Quais são os benefícios de um prontuário eletrônico?

Afinal, o que é um prontuário eletrônico? Qual a utilidade dessa ferramenta na área da saúde? Ela oferece segurança no tratamento das informações registradas?

Se você é da área médica, com certeza, este assunto te interessa! Um prontuário eletrônico facilita a comunicação entre os profissionais de saúde e vem sendo utilizado cada dia mais.

Vamos ver mais deste assunto? Com certeza, a performance de seus atendimentos irá se elevar! Vem comigo!

Prontuário eletrônico: o que é?

Um prontuário eletrônico é uma ferramenta muito útil quando o assunto é um acompanhamento e atendimento mais assertivos aos pacientes, principalmente.

Um prontuário no modelo digital tem um software próprio que permite acrescentar dados de diagnóstico, saúde e histórico de cada paciente.

Desde 2002, que Conselho Federal de Medicina autorizou e regulamenta o uso dessa ferramenta e algumas das recomendações estão na Resolução 1.638 dessa entidade.

A maioria dos médicos brasileiros aprova e recomenda o uso dessa ferramenta, justamente pela praticidade e outras vantagens de seu uso.

A seguir, veja algumas vantagens do uso dessa ferramenta na área da saúde.

Quais são os benefícios de um prontuário eletrônico?

Saiba que há muitos benefícios de um prontuário eletrônico, eles são práticos de acessar e de usar e confere mais segurança nos diagnósticos médicos.

Conheça algumas vantagens prontuário eletrônico:

Guarda as informações por tempo indeterminado

Listas

Todos os registros sobre a vida e o tratamento de um paciente ficam guardados de forma segura e por tempo indeterminado.

E não há necessidade de espaço físico e trabalho humano no manuseio de arquivos. O que poupa o tempo de sua equipe que pode trabalhar em atividades mais estratégicas.

Atualização

Todas as atualizações do paciente ficam armazenadas, e a cada nova consulta, elas são atualizadas para todos os colaboradores que necessitam desses dados.

Acesso remoto

Hoje, com o avanço da Telemedicina, é cada dia mais comum a prestação de serviços médicos de forma remota.

Assim, os médicos podem acessar e ter o prontuário do paciente de modo remoto para oferecer o melhor atendimento ao paciente. 

Com isso, os dispositivos móveis, como celulares e outros precisam estar configurados ou ter permissão para isso.

Olha que o mesmo prontuário eletrônico pode ser acessado por mais de um profissional de saúde, e isso gera agilidade e mais confiança no diagnóstico e indicação do tratamento apropriado.

Eficiência no atendimento

A cada atendimento prestado, você que é médico ou outro profissional de saúde, pode preencher as informações, anamnese, diagnóstico, prescrições e outros fatores de pacientes.

E a checagem desses dados e informações são feitas com agilidade, o que facilita o acesso e a obter o histórico clínico do paciente.

Além disso, essa ferramenta tem mecanismos para buscar informações específicas de cada paciente, como datas de consultas, medicamentos utilizados e outras informações.

Então, o paciente e o médico todos saem ganhando na eficiência e assertividade no uso dessa ferramenta.

Segurança dos dados

As informações e dados de cada pacientes ficam armazenadas de forma segura e somente tem acesso a eles os colaboradores autorizados.

E todas as informações ficam armazenadas e podem ser consultadas a qualquer momento e, hoje, até mesmo à distância.

Redução de erros em prescrições

É comum os médicos estarem com pressa ou até mesmo pelo estilo do médico, assim pode ocorrer transcrição de letras e informações ilegíveis, o que pode dificultar a leitura até para outros profissionais.

E com o prontuário eletrônico, isso não existe mais, pois tudo sobre o paciente é digitado.

Veja, em seguida, sobre as leis no Brasil a respeito dessa ferramenta e seu uso.

Regulamentação no Brasil sobre os prontuários eletrônicos

Na hora de escolher e adquirir uma ferramenta como o prontuário eletrônico, é preciso estar atento a algumas legislações.

Os dados de pacientes e clientes, por exemplo, precisam de estar seguros e livres de vazamentos, assegurando a privacidade do paciente.

Por isso, vale ressaltar sobre a necessidade de conhecer um pouco da Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, sobre este assunto.

Essa lei prevê que o paciente pode solicitar os dados e a correção de informações a qualquer momento.

Também, a lei 13.787 de 2018 diz que os prontuários médicos e informações eletrônicas de saúde devem estar guardados por 20 anos. Então, não custa nada saber sobre esses detalhes que ajudam a resguardar sua clínica ou hospital.

Como a MEDX pode te ajudar?

Depois de falarmos mais do prontuário eletrônico, saiba que a cada dia, a tecnologia avança mais no setor de saúde e contar com uma ferramenta como essa traz grande eficiência e avanços para sua clínica ou outro estabelecimento.

Com o prontuário digital da MEDX, você terá esses benefícios:

  • Ganho de tempo, ou seja, você pode otimizar seu tempo no consultório médico;
  • Há um software pensado por médicos para oferecer um sistema seguro e completo no que diz respeito à coleta de informações do paciente;
  • Rompe as barreiras geográficas, pois é possível acessar remotamente o prontuário eletrônico do paciente;
  • Você conta com um sistema seguro, com a criptografia com chaves assimétricas que te deixa mais tranquilo;
  • Há um controle efetivo da vida do paciente, o que permite fazer um diagnóstico assertivo e mais seguro.

E você conta com a modernidade e tecnologia em serviços de Telemedicina e saúde que somente a MEDX possui.

Para terminar, você viu quais são os benefícios de um prontuário eletrônico. Com certeza, seus atendimentos, eficiência e produtividade na clínica ou consultório terão um grande avanço.

Conheça agora o prontuário eletrônico e outras soluções médicas, de modo que sua clínica possa ganhar modernidade e eficiência no atendimento ao paciente.

Fique aqui no site e veja mais conteúdos como este de hoje, certo? Sempre temos novidades em conteúdos de valor para você ficar bem-informado.