À primeira vista, a gestão de um consultório parece simples. Porém, com tantos detalhes que envolvem organizar o horário das consultas e controlar desistências ou reagendamentos, bem como administrar a compra de insumos, ou até mesmo as finanças, acabam sobrecarregando quem está à frente da administração.
Para facilitar o trabalho do gestor, a saída pode ser investir em um sistema de gestão para clínicas. A ferramenta traz funcionalidades que otimizam os processos internos, desde a marcação de consultas, até a movimentação financeira da clínica. Ou seja, torna o dia a dia dentro do consultório mais rápido e eficiente, aumentando a capacidade produtiva da clínica.
Mas, afinal, como escolher o melhor software de gestão para sua clínica? Anote aí algumas funcionalidades que não podem faltar na ferramenta e veja como escolher a sua.
O que considerar ao escolher o melhor software de gestão
Simples e intuitivo
É importante lembrar que o gestor não será o único a mexer no software de gestão, então, o ideal é investir em um programa que seja intuitivo e simples de usar, facilitando o dia a dia de toda a sua equipe.
Acesse de qualquer lugar
A tecnologia está presente na rotina das pessoas nos celulares, notebooks e outros aparelhos que permitem acesso a internet de qualquer lugar. Por isso, não faz sentido investir em um sistema de gestão fixo, que não pode ser levado para onde quiser.
A saída mais inteligente é optar por uma ferramenta hospedada em nuvem, que pode ser acessada de qualquer dispositivo, fixo ou móvel, com acesso a internet. Ou seja, é possível entrar no sistema do seu smartphone, tablet e computador com facilidade e segurança.
Suporte em tempo real
Além de um bom software que esteja hospedado em nuvem, é preciso levar em conta a disponibilidade do suporte técnico para solucionar possíveis dúvidas ou problemas. Opte por um sistema de gestão que disponibilize o suporte técnico de diferentes formas, como chat, telefone ou e-mail.
Dessa forma, você garante que os problemas sejam resolvidos com bastante rapidez, sem que o atendimento aos pacientes seja prejudicado. Lembrando que disponibilizar um material didático sobre a ferramenta também é imprescindível na hora de contratar o sistema de gestão.
Integração de dados
Uma dificuldade em comum, independentemente da especialidade do consultório ou clínica médica, é unificar todos os dados dos pacientes em um só lugar. A necessidade de armazenar as fichas médicas acabam trazendo problemas físicos, no caso de fichas de papel, ou até mesmo a dificuldade de encontrar as informações, quando parte foi digitalizado e parte ainda continua em papel.
Além da dificuldade de organizar e armazenar, os arquivos de papel também não garantem a segurança das informações, pois os documentos podem se extraviar, como também poderão rasgar ou estragar com o tempo.
Outro problema é a perda de tempo para encontrar os dados dos pacientes na hora de marcar a consulta, ou resgatar o histórico médico. No caso de um novo médico atender o paciente, pode não entender a letra ou rasura dos prontuários anteriores.
Por isso, ter um sistema de gestão médico que permita manter em nuvem os dados dos pacientes, e em um só lugar o histórico, resultados de exames, prontuários e outras informações pertinentes aos médicos, é de fundamental importância na hora de oferecer um atendimento de qualidade.
Imagine só, um paciente com alguma doença entra em contato, e o médico não tem o histórico e nem lembra do caso? Isso impacta na percepção de valor do paciente com a sua clínica, e deve ser evitado a todo custo.
Com o software ao alcance das mãos, rapidamente o médico pode se informar quanto as condições clínicas do paciente. Além da facilidade garantida, também ajuda a oferecer um atendimento melhor, com mais rapidez para acessar as informações. E também permite que os médicos se mantenham atentos ao histórico médico dos seus pacientes, focando no atendimento de qualidade.
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Otimização de processos
O tempo perdido anotando os dados dos pacientes, ou confirmando o horário das consultas pode ser evitado com um sistema de gestão, garantindo mais tempo dos funcionários para atender melhor os pacientes ou resolver outras demandas da clínica.
Um bom software de gestão ajuda na comunicação com os pacientes, ajudando na confirmação da agenda enviando mensagens, fator que reduz em 30% as faltas em sua clínica médica.
Além disso, a ferramenta de gestão médica também traz como facilidade relembrar os pacientes da hora do retorno, desejar felicitações no dia do aniversário, ou demais datas comemorativas, fidelizando e melhorando a relação da clínica com os pacientes.
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Prontuário personalizado
Se engana quem pensa que o prontuário do software médico é engessado. Muito pelo contrário, a facilidade tecnológica traz como vantagem poder personalizar os prontuários com as informações e dados pertinentes a sua especialidade clínica, facilitando assim o atendimento aos seus pacientes.
Relatórios na palma da mão
Outra funcionalidade presente nos softwares de gestão clínicos é a possibilidade de gerar relatórios financeiros e de atendimento médicos. Por exemplo, no caso de uma analise financeira, o software de gestão faz uma leitura completa dos gastos fixos, variáveis e entradas financeiras, e disponibiliza um panorama com as informações.
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Dessa forma, com essa leitura em mãos o gestor consegue verificar onde é possível enxugar gastos e até mesmo quais médicos estão trazendo mais lucratividade para a clínica, por exemplo. Também permite tomar decisões mais assertivas, garantindo menores riscos para a sua empresa.
Software de gestão MEDX
O MEDX é um sistema de gestão de clínica completo que auxilia no dia a dia do seu consultório ou clínica médica, e traz todas essas funcionalidades para a sua empresa. Ou seja, otimiza os processos burocráticos, reduz os erros humanos e ainda reserva mais tempo para a sua equipe se dedicar àquilo que realmente interessa: os pacientes.
Com a ferramenta em nuvem, toda a equipe tem acesso as informações pertinentes aos pacientes, o que facilita desde a marcação de consultas, tornando o processo mais ágil, e auxiliando até o pós-atendimento, trazendo a possibilidade de oferecer feedbacks sobre o atendimento. Isso tudo a fim de pontuar possíveis melhorias para potencializar a qualidade do serviço de toda a clínica.
Também permite ao gestor otimizar os gastos desde a compra de materiais para o atendimento, até itens de higiene e limpeza. Bem como fazer uma leitura das entradas financeiras, podendo avaliar melhor a lucratividade do consultório.
O MEDX é uma ferramenta completa que garante eficiência e qualidade na gestão do seu consultório ou clínica médica. Entre em contato com um dos nossos consultores e descubra como transformar para sempre os processos da sua empresa.