mais buscados, atualmente, pela classe médica na tentativa de ganhar visibilidade e promover seus serviços.
A competitividade, sem dúvidas, atinge até o setor de saúde. Por isso, é sempre bom conhecer algumas estratégias a serem aplicadas no seu âmbito de atuação.
Acompanhe este conteúdo que preparamos para você se diferenciar no seu mercado, atrair mais pacientes, gerar autoridade e crescer no seu segmento de atuação!
Contexto do marketing na área médica
Antes, o marketing médico era feito de modo offline. Hoje, 152 milhões de brasileiros tem acesso à internet, segundo o Uol. Por isso, podemos dizer que a jornada do consumidor e do paciente mudou por completo.
Por exemplo, 94,4% dos internautas procuram informações na internet para esclarecerem dúvidas para seus problemas de saúde.
Com isso, a esfera online tem um grande potencial de ser explorada para beneficiar a classe médica, bem como fazer as soluções médicas oferecidas chegarem ao conhecimento de um maior número de pessoas.
Hoje, as pessoas buscam por indicações de sintomas de doenças, de tratamentos e cuidados gerais para melhorar sua qualidade de vida.
Por isso, ao fazer corretamente algumas ações estratégicas de marketing (inclusive digital), isso aumenta a autoridade do médico, atrai mais pacientes, melhora a experiência dos pacientes, além de outras oportunidades interessantes.
Aprenda a usar o marketing para divulgar seus serviços, veja a seguir.
Marketing para médicos: aprenda a divulgar seus serviços!
O marketing médico pode ser trabalhado de diferentes maneiras. Acompanhe e aprenda mais sobre algumas estratégias que preparamos para sua clínica ou outra entidade:
Branding
As estratégias de marketing médico têm como objetivo fazer com que o nome da clínica ou consultório, por exemplo, seja conhecido na região.
Hoje, trabalhar com as ferramentas da internet é uma das principais formas de fazer isso, e respeitando o Código de Ética da profissão.
Dá para trabalhar com o branding social, o que é feito pelas redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube, por exemplo.
Por isso, mostrar um pouco da sua rotina de médico, a sua equipe, alguns objetos, equipamentos ou mecanismos usados na sua rotina, tudo isso transmite uma imagem positiva, o que ajuda a construir seu branding.
Essas iniciativas aumentam a possibilidade de fazer com que seus serviços e/ou sua clínica sejam lembrados por mais pessoas.
Tenha um site
Sua clínica ou consultório precisa ter um site profissional, justamente para ter um posicionamento na esfera digital.
O site do consultório médico é uma ferramenta de marketing médico. Esse site médico precisa atender a esses requisitos:
- Ter bom layout;
- Ser responsivo, ou seja, estar configurado para rodar em outros dispositivos móveis;
- Os mecanismos de buscas precisam entender do que se trata o site. Então, trabalhe o seu SEO (Search engine optimization) para melhorar seu ranqueamento;
- Ser profissional e ter domínio próprio.
Hoje, os algoritmos do Google, por exemplo, não aceitam amadorismo, por isso, é importante ter um site voltado para um bom posicionamento, ao trabalhar uma estratégia de marketing médico.
Profissionalização da categoria
É importante entender um pouco do que é permitido ou não, na hora de se trabalhar estratégias de marketing médico para divulgar seus serviços.
Dessa forma, os médicos devem colocar esse trabalho nas mãos de pessoas de confiança e que executam um trabalho de qualidade.
Lembre-se ainda que, para que as estratégias voltadas para os serviços de medicina não sejam penalizadas pelo Conselho Federal de Medicina, é necessário atenção para:
- Não divulgar valores nos canais de comunicação online;
- O médico não deve participar de anúncios de produtos/marcas;
- Não usar expressões como “Garantido” ou “O melhor”, dentre outras regrinhas contidas na Resolução do Conselho.
O mais importante é que o médico e/ou a clínica tenham um posicionamento profissional e social na sua atuação.
Para isso, o melhor é contar com boas ações de marketing de conteúdo, nosso assunto a seguir.
Marketing de conteúdo
As duas principais funções do marketing de conteúdo ligado ao marketing médico são educar os pacientes sobre algumas dúvidas e possíveis soluções e criar visibilidade do nome da clínica ou consultório.
Para isso, é possível criar vídeos e artigos educativos, por exemplo, os quais precisam ter o SEO trabalhado para ser entregue para o maior número de pessoas possível.
Assim, haverá um maior fluxo de pessoas para o site ou blog da clínica ou consultório.
Para isso, seu site deve se apresentar como atualizado e com alguns gatilhos mentais para que os pacientes queiram agendar uma consulta ou buscar algum outro serviço.
Ao trabalhar o marketing de conteúdo voltado para a área médica, é possível aumentar, e, muito, a autoridade do médico e do estabelecimento.
Busque diferenciais
Hoje, até mesmo na área da saúde encontramos competitividade.
Por isso, é necessário buscar algum diferencial competitivo. Sabendo disso, quando se trata de trabalhar o marketing médico, use essas estratégias:
- Treine seu time (equipe) para ser os mais profissionais possíveis e oferecer um atendimento cordial e eficiente;
- Acompanhe as inovações da sua área e as adote no seu estabelecimento, à medida de sua realidade;
- Tenha um ambiente acolhedor, climatizado, com instalações modernas e apropriadas para acolher bem o paciente, seja ele com limitações físicas ou não;
- Ofereça um atendimento e marcações de consultas online;
- Ofereça, se possível, atendimento médico online, o que é permitido fazer por meio de ferramentas como Zoom, Skype e outras.
Tudo isso melhora a experiência do paciente e faz seu estabelecimento ser lembrado de modo positivo. Isso porque ajuda no branding do seu consultório e a expandir o nome de seu estabelecimento ou nome do profissional.
Finalmente, você viu neste conteúdo sobre algumas formas de se trabalhar no âmbito do marketing médico. Agora, que você sabe o que fazer, reúna seu time, desenvolva as melhores estratégias e implemente para colher os melhores resultados.
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