Em um ano de crise como 2020, é inevitável pensar em como evitar que a sua clínica médica venha a falir, não é mesmo? E para evitar tal problema, a melhor forma é avaliar os principais motivos que levam as clínicas fecharem precocemente.
Afinal, não basta ser um especialista na área de atuação, embora a medicina seja de suma importância dentro do negócio, é preciso ter atenção também para outras partes do seu negócio, como a economia e lucratividade.
Isso porque os quatro principais motivos para o fechamento de uma clínica médica não têm a ver com a atuação médica. Falhas na gestão financeira, falta de planejamento estratégico e marketing de indicações são alguns exemplos de má práticas que levam a fechar uma clínica médica. Confira mais informações sobre essas falhas abaixo:
Principais Motivos Para o Fechamento De Uma Clínica
1. Falhas na gestão médica financeira
Não é novidade que a saúde do seu negócio é influenciada pela gestão financeira. E, por isso, a administração é tão importante dentro de qualquer empresa. É preciso ter controle de todo o fluxo de caixa, isso porque o descontrole pode ser o motivo para o fechamento da clínica.
Para isso, a dica é tomar nota de todos os lançamentos financeiros. Qualquer gasto deve ser anotado, e esquecer de colocar alguma entrada ou saída financeira pode resultar em um péssimo resultado para a sua clínica médica, afinal, nenhum negócio sobrevive sem saúde financeira.
A melhor forma de garantir uma gestão financeira completa é com relatórios que mostram o panorama completo dos gastos e entrada da sua empresa. É preciso ficar atento as analises, pois quando uma empresa não está gerando caixa, ou esse está com buracos, é mais difícil que sobreviva. Por isso, é importante fazer um bom gerenciamento para que preveja possíveis problemas financeiros, falhas no fluxo de caixa ou qualquer outro problema operacional.
Ainda em relação aos problemas financeiros que podem impactar a sua empresa está a retirada de pró-labore – ou seja, o seu salário. Para não acabar retirando mais do que deve, é preciso fazer um planejamento prévio. A dica mais importante é fazer retiradas mínimas no primeiro ano, para pagar o quanto antes o investimento no seu negócio.
2. Falta de planejamento estratégico
O planejamento estratégico ajuda a traçar metas e estratégias de ação para a sua clínica médica. É preciso ter um caminho traçado previamente para saber quanto investir financeiramente, contratar novos funcionários e outras atitudes que podem interferir previamente no sucesso da sua empresa.
E a melhor forma de fazer um planejamento prévio é analisando os relatórios e descobrindo o que está ou não dando certo na sua clínica médica. Conhecer toda a operação é a forma mais eficaz de garantir resultados.
Em uma clínica médica, é importante levar em conta os seguintes pontos:
- Proposta de valor: Quais diferencias a sua clínica vai oferecer e o que terá valor para os pacientes.
- Público-alvo: quais os pacientes que você quer atrair?
- Canais de comunicação: como o paciente agenda uma consulta
- Estratégias de relacionamento: como fidelizar os seus pacientes
- Recursos: qual o melhor sistema de gestão para clínica?
- Fontes de receita: quais os meios de ganhos da sua clínica?
Esses são alguns dos pontos principais para traçar o planejamento estratégico e garantir resultados para a sua empresa.
3. Atendimento ao cliente feito de forma desorganizada
Com as finanças e planejamento em dia, é a hora de se preocupar com o atendimento aos pacientes. São eles que trazem o lucro para a sua empresa e quando estão contentes, também indicam para os amigos e familiares.
Por isso, desorganização na hora de receber os pacientes, falhas no agendamento, ou até mesmo a sala de espera lotada podem significar um descontentamento com o atendimento. Até porque, podem acelerar as consultas e deixa-los ainda mais descontentes.
Por isso, priorize um a organização da agenda, contratando bons funcionários. Para desafoga-las, a marcação de consulta feita de forma automatizada pode ser uma boa saída.
Um software de gestão pode controlar os agendamentos, contatar pacientes, e também trazem a função de fazer o pós-atendimento, recebendo o feedback da consulta, fazendo marketing de relacionamento, ativando os pacientes nos aniversários e outras datas comemorativas, por exemplo.
A desorganização com os prontuários também pode atrasar os processos, por isso, armazena-los em nuvem pode ser muito mais rápido para o dia a dia da sua empresa. Além é claro de garantir segurança e economizar espaço físico.
4. Falta de treinamento
Em qualquer empresa, a falta de treinamento pode levar a uma catástrofe, afinal, quando não existe uniformidade nos pensamentos, ideias e até modo de trabalho, vira uma bagunça que pode interferir no sucesso da empresa. Por isso, é importante que todos os sejam devidamente treinados, bem como no que concerne ao atendimento ao cliente impecável.
O atendimento começa logo na porta de entrada, e por isso, é preciso que todos sigam. acolham e tratem bem os pacientes que chegam. O ideal é que o tratamento seja humanizado desde o começo do atendimento, que começa já na hora do agendamento.
5. Falta de atualização
Em qualquer ramo, quando não se atualizam acabam ficam obsoletos, e no ramo médico não é diferente. Porém, a falta de atualização pode ser prejudicial de duas maneiras distintas em uma clínica.
O médico precisa se atualizar e conhecer os novos protocolos da medicina, oferecendo o melhor tratamento possível para os pacientes. Assim como a clínica precisa ser atualizada, e a melhor forma de fazer isso é apostando em tecnologia como aliada.
Neste caso, um software de gestão pode ser a solução para garantir que a operação da sua clínica seja 100% eficiente.
O MEDX é exemplo de uma ferramenta em nuvem que pode revolucionar os processos da sua clínica médica, fazendo desde a gestão financeira e controle de fluxo de caixa, gerando relatórios completos para ajudar no planejamento estratégico da sua clínica.
Outra vantagem do software é que facilita o processo de marcação de consultas, marketing de relacionamento e comunicação com os pacientes, tornando o dia a dia da recepção muito mais fácil, podendo concentrar esforços em outras tarefas.
Entre em contato com um dos consultores para descobrir como o Software de Gestão da MEDX pode revolucionar a sua clínica médica.