O Que é um Software Médico de Gestão e Como Ele Pode Auxiliar na Fidelização de Seus Pacientes?

A tecnologia é uma grande aliada para facilitar o dia a dia de uma empresa, e ela também pode ser usada a favor do seu consultório ou clínica médica. Uma ferramenta imprescindível para quem quer otimizar os processos, organizar documentos, integrar dados e, é claro, fidelizar os pacientes é o software médico de gestão.

 

 

Mas afinal, o que é um software de gestão?

Também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema de gestão integrado, se trata de uma ferramenta online que agiliza todos os processos internos da empresa, independentemente do segmento, a fim de facilitar a rotina operacional, economizando tempo e diminuindo falhas humanas.

No caso de uma clínica médica ou até mesmo um consultório, a funcionalidade do software médico não é diferente, e o software médico de gestão facilita a operação desde o momento do agendamento da consulta, até a hora do retorno.

Algumas funcionalidades de um software de gestão geral são:

  • Facilitar a geração de notas fiscais e NF-e;
  • Emissão automática de boletos bancários
  • Controle de estoque, contas a pagar e receber;
  • Controle de funcionários;
  • Emissão de relatórios.

 

 

Ou seja, a ferramenta permite integrar todas as informações de diferentes setores da empresa, trazendo em um único ambiente digital todos os dados pertinentes ao consultório.

Outra vantagem é que permite gerar relatórios completos e comparativos que facilitam a tomada de decisões pelos gestores, que enxergam em uma única tela todo o panorama da empresa.

Assim sendo, como é feito sob medida para o setor da saúde, um software de gestão médico é a escolha certa para otimizar a operação e fidelizar os pacientes dentro de uma clínica ou consultório médico de maneira fácil e intuitiva usando a tecnologia como aliada.

ERP na área médica

A operação dentro de um consultório ou clínica médica tem as suas particularidades e somente quem está por dentro dos problemas e demandas consegue enxergar as reais necessidades. Por isso, contratar um software de gestão genérico pode não trazer os resultados esperados para a empresa.

Isso porque as funcionalidades de um software médico são ainda mais extensas, e vai além das funcionalidades já citadas, comuns em ERPs de todos os segmentos, afinal, o software de gestão voltado para área médica tem como benefício facilitar a rotina no consultório e das clínicas, e por isso tem funcionalidades exclusivas para o setor.

É o caso do MEDX, que é uma plataforma em nuvem de gestão de clínicas e consultórios. Por ser hospedada em nuvem, tem como diferencial oferecer aos usuários máxima segurança no armazenamento de informações por meio de backups diários do banco de dados.

 

 

A ferramenta foi idealizada pelo Dr. Carlos Lopes, e é o único software do mercado fundado e idealizado por um médico que conhece profundamente a rotina dentro do consultório médico e entende as necessidades vividas dentro do consultório.

Uma das grandes facilidades proporcionadas pelo software médico em questão é a a possibilidade do acesso por meio de qualquer dispositivo (Windows, Mac, Smartphones, Tablets) com conexão à internet, permitindo toda a equipe abastecer a ferramenta em tempo real. Por exemplo, a sua recepcionista pode acessar o
dispositivo enquanto você atualiza o prontuário médico do paciente, fazendo a atualização em tempo real.

Outra vantagem do software médico em nuvem é que a assinatura é mensal, que pode ser cancelada quando quiser, o que elimina os custos com implantação do sistema – diferentemente dos sistemas de gestão on-promise ou local. O MEDX permite importar dados de outros sistemas de atendimento médico para o ERP, sincronizando as informações com o MEDX.

O software de gestão tem como foco ser intuitivo, eficiente, rápido para poder otimizar as operações dentro da empresa médica. Além de e auxiliar os usuários a fidelizar seus pacientes e aumentar a rentabilidade da sua clínica ou consultório. Como é um software em constantes adaptações, disponibiliza a atualização de forma automática e
gratuita para os usuários.

O MEDX também oferece funcionalidades como 15.000 pacientes cadastrados, acesso ao prontuário e receituário – que pode ser enviado para os pacientes após a consulta, módulo financeiro e controle de estoque.

O último ajuda inclusive a fazer economias no setor de compras, já que com o controle efetivo do que tem em estoque, o gestor pode fazer compras mais assertivas e sem desperdício. E evitando ainda o vencimento de produtos parados no estoque.

 

 

Fidelização dos pacientes

Um dos grandes diferencias oferecidos pelo software médico MEDX é disponibilizar a função de confirmação de consultas por mensagens SMS ou WhatsApp.

Tal função pode reduzir em mais de 20% as faltas dos pacientes. Essa funcionalidade também deixa a rotina dos funcionários mais tranquila, podendo focar em outras tarefas do dia a dia.

Para a clínica, a confirmação de pacientes é importante para que o médico não acabe ocioso, fator que pode fazer com que perca dinheiro com o desperdício de tempo dentro do consultório sem atendimento.

A confirmação também permite dar vazão as listas de esperas de pacientes, que aguardam por consultas de encaixe. Outra funcionalidade garantida pela plataforma hospedada em nuvem é a  ferramenta de marketing de relacionamento, ou seja, uma ferramenta que auxilia no cumprimento de estratégia de marketing voltada para o relacionamento com os clientes, que no caso de uma clínica médica se trata dos pacientes.

A ferramenta de marketing de relacionamento ajuda a atrair novos pacientes, quando focada na divulgação para o público alvo. Bem como busca fidelizar os antigos pacientes, mandando mensagens lembrando o paciente do retorno, ou parabenizando em datas comemorativas como o aniversário, por exemplo.

O pós-consulta é extremamente importante para fidelização de clientes. Além de lembrar do retorno da consulta, também pode enviar as receitas médicas, assim como disponibilizar para o paciente uma pesquisa de satisfação, característica que permite descobrir os erros e acertos da sua clínica.Somente com o feedback dos pacientes você vai ter um panorama completo do que está dando certo ou não dentro da sua clínica.

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