Diversos fatores interferem na relação entre médico e paciente e podem contribuir ou atrapalhar a construção dessa relação. Por isso é preciso ter alguns cuidados para não cometer erros que afetem os pacientes.
A experiência do paciente é o principal fator para a fidelização, mas isso não se resume apenas ao momento da consulta. Pelo contrário, cada passo desde o contato inicial até a pós consulta são parte desse processo.
É pensando nisso que agora vamos apresentar os principais erros médicos que afastam os pacientes e como evitar esse problema.
Principais erros médicos que devem ser evitados
Falta de comunicação
A comunicação é sempre o primeiro contato do paciente com o médico ou com sua clínica. Normalmente nesse momento o paciente deseja tirar dúvidas e agendar uma consulta, e a falta de comunicação pode afastar esse paciente antes mesmo da primeira consulta.
Isso porque é nessa comunicação que o cliente forma sua opinião sobre o lugar e essa experiência deve ser perfeita. Para isso é preciso disponibilizar diversas formas de contato, como telefone e whatsapp, por exemplo.
Depois a relação com o paciente precisa ser cordial, solícita e agradável. Assim o paciente se sente mais acolhido. A relação após a marcação da consulta também é muito importante, com mensagem de confirmação ou com informações sobre o atendimento.
Outro ponto essencial na comunicação é entre os membros da sua equipe. Esse contato garantirá a qualidade do serviço. Uma equipe bem informada não sofre com problemas de horário, os imprevistos diminuem e a agenda tem um controle mais efetivo.
Sistema desatualizado
Alguns profissionais, principalmente os mais antigos, ainda preferem trabalhar com arquivos em papel e contato apenas por telefone. Porém esse tipo de postura pode afastar os pacientes da sua clínica e até diminuir a procura de novos pacientes.
O motivo é que as pessoas sentem mais confiança quando seus dados são armazenados online em dispositivos mais seguros e com menor risco de perda. Além disso, hoje a busca por médicos é realizada pela internet e se você não está presente online, dificilmente será visto.
Ter um sistema onde todos os seus dados e de seus clientes são armazenados é indispensável, inclusive para aqueles que já estão a muitos anos no ramo. Os sistemas de envio de mensagens, que mencionamos acima, é uma dessas atualizações muito importantes para o sucesso da sua clínica.
Mas ainda tem o benefício de poder ter acesso a sua agenda pelo celular e ainda contato com seus pacientes com mais facilidade.
Não conhecer o histórico do paciente
Todo mundo odeia quando precisa ir em um médico novo, principalmente se for para o tratamento de uma doença crônica. Ter que repetir todo seu histórico e explicar tudo que aconteceu em sua vida é exaustivo.
Alguns profissionais não fazem questão de arquivar o histórico de seus pacientes e por isso precisam entender sobre o problema sempre que a pessoa volta ao seu consultório. A repetição dos fatos pode sim afastar o paciente da sua clínica, pois traz de volta as dores do processo de tratamento.
Por isso tenha sempre em mãos o histórico de todas as consultas de cada cliente, assim ele perceberá que você se preocupa e conhece suas queixas. Além disso, ter esses documentos vai te ajudar a entender melhor e encontrar a solução de maneira bem mais simples e rápida.
Atendimento impessoal
O momento da consulta é extremamente importante para a experiência do paciente em sua clínica. Assim o tipo de atendimento prestado é um grande diferencial, e começa ao se mostrar aberto a escutar a dor de cada pessoa.
Também é preciso evitar o julgamento e demonstrar conhecimento do problema e das soluções. Um médico que não demonstra preocupação e que apenas deseja acabar a consulta logo afasta o paciente de sua clínica.
Uma boa maneira de garantir um atendimento adequado é oferecendo um formulário para ser preenchido e enviado ao médico antes da consulta. Isso demonstra que o profissional se preocupa em solucionar o problema dos seus pacientes.
O atendimento também se torna mais simples para o médico, já que antes do atendimento ele tem conhecimento do caso e pode começar a pensar nas estratégias de tratamento para o caso.
Consultório desorganizado
Um problema que atinge grande parte dos consultórios é a desorganização e esse é um forte motivo para afastar seus pacientes. Nada pior que ir à uma consulta que por um erro de organização não foi marcada ou deixou de ser agendada corretamente.
Um paciente novo com certeza não voltará para uma segunda consulta e a maioria dos antigos também deixarão de consultar com você. Por isso é essencial ter organização desde a marcação de consultas até os documentos de cada paciente.
A organização em toda a clínica demonstra mais profissionalismo e seriedade no trabalho prestado. Assim o cliente se sente mais seguro com a sua consulta, mesmo que sua capacidade como médico não tenha relação com a organização do ambiente.
Não oferecer teleconsulta
A teleconsulta está no mercado já há alguns anos, mas ganhou força nesse último ano e por isso precisa fazer parte da sua clínica. Hoje muitos pacientes já preferem esse tipo de atendimento para os casos mais simples.
Não oferecer a opção de consulta via internet pode afastar seus clientes que preferem a praticidade de ser consultado sem precisar sair de casa. Por isso, essa é uma modernidade que pode fazer toda diferença para o sucesso da sua clínica.
Programa MEDX: a melhor opção
O programa MEDX é a melhor opção de software para sua clínica, ele ajuda a solucionar todos esses erros que apresentamos e ainda oferece muitos outros benefícios. Pelo próprio programa você pode controlar sua agenda, comunicar com sua equipe e ainda analisar os pacientes que serão atendidos no dia seguinte.
Toda a organização de horários, segurança de documentos e acesso ao histórico de cada pessoa se torna muito mais simples quando o programa MEDX é utilizado.
Para melhorar ainda mais, ele dispõe de um chat que permite o contato direto com seus pacientes e ambiente preparado para as teleconsultas. Até mesmo os pagamentos podem ser realizados dentro da plataforma MEDX.
Por isso não cometa os mesmos erros e comece hoje mesmo a usar o programa MEDX em seu consultório.