Você já parou para pensar a importância de manter o cadastro dos seus pacientes atualizados? A prática faz toda a diferença para quem busca oferecer aos pacientes um atendimento personalizado e satisfatório, bem como a agilidade dos processos da clínica.
Isso porque o cadastro personalizado permite construir um banco de informações que são necessárias para trazer um atendimento personalizado e de qualidade aos pacientes da sua clínica ou consultório. E, quando feito de forma online, garante ainda mais praticidade e funcionalidade à sua clínica.
Em primeiro lugar, um dos principais motivos para manter os dados atualizado é se manter competitivo no mercado tão acirrado. Afinal, ter os dados corretos dos seus pacientes é uma maneira de eliminar gargalos que fazem seu paciente escolher outro consultório seja para uma primeira consulta ou para o retorno médico.
Para quem ainda não sabe como o cadastro atualizado pode beneficiar uma clínica, reunimos algumas dicas que mostram como pode transformar seus processos internos de forma eficaz e rápida para oferecer o melhor para o seu paciente.
Por que manter o cadastro de pacientes atualizado?
Retorno garantido
Não há dúvidas, reter os pacientes é muito mais fácil do que conquistar novos. E por isso, um cadastro atualizado pode somar quando falamos em manter seus pacientes. E nada mais eficaz que fazer isso de forma online. A tecnologia acelera os processos e ajuda a manter as informações organizadas em um só lugar.
O cadastro digital ajuda a contatar os pacientes para lembrar a hora do retorno, e até mesmo trazer todo o histórico clínico, panorama das consultas anteriores, protocolos médicos e outras informações pertinentes ao atendimento.
Tudo isso para oferecer a melhor consulta ao seu paciente, garantindo um contato personalizado, humanizado e exclusivo, características que ajudam a reter os pacientes e mantê-los fiéis ao seu atendimento.
Atendimento personalizado
Como falado anteriormente, o cadastro atualizado e completo permite melhorar a comunicação entre a clínica, médicos e pacientes. O que ajuda a compreender melhor a situação da saúde do paciente, garantindo melhor eficiência e rapidez em diagnósticos.
Ao ter um panorama geral de todo o histórico médico atualizado, a consulta acaba se tornando mais assertiva, já que seus dados ajudam a tornar o relacionamento médico-paciente mais próximo e humanizado, fatores que trazem ainda mais qualidade ao atendimento.
Com os dados cadastrais atualizados e online, não importa quantos pacientes a clínica possui, ao oferecer ao médico o acesso aos hábitos e histórico, a consulta acaba se tornando ainda mais personalizada, o que mostra ao paciente o interesse e cuidado dedicado a ele, fatores que ajudam a conquistar e fidelizar quem chega ao consultório. Bem como agradar quem já é paciente antigo.
Pós-atendimento de primeira
Além de oferecer um atendimento médico personalizado, o cadastro atualizado permite à clínica cuidar do pós-atendimento, que tem sido tão valorizado atualmente. Assim, após a consulta médica o atendimento ao cliente, que pode ser feito pela própria secretária, pode entrar em contato com o paciente, para saber se o atendimento foi satisfatório e trouxe resultados, ou até mesmo relembrar a hora do retorno.
Esse contato e carinho mostra ao paciente que a clínica preza por um atendimento humanizado, que valoriza o ser-humano, e não apenas os resultados financeiros da clínica médica. Afinal, os consultórios médicos cuidam do que tem mais valor para o ser-humano: A saúde. E por isso, precisam ter cuidado e atenção redobrada ao cliente.
Agilidade nos processos
Já não restam dúvidas os benefícios que o cadastro atualizado online oferece para os seus pacientes, não é mesmo? Mas não são só eles que se beneficiam com essas informações atualizadas.
A clínica também pode colher frutos da automação da informação dos pacientes. Os dados atualizados permitem otimizar processos, como a busca pelas informações em fichas cadastrais em arquivos, por exemplo.
Ao otimizar esses processos simples, mas que demandam bastante tempo, permite aos funcionários focarem em ações que podem melhorar o atendimento e o relacionamento com os pacientes. Inclusive as ações de marketing, que é o próximo tópico desse artigo.
Ações de marketing eficientes
O marketing de relacionamento é um dos grandes pilares para fortalecer a relação com os pacientes e garantir a fidelização em sua clínica. Porém, só vai funcionar se o cadastro tiver atualizado.
Por exemplo, um cadastro online atualizado permite enviar aos pacientes uma mensagem no aniversário, mostrando a ele o cuidado da clínica. Bem como enviar mensagens em datas comemorativas, como o Natal e ano novo.
O cadastro atualizado também permite enviar lembretes de retorno, trazendo os pacientes para uma nova consulta e mantendo o consultório sempre cheio. E permite criar campanhas direcionadas ao interesse e bem-estar deles. Tudo isso mostra ao paciente a importância dele para a clínica, e essa personalização torna o atendimento muito mais humanizado.
Como manter o cadastro atualizado?
O cadastro do paciente em papel já está obsoleto devido a sua falta de praticidade e funcionalidade, seja para o manuseio antes das consultas como para o armazenamento que ocupa espaço e junta muita poeira.
Dessa forma, é preciso buscar uma forma mais atual e tecnológica para o armazenamento desses dados de forma segura e eficiente, e o MEDX é a solução. O software de gestão em nuvem permite otimizar o tempo do médico e modernizar os processos de atendimento dentro do consultório ou clínica.
A plataforma permite o armazenamento de todas as informações, sejam cadastrais ou a ficha médica, de maneira online e em nuvem. O que permite o acesso de qualquer dispositivo conectado à internet, assim, todas os dados estão a distancia de um clique, trazendo mais eficiência e rapidez para as consultas, de forma personalizada e humanizada, como o seu paciente merece!