Quais são as expectativas dos pacientes no período Pós-Pandemia?

Em menos de um ano, o mundo mudou completamente. As pessoas passaram a ficar mais tempo em casa (ou todo o tempo) e passaram a valorizar mais o seu tempo do lado de fora, ainda mais com o risco de se contaminar.

Afinal, o contexto pandêmico cooperou para que os pacientes compreendessem que não é necessário gastar horas a caminho da clínica para realizar uma consulta que não exija um exame presencial, ou então em realizar um atendimento médico à distância.

Com isso, novas demandas surgiram dentro das clínicas de saúde. E, será que a sua está preparada para atender os desejos dos pacientes no pós-pandemia?

É sabido que a pandemia não impactou apenas empresas e marcas financeiramente, mas também modificou profundamente as preferências e os comportamentos das pessoas, que passam a buscar mais conforto e segurança. Para saber quais mudanças foram essas, continue com a leitura.

Quais mudanças permanecerão no contexto Pós-Pandemia?

Telemedicina

Os consultórios precisaram se adequar ao atendimento à distância, devido a insegurança de sair de casa, e isso continuará mesmo depois da pandemia. O motivo é simples, os pacientes perceberam que não precisam sair de casa para consultas de rotina, ou seja, se o médico só vai solicitar exames laboratoriais, é mais fácil fazer o primeiro atendimento de casa, e voltar para entregar os resultados.

Por isso, é importante manter esse tipo de atendimento mesmo depois que a pandemia acabar. Assim, a sua clínica poderá atender todo o tipo de demanda que aparecer.

7 dicas para oferecer um atendimento online de qualidade

Cuidado com a biossegurança da clínica

Mais do que nunca, os pacientes vão cobrar das clínicas e consultórios médicos medidas de segurança, pensando na biossegurança, pensando na prevenção e proteção dos profissionais e pacientes.

O álcool em gel e o distanciamento entre as pessoas, ainda mais no caso de consultórios onde frequentam com questões de saúde, serão hábitos cobrados no pós-pandemia. Para isso, as salas de espera não podem ficar muito cheias, e o mais indicado é evitar a lotação, seja espaçando mais a agenda, ou ampliando o espaço.

Além disso, é preciso disponibilizar um banheiro com lavatório de fácil acesso pois o hábito de lavar as mãos ao adentrarem aos estabelecimentos não irá se perder.

Conheça os hábitos dos pacientes

O atendimento médico no século XXI pós-pandemia provocada pelo novo Coronavírus mudou completamente. Muito além do que se aprende na faculdade de medicina, vai ser necessário buscar aperfeiçoar a experiência do serviço médico.

Afinal, mais do que nunca ficou provado que o contato do paciente com o seu atendimento não começa na hora da consulta, ele espera mais atenção e cuidado desde a hora que adentra a sala de espera, ou mesmo na hora de marcar a teleconsulta.

Além disso, o paciente não chega apenas pela indicação, ele também vem através do google ou das redes sociais. E se não tiver uma boa impressão online, pode desistir de marcar uma consulta na clínica.

Por isso, é preciso garantir uma boa experiência do começo ao fim, para garantir uma boa nota no google, por exemplo, e não ter nenhum comentário negativo no site.

Uma dica para garantir um bom atendimento de ponta a ponta é com um sistema de gestão online, que disponibiliza plataformas seguras de Telemedicina, softwares médicos que possibilitem pagamentos online, e possibilidade de marcar as consultas de forma online, facilitando o dia a dia dos pacientes e dentro do consultório também.

Dados Online

Se a pandemia ensinou algo para o mundo foi a necessidade de estarmos online. Mas isso vai além de estar disponível para agendamentos de teleconsultas. O médico precisa ter acesso aos dados e protocolos de qualquer lugar, garantindo um bom atendimento com o histórico médico ao alcance.

Ou seja, no pós-pandemia, uma das exigências dos pacientes vai ser de um bom atendimento de qualquer lugar. E para isso, a solução é simples: Digitalizar todos os prontuários médicos.

Ter todos os arquivos dos pacientes em nuvem é uma maneira assertiva de garantir segurança de dados – exigida por lei. Assim como manter pelo tempo determinado por lei, e por fim, ter acesso aos dados de cada paciente ao alcance das mãos.

Assim, fica muito mais fácil acompanhar a evolução do paciente, outros problemas anteriores de saúde, entre outras demandas.

Comunicação digital e de fácil acesso

Se tem uma coisa que o isolamento mostrou é a necessidade da presença virtual, e inovações tecnológicas que permitam acionar a sua clínica na segurança do lar. Mais do que nunca passou a ser necessário investir em comunicação digital.

Redes sociais, lives, podcasts, workshops, blogs, etc, tudo isso traz a possibilidade de disponibilizar mais conteúdo e se aproximar do paciente. Vá além do Instagram, afinal, ele compõe um mix de marketing digital. Aposte em outras ferramentas e se destaque à frente dos concorrentes.

MEDX como solução

Deu para perceber a importância e a necessidade de contar com a tecnologia como aliada para levar a sua clínica ou consultório médico muito além da pandemia. Por isso, é importante buscar uma ferramenta capaz de otimizar o tempo do médico e modernizar os processos de atendimento dentro do consultório ou clínica.

O Medx é um software médico em nuvem que é adequado à Lei Geral de Proteção de Dados, de tratamento de dados pessoais, identificação de dados sensíveis e autorização para envio de mensagens. E, por ser hospedado em nuvem, pode ser acessado do computador pessoal, notebook, tablet ou smartphone.

Também disponibiliza um módulo de telemedicina incorporado a sua interface, com recursos de vídeo chamada, envio de arquivos, chat, bem como é integrado a um e-commerce para você receber os valores das suas consultas e assinatura digital ICP-Brasil.

Outra vantagem do MEDX é que praticamente TUDO dentro do MEDX pode ser parametrizado e personalizado de acordo com as preferências do usuário, atendendo melhor aqueles que utilizarem a ferramenta. Formulários de anamnese, documentos de receituário, planilhas de exames são alguns dos itens que podem ser personalizados.

Entre em contato com um de nossos consultores e descubra os diferentes planos disponíveis para a operação da sua clínica médica ou consultório odontológico.